quarta-feira, 30 de abril de 2008

LESÕES MAIS COMUNS EM CORREDORES

Bom assim que cheguei em Porto e tive acesso a Internet, fui olhar os blogs amigos... Visitando o do Julio Baldi, um grande parceiro de corrida li sobre as lesões e vi tambem que a ANA, outra amiga de equipe também falava de suas lesões, então resolvi colocar mais um post sobre o assunto....
Os exercícios aeróbicos tornaram-se uma das mais populares formas de treinamentos de endurance nos dias atuais. O objetivo do condicionamento aeróbico é de melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular.
Um produto infeliz do aumento de interesse nas corridas tem sido o aumento das lesões relacionadas com essa atividade. A maioria das lesões está relacionada com fatores como inadequação de calçados, erros de treinamentos, fatores ambientais e anormalidades anatômicas que podem predispor os atletas a certos traumas.
Aqui estão as lesões mais comuns em corredores e praticantes de corridas:
Nos Pés:
Fascite Plantar: Inflamação de estrutura de sustenção da sola dos pés. É a principal causa de dor no calcanhar.
*Seu tratamento consiste em palmilhas eventuais, modificação do treinamento, antinflamatórios, exercícios de alongamento e aplicações de gelo.
Metatarsalgia: Dor na região anterior da sola dos pés.
*O tratamento inclui uso eventual de palmilhas, modificação da superfície de treinamento, escolha de tênis adequados.
Fraturas de fadiga: Também chamadas de fraturas de stress. São como as chamadas fadigas de material, ocasionadas por uso repetitivo e sobrecarga de treinamento. O atleta pode apresentar dor insidiosa e persistente, que aos poucos pode se acentuar e impedí-lo mesmo de andar.
*O tratamento consiste de repouso, afastamento dos treinamentos e até de imobilização. Tendinite do tibial posterior: Inflamação de um tendão na face lateral interna do calcanhar. *Pode-se tratá-la com gelo e antinflamatórios.
Nas Pernas:
Fraturas de fadiga: Semelhantes às descritas para os pés. Síndromes compartimentais: Aumento de pressão em um compartimento muscular da perna, proporcionado por excesso de uso e aumento de volume sanguíneo nesse compartimento.
*Tratamento pode ir desde o repouso até cirurgia.
Tendinite do tendão calcaneo: Esse tendão foi chamado de tendão de Aquiles at[e recentemente. Os aumentos de milhagem, corrida e os treinamentos em subidas podem desencadeá-la.
*Tratamento: repouso, antinflamatórios, fisioterapia, alongamento e, nos casos mais rebeldes, cirurgia.
Canelites: Nome popular para dor de músculos e tendões em face anterior da perna. *Tratamento com repouso, gelo e antinflamatórios.
Nos joelhos:
Dor patelo-femoral: Dor de origem insidiosa na patela (rótula) e nos tendões próximos. Uma das queixas mais freqüentes em corredores.
*Tratamento com repouso, joelheiras e tiras patelares, antinflamatórios, reforço do quadriceps e alongamento dos posteriores de coxa.
Desarranjos internos: Lesões de meniscos, lesões da cartilagem, etc.
* Tratamento depende do correto diagnóstico. Tendinites: Inflamação dos tendões ao redor do joelho. Tratamento diversificado.
Coxa e quadril:
Bursitis: Inflamação da bursa (bolsa) na face lateral do quadril, entre os músculos e o fêmur. *Tratamento com gelo, antinflamatórios e repouso. Fisioterapia pode ser necessária.
Estiramento dos isquiotibiais: Estiramento (distensão) dos músculos posteriores da coxa. *Tratamento como no caso anterior.
Coluna:
Ciática: Dor de comprometimento do nervo ciático, em geral conseqüente à dor lombar. Pode indicar uma lesão do disco (hérnia) intervertebral.
Entorse lombar: Dor e espasmo em músculos da região lombar.
*Tratamento com repouso, analgésicos, fisioterapia e alongamentos.
Estenose de canal: Estreitamento do canal espinal. Caracteriza-se por dor após distância percorrida. Incide em faixa etária mais tardia.
* Tratamento pode incluir cirurgia.
Essas alterações podem, naturalmente estar presentes em todos os esportistas de outras modalidades. O médico especializado em Medicina Esportiva, de preferência ortopedista, é o profissional mais indicado para avaliação dessas patologias.
Fonte WEBRUN
Médico Benemérito da Confederação Brasileira de Volley Ball; Médico Campeão Olímpico nas Olimpíadas de Barcelona - 1992 e atual médico das equipes de vôlei e basquete do BCN Esportes.
Deco...Barabaridade, dor é que em ex-mulher, quando vêm te deixa atorduado e quando vai te leva todos os cobre, te deixa duro que nem matambre na brasa...

Blog Desatualizado

E ai indiada buenaça e Chinocas prendadas... Pois olha tchê o blog esta semana ta mais devagar que tropeiro de lesma, mas é que ando fora do estado visitando uma fábrica de equipamentos na área de TI.... Mas não se apertemo.... To de volta aos pagos e logo, logo vou postar alguma "estória" bagual e contos veridicos.... Até porque amanhã têm treino coletivo e sábado AUDAX 200 km...
Deco.... cansado que nem petiço no palanque, mas sempre mascando freio e de orelha em pé pra não pisotear no buraco...

sexta-feira, 25 de abril de 2008

LESÕES - CRIOTERAPIA / TERAPIA DO GELO

A crioterapia (terapia do gelo ou utilização do gelo nas lesões) é muito utilizada nas afecções traumáticas, principalmente nas lesões músculo-esqueléticas. Ela pode ser chamada de uma modalidade terapêutica, já que é muito utilizada nas reabilitações e na MEDICINA ESPORTIVA. A “terapia com gelo” tem como objetivo reduzir a dor, o espasmo muscular, fluxo sanguíneo local e regional, diminuir o metabolismo, causar uma hipóxia secundária, diminuir o processo inflamatório, reduzir edema, entre outros. A utilização do gelo nas lesões é muito antiga, dizem que antes de Cristo, o gelo já era utilizado para “analgesia”.
Usadas há anos no tratamento das lesões esportivas, as compressas de gelo vêm sendo cada vez mais aceitas como um importante aliado na prevenção de dores e na melhor recuperação muscular após o treinamento. Se você sentir alguma dor durante o treino ou realmente se lesionar, fazer uma entorse de tornozelo ou um estiramento muscular, por exemplo, não tenha dúvida: faça uma compressa de gelo o mais rápido possível. A aplicação imediata do gelo diminui o metabolismo local, detendo o extravasamento do edema. Um edema sem controle, acumulado, aumenta a extensão da lesão, aumenta a dor, o espasmo muscular e a inibição da musculatura. Conseqüentemente, retarda o processo de cicatrização.
Como aplicar? Utilize o gelo picado dentro de um saco plástico, envolto por uma proteção de pano fininho (pois o gelo pode queimar a pele), durante 15 a 20 minutos. De preferência, deite-se com o membro lesionado em elevação acima da linha do coração e comprima levemente o gelo para facilitar a drenagem e absorção do edema. De qualquer forma, não deixe de procurar um atendimento especializado para fazer um diagnóstico e ser encaminhado a um tratamento mais completo.
Mesmo que você não tenha se lesionado, a aplicação local de gelo vale a pena. Quem já não viu as famosas piscinas de gelo em provas de triatlhon?! Então, mesmo que o atleta não esteja lesionado ou não sinta dor, o gelo (local, em piscina, banheira ou tonéis) se torna extremamente importante na recuperação pós-treinos ou competições.
Gelo ou Calor?
As aplicações do calor ou do frio são recursos valiosos na prática da fisioterapia. As terapias com o calor (termoterapia) e com o frio (crioterapia) não levam à cura de nenhuma enfermidade, porém, são instrumentos importantes que auxiliam no tratamento de várias patologias ortopédicas e neurológicas. São recursos sintomáticos, que quando aplicados adequadamente, reduzem o espasmo muscular e a sintomatologia dolorosa, preparando a região afetada para a aplicação das técnicas terapêuticas.
Utilização do calor: *Alivia a dor *Aumenta a flexibilidade dos tecidos músculo-tendíneos *Diminui a rigidez das articulações *Melhora o espasmo muscular *Melhora a circulação
A aplicação do calor promove alteração das propriedades físicas dos tecidos que compõem os tendões, cápsulas articulares e cicatrizes, melhorando suas respostas ao alongamento. Pode ser usado para um relaxamento muscular, por exemplo, em tensões, rigidez muscular.
Contra-indicação: Não aquecer regiões do corpo que estiverem anestesiadas, edemaciadas, inflamadas, feridas com sangramento, em áreas onde haja tumores, sobre os testículos, sobre o abdome de gestantes ou em áreas do corpo de pessoas inconscientes.
Utilização do gelo “crioterapia”:
*Diminui o espasmo muscular *Alivia a dor *Nos traumatismos (entorses, contusões, distensões musculares, etc.), previne o edema e diminui as reações inflamatórias
A quantidade de aplicação depende da lesão e o grau da mesma
Obs.: Há vários tipos de distúrbios onde o calor e o frio produzem efeitos semelhantes. O espasmo muscular que acompanha a hérnia de disco, lombalgias, cervicalgias, e problemas articulares podem ser reduzida por esses dois processos, tanto com calor quanto com o gelo.
Fonte de consulta: WEB RUN Fisioterapeuta de Triathletas David Homs
Deco...Todo cuidado ainda é pouco....

quinta-feira, 24 de abril de 2008

O ESCOCÊS VOADOR - The Flying Scotsman

Por indicação do Tri Amigo André , assisti a este filme ontem e recomendo a todos que gostam de esporte, pricipalmente ciclismo. O filme é baseado na notável história verdadeira de Graeme Obree, campeão mundial de ciclismo. Apesar das origens modestas e de uma batalha incansável contra um distúrbio bipolar, este competidor tenaz e criativo deixou sua marca indelével na história do esporte. Em 1993, Obree projetou e construiu uma bicicleta com sobras de metal e peças de uma máquina de lavar roupa. Competindo contra os melhores do mundo numa corrida de profissionais, ele quebrou o recorde mundial, que acabou perdendo depois numa controvérsia tempestuosa. Ainda sobre o filme aparece muito o patrocinador SPECIALIZED Foi ai que percebi que minha reliquia nunca de ve ser abandonada, pois o PetPoa de seu quadro, significa "A Campeã do Tur de France Etapa das Montanhas"
PS: Tá bom na real é da Si, ma tenho um carinho especial por Ela, e agora muito mais.
A camiseta do Mexicano Campeão Etapa Montanhas/2008
.......................................................................................................................................
Voltemos ao Filme
Graeme Obree (Foto real), o mito sobre qual o flime retrata.....
Esta foto e do verdadeiro, quando quebrou o record da Hora mundial.
O que é Ciclismo da hora?
Uma bicicleta de marcha única, também conhecida como bicicleta sem marchas, é uma bicicleta com uma única relação de transmissão. São bicicletas que não utilizam câmbio descarrilador (sinônimos: derailleur, câmbio desviador), câmbio de cubo (cubo de câmbio interno) ou outros métodos para variar a relação de transmissão da bicicleta.
Por tanto em uma bicicleta de marcah única, o que percorrer maior kilomtragem em 01 hora.....
PS: Não consegui descobrir o record atual, o ultimo que tenho conhecimento e de 51,596 km (de 1993 até o ano 2000), se alguém souber coloca ai no blog....
Abaixo o video real da quebra do Record Mundial em 1993 por Graeme Obree.
(não é o filme "O Escocês Voador" e sim o video verdadeiro)
Deco... Que locura só vi um loco correr mais que este, lá em Bagé quando "Tio Anastor" que tropeava o gado de "Bike", mas bah que correria parecia pulga no pelo de cusco novo....

quarta-feira, 23 de abril de 2008

AUDAX 200KM ETAPA PORTO ALEGRE - DIA 03 DE MAIO 2008

A história do Audax se confunde com a história do Paris-Brest-Paris Randonneurs (PBP). Realizado pela primeira vez em 1891, o evento de 1200 km, predecessor do Tour de France, é o desafio de resistência, habilidade e determinação mais antigo ainda realizado com regularidade na estrada. Hoje é a prova de ciclismo amador internacional com maior prestígio, dificuldade, tradição e participação. Organizado em agosto, a cada quatro anos, pelo clube anfitrião, Audax Club Parisien (ACP - http://www.audax-club-parisien.com/).
AUDAX 200KM ETAPA PORTO ALEGRE - DIA 03 DE MAIO 2008.
Todas as provas a serem realizadas pela Sociendade Audax de Ciclismo estão devidamente registradas e autorizadas pela ACP - Audax Club Parisien.
PROGRAMAÇÃO
15 DE ABRIL
Início das inscrições.
Como proceder:Residentes em Porto Alegre: Nas lojas Bike Sul e Rodociclo.
Residentes fora de Porto Alegre: via site, no link "incrições".
ATENÇÃO: INSCRIÇÕES VIA SITE SOMENTE PARA OS RESIDENTES FORA DO RS E NO INTERIOR.
Valor da inscrição: R$ 35,0025 de abril, meio-dia:Término das inscrições via site;
2 de maio, sexta-feira:
Local: Escola Técnica de Agricultura - ETA -Endereço: RS 040, Viamão/RSA partir das 19h00:recepção aos participantes que irão se hospedar na ETA.21h00 : jantarCusto: R$ 25,00 para hospedagem, jantar na sexta, café da manhã no sábado,e jantar de confraternização após a prova.
HOSPEDAGEM: solicitar inscrição no link "hospedagem".Apenas 80 vagas para hospedagem, em dormitórios compartilhados (beliches);dormitórios separados para senhoras e senhores.Levar roupa de cama e de banho;Atenção: caso haja número de solicitações de hospedagem superior ao númerode vagas, a PREFERÊNCIA será dos participantes vindos de fora de Porto Alegre.
3 de maio, sábado:
4h00 -café da manhã para os participantes hospedados;5h00 - Inicio da vistoria5h45 - Briefing6h15 - Alinhamento para largada6h30min - LargadaTrajeto:Saindo da ETA, segue pela RS 040 em direção leste;Em Capivari, segue à esquerda no trevo em direção a Osório, pela BR 101;Chegando em Osório, segue pela RS 389 e RS 030 até o Parque Histórico GeneralOsório. - PC do KM 100.Retorno pelo mesmo trajeto, até chegada na ETA.A partir das 15h00 serão entegues de hora em hora os certificados de conclusãoda prova aos concluintes.20h00 - Término da prova20h30 - Jantar de confraternização -Local: ETA; custo R$ 15,00, bebidas nãoinclusas.nota- Os que se hospedarem já tem no valor da hospedagem incluso estejantar.
4 de maio:
Divulgação dos tempos e resultados no site e abertura das inscrições para a prova de 300 km do dia 24 de maio.
Parte do texto retirado do Blog http://sociedadeaudax.blogspot.com/
Para maiores informações contate através do e_mail: organizacao@audax-rs.com.br
Deco...Inscrito e loco pra ver como é ser um AUDAXIOSO.....
PARABÉNS SOCIENDADE AUDAX, AÇÕES E INCENTIVOS AO ESPORTE COMO ESTE É QUE ESTÃO EM FALTA EM NOSSO ESTADO, POIS SOMENTE ASSIM PODEREMOS EXIGIR MAIS, QUANDO FIZERMOS MAIS PARA ANGARIAR MAIS ESPORTISTAS...

terça-feira, 22 de abril de 2008

AUDAX - O QUE É?

As principais provas mundiais de ciclismo realizadas são: Campeonato mundial de ciclismo, Tour de France, Giro D’Italia, Volta da Espanha, Paris-Roubaix, Milan-San Remo. Essas provas consistem, em sua maioria, de competições de velocidade.
As provas de Audax são disputas de altíssima resistência e orientação em estradas, geralmente pavimentadas, destinadas também para praticante iniciante e ciclista de final de semana, não necessitando ser um atleta com bom desempenho. Este fato justifica a participação de muitos ciclistas. As provas Audax exigem disciplina e superação dos limites.
Não é uma competição, embora possa acontecer uma disputa sadia entre os participantes: o maior desafio é superar os próprios limites, pedalando cada vez mais longe. Por não ser competição, possibilita ao participante pedalar longa distância, com um mínimo de segurança, em companhia de amigos e conhecendo novas pessoas.Pedalar longa distância representa a necessidade de enfrentar calor, frio, sono, vento contra, longos declives, aclives e estradas sem curvas, escuridão da noite, solidão (algumas vezes) e outras dificuldades e perigos das estradas brasileiras. Também representa ter autonomia, preparo psicológico, conhecimentos e vontade de superar desafios. Exige reservar um tempo na vida para realizá-la, pedalar como se vivesse desde sempre sobre uma bicicleta ou como se fosse a única coisa a ser realizada para sempre. De certa forma, é esquecer o mundo real e brutal do cotidiano, reduzindo o stress e tentando superar tudo por um objetivo, sobre uma bicicleta.
São poucas as restrições para participar desta modalidade. Esse fato, aliado às possibilidades de participação de ciclistas de diversas idades e com os mais variados modelos de veículos, favorecem a participação de novatos, pessoas de todas as idades, casais, e outros que pouco praticam esse ou outro esporte.
Todo tipo de veículo propulsionado unicamente pela musculatura humana (HPV) é permitido: reclinadas, tandems, triciclos, mountain bikes, Down Hill, speeds, tourings, patins, patinetes ou bicicletas Audax (uma espécie de touring de cromo muito leve, com pára-lamas e dínamo, muito usada nos Audax francês e inglês). Não há restrições quanto a tamanho das mesmas ou dos pneus e aros.
O equipamento obrigatório é levado muito a sério, por questões de segurança e pelo fato de se pedalar muito durante a noite, em alguns Audax. São necessários colete refletivo, capacete, luz traseira e luz frontal (com possíveis pilha, ou baterias extras). Não é permitido nenhum tipo de apoio móvel. Somente nos Postos de Controle (PC’s) o participante pode receber ajuda externa. Tais Postos de Controle estão localizados, geralmente, a cada 50 km, onde o ciclista é obrigado a parar, para carimbar o Passaporte que possui em mãos.
Brevets Em cada etapa são distribuídas medalhas e um Certificado de Participação para os que completarem o tempo máximo exigido. Além disso, todos os atletas que completarem a prova recebem um “brevet”, que habilita o atleta a participar da etapa seguinte. As competições são organizadas da seguinte maneira: para o brevet de 200km, não há requisito prévio. Ele habilita à participação no brevet de 300km. Assim, conquista-se a participação na etapa de 400 km, chegando ao ponto final da série: 600 km. Depois disto tem 1.200 km, praticado fora do Brasil. Os brevets têm um tempo máximo para serem completados, da seguinte maneira:
DISTÂNCIA KM .....TEMPO MÁXIMO 200km ................... 13h30min 300km ................... 20 h 400km ................... 27 h 600km ................... 40 h 1.200km ................... 90 h
Um pré-requisito para concluir a prova é a observância do tempo limite para chegada. Para tanto, é importante manter um bom ritmo de pedalada, saber dosar e economizar energia, alimentar-se corretamente, além de treinar, para manter o preparo físico. Quanto maior o percurso do Audax, maior a necessidade de planejamento e de bons equipamentos, como a bicicleta, os acessórios e o vestuário.
Deco....A próxima falamos do Audax PoA

segunda-feira, 21 de abril de 2008

MARATONA DE BOSTON - A vida imita a Arte

A 112ª edição da Maratona de Boston foi realizada nessa segunda-feira (21/04) nos Estados Unidos. O campeão da tradicional e mais antiga maratona do mundo foi o queniano Robert Cheruiyot, que conquistou sua quarta vitória na prova.
O queniano liderou a maratona do começo ao fim e um pouco depois da marca de 21 quilômetros, ele aumentou o seu ritmo e passou a correr sozinho.
Após desgarrar do pelotão de elite, o objetivo principal de Cheruiyot passou a ser a quebra do seu próprio recorde da prova, 2h07min14. Mas ele não conseguiu a marca e completou a maratona 30 segundos depois, 2h07min46.
Com o resultado Cheruiyot foi o primeiro queniano da história de Boston que venceu quatro vezes a competição. O segundo lugar foi para o marroquino Abderrahime Bouramdane, que repetiu a mesma colocação de 2007. Já o terceiro colocado foi o marroquino Khalid El Boumlili.
A VIDA IMITA A ARTE, para quem viu o filme "EM BUSCA DE UM MILAGRE / SAINT RALPH"....
Assim foi o feminino a briga pelo pódio ficou com a russa Levtina Biktimirova e a etíope Dire Tuna. Elas desbancaram as favoritas Rita Jeptoo, Lidiya Grigoryeva (ambas vencedoras de Boston) e Jelena Prokopcuka (segunda colocada de Boston 2007).
Depois de correrem lado a lado desde o 15º km a decisão do primeiro lugar só foi definida nos últimos metros, com uma chegada pra lá de emocionante. Dire Tuna, que teve um sprint final mais forte que a Levtina Biktimirova, e venceu a prova em 2h25min21. Essa foi a primeira vitória da etíope numa maratona. Levtina Biktimirova foi a segunda colocada dois segundo depois (2h25min27) seguida por Rita Jeptoo (2h26min34).
.................................
A primeira Maratona de Boston aconteceu no dia 19 de abril de 1897 e por isso é a mais antiga maratona do mundo.
Um grupo de corredores percorreu as ruas das cidades vizinhas de Boston até chegar na capital de Massachusetts. Ao todo eles correram cerca de 45 quilômetros, em 2h55min10.A partir de 1908 a distância atual, 42,195 quilômetros, foi oficializada.
O curioso é que a prova sempre é realizada na terceira segunda-feira do mês de abril. A princípio a corrida acontecia todo dia 19 de abril, data em que os moradores de Massachusetts comemoram o início da revolução americana, conhecida como Patriots' Day. Mas em 1969 o feriado local mudou e passou a ser celebrado toda terceira segunda-feira de abril.
Deco....Que dia pra correr....

domingo, 20 de abril de 2008

MARATONA DE SANTA CATARINA - Marili dos Santos faz índice A para Olimpíada

Numa manhã de muita chuva e frio em Florianópolis, a alagoana radicada em Salvador (BA), Marili dos Santos, 30 anos, não se intimidou e venceu a 8ª edição da Maratona de Santa Catarina com 2h36min21seg.
O tempo foi melhor que o índice "A" (2h37min), estabelecido pela Confederação Brasileira de Atletismo para as atletas garantirem a vaga na Olimpíada de Pequim.
Além de vencer a competição, Marili, que fazia sua primeira maratona na carreira, bateu o recorde feminino da prova catarinense, que era de Ilda Alves do Santos, feito em 2003 (2h39min21seg).
Ilda chegou em segundo lugar este ano fazendo 2h42min35seg.Marizete Moreira dos Santos, terceira colocada com 2h45min04seg, era a mais triste no pódio. Ela tinha o índice B para Pequim, mas com o feito de Marili viu suas chances de ir para China caírem por terra.
Segundo o diretor geral da Maratona de Santa Catarina, Paulo Silva (CORPA), as atletas com índice B só teriam suas vagas garantidas caso nenhuma atleta conseguisse alcançar o índice A. Por enquanto, Marili é a única representante brasileira na Olimpíada, de um total de três vagas para o país no naipe feminino. Mas ainda existem outras provas até final de maio para que outras maratonistas se classifiquem.
MARLY - "Eu não esperava chegar ao índice até porque era a primeira vez que estava fazendo uma maratona, mas treinei bastante e me senti bem na prova", contou a alagoana em meio ao tiritar dos dentes e completamente ensopada pela chuva. Feliz com a possibilidade de ir a uma Olimpíada, ela mostrou cautela, dizendo que ainda precisava esperar os resultados de outras atletas que estavam correndo fora do país, mas disse que depois de alguns dias de descanso iniciaria sua preparação. "Tenho que fazer quilometragem", explicou a alagoana que ainda está se adaptando às maratonas.
Choveu durante toda a manhã na Capital Catarinense e mesmo antes da largada, na avenida Beira-Mar Norte, às 7h, muitas atletas já sentiam as dificuldades que teriam pela frente devido as condições do tempo.
Uma delas, a catarinense Márcia Narloch (Recordista da Maratona de PoA), que estava determinada e brigar pelo índice olímpico, chegou a dizer que sentia seus músculos travados por causa do frio. Resultado disso foi que a catarinense, que já foi a três Olimpíadas, não conseguiu completar a prova e desistiu no quilômetro 27.
No masculino, a expectativa estava na possibilidade de ser batido o recorde da prova, que pertencia a Élson Gracioli (RS) com 2h16min28seg (2004). E foi exatamente isso que aconteceu, após a vitória do paulista Adriano Bastos.
O corredor de 30 anos travou um duelo já nos metros finais da prova contra o queniano Eligy Kiprotich Tum e venceu com o tempo de 2h16min20seg.
O africano, um estreante em maratonas, chegou em segundo lugar, com cinco segundo de diferença (2h16min25). Em terceiro, ficou o paranaense Marcos Alexandre Elias, com 2h18min10seg.Assim como Marili, que festejou muito a vitória e a conquista da vaga olímpica, Adriano Bastos também tinha motivos para comemorar. Em sua segunda maratona no ano, conquistou sua segunda vitória e de quebra fez seu melhor tempo na distância. Adriano é pentacampeão da Maratona da Disney, competição que venceu mais uma vez em janeiro de 2008.
Deco...Agora e só esperar pela Maratona de Porto Alegre, mas antes têm o AUDAX 200 km/Etapa Porto Alegre

sábado, 19 de abril de 2008

CONCEITO NÃO REALIDADE

Bom gauchada... Andei meio sumido, alguns amigos inclusive me ligaram dizendo... - E ai bagual tu não responde e_mail de treino, não liga mais o que houve.... Há e não publicou mais nada no blog.... Na realidade continuo VIVO, porém esta semana passei de curso de especialização, pois além de atleta amador tenho que trabalhar infelizmente e pra quem não sabe trabalho com Engenharia de Tecnologia da informação..... Dêem uma olhada no celular conceito da Nokia, que já é uma realidade... Mas to de volta e loco pra treinar, nos dias 28/29 e 30 estarei fora realizando um novo curso em outra fabrica de equipamentos....
Deco.... abraços indiada

quarta-feira, 16 de abril de 2008

CORRER NÃO ESTA COM NADA - ISTO TÊM QUE ACABAR

A proposta do nosso blog não é esta.... Mas este assunto e uma realidade e falo com propriedade.... E com muita dor...... POR FAVOR, NÃO CORRAM, NÃO BEBAM, VAMOS DIRIGIR PELA VIDA.....
NOSSA E DE ALGUÉM...

Deco....a dor é algo que te acompanha pra todo sempre....

terça-feira, 15 de abril de 2008

EQUIPE GUERREIRA E UM SONHO - THE COMRADES MARATHON

THE TOUGHEST RACE IN THE WORLD
A TRUE TEST OF THE HUMAN SPIRIT
A RACE OF HEROES
Como diz o texto acima...
A corrida mais resistente no mundo, um teste verdadeiro do espírito humano, uma corrida de herois......
A DREAM OF THE EQUIPPED OF WARRIORS A NEXT DREM TO BECOME REALITY ONE HAS EQUIPPED OF HEROES
Um sonho da Equipe de guerreiros, um sonho próximo a tornar-se realidade, UMA EQUIPE DE HEROIS .... "THE COMRADES MARATHON"

Deco....NOT ALIVE TO ONLY DEFY ITSELF, STRONG LIVING CREATURE IS REMAINED...

( NÃO VIVA APENAS PARA DESAFIAR-SE, MANTENHA-SE FORTE, VIVO...)

segunda-feira, 14 de abril de 2008

É NA ADVERSIDADE QUE O CORPO HUMANO SE RENDE A MENTE - 2ª MEIA MARATONA DO CORPA

"Apesar de não poder ser tocada ou vista, a mente está mais intimamente ligada com o nosso interior do que os nossos próprios corpos: nós podemos idealizar uma existência futura sem usar o corpo fisico, mas não podemos imaginar nenhum tipo de existência sem usar a mente." The Art of Living: Vipassana Meditation as Taught by S. N. Goenka. New York: Harper USA

.........

Domingo, 13/04/2008 Está foi a cara de Porto Alegre, foto tirada às 09:00 hs da manhã...... Rua Padre Cacique. Bueno indiada.... Neste horário uma EQUIPE DE GUERREIROS, que havia chego às 07:00 hs da manhã já com a chuva como companheira, começara sua jornada... Correr 45 min antes de uma prova de 21 km - 2ª MEIA MARATONA DO CORPA, pra estes "guerreiros e guerreiras" um treino para as provas arduas que estão por vir, obviamente cada um buscava seus objetivos/tempos/superações e acredito, não tenho certeza, que todos sem exceção atingiram suas metas.....

E as 08:00 hs é dada a largada, com trovões ecoando no Guaiba, partem então os "guerreiros(as)" para suas batalhas pessoais, chuva forte e cansaço faz com que o espirito sinta-se preso dentro de um corpo que padece as interperies.... Mas neste momente a "MENTE" domina o corpo a vontade supera a adversidade....
Em trechos em que a agua supera os 10cm acima do solo, escuta-se.. - Melhor para quem pratica natação... - Agora sim é só realizar a travessia... - Não sabia que era aquathlon.... Sim mas era apenas o Km 7,5, teriamos que atravessar o mar amarelo que encotrava-se a Av. Diário de Noticias e o pior estava por vir no Km 10,5 à Av Gauíba, faltando 1 km pra retornar a agua cobria totalmente a avenida de mão dupla e o cenário lembra uma "corrida de aventura" neste ponto CONRADES pareceu perto, apesar da distância estar longe de ser se quer parecida... Quando passados 19 km o corpo começa a pesar e sentir o desgaste do esforço e é ai, que mais uma vez a MENTE supera adversidade e nos dá o gaz final para CONCLUIR, com total certeza de "MISSÃO CUMPRIDA".....
"E após 45 min de treino e 21 km de prova, cruza-se a linha de chegada....."
PARABÉNS EQUIPE DANIEL RECH
PARABÉNS GUERREIROS E GUERREIRAS
...........................................................
Deco...missão cumprida
PS: Obrigado pelo apoio Dani, Julio Baldi e Simone mesmo com toda chuva....

sábado, 12 de abril de 2008

MARATONA DE LONDRES - 13/04 (Domingo) TRANSMITIDA NA SPORTV

ATENÇÂO GAUCHADA....
Pra todos que irão correr a Meia Maratona domingo e mais o treino do Dani e para aqueles que não irão, mas gostam do esporte (corridas). Domingo 13/04 no SPORTV 05:00 Maratona de Londres - Largada Feminina 05:45 Maratona de Londres - Largada Masculina O recordista mundial de meia maratona Sammy Wanjiru, do Quênia, confirmou participação na Maratona de Londres, que acontece no dia 13 de abril. Junto com ele, estará o campeão americano Ryan Hall, que desafiará o tricampeão Martin Lel, além de Luke Kibet e Stefano Baldini, respectivamente campeões mundial e olímpico.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

César Cielo bate Phelps e vence no GP de Ohio (EUA)

O paulista César Cielo surpreendeu na final dos 100m livre do Grand Prix de Ohio de natação, nos Estados Unidos, ao vencer a prova e superar ninguém menos que o nadador americano Michael Phelps, um dos destaques do esporte na atualidade. Cielo terminou a prova com um tempo de 48s34, novo recorde sul-americano - bateu os 48s49 feitos por ele mesmo em fevereiro no Missouri, também nos EUA. Phelps fez 48s41, enquanto o francês Fred Busquet, ouro nos 50m livre no dia anterior, desta vez ficou com o bronze (49s38). Mas e agora não tem mais chula pro tal de Phelps, pelvis, felpis, felpa.... Não adianta botar "maio milagroso".... Os brasileiros (acho até que este CIELO, pelo nome meio castelhano é lá de Bagé) acostumados a nadar o alto taquari no rio Ibirapuitã, meteu os peito n'agua e adeus tia xica, nem rastro pros muquirana.....
Deco... facero com as vitórias da natação, pois o Grêmio só no desespero...

11 DE CADA MÊS - UM DIA PARA RELEMBRAR O INICIO....

Bom este post não têm nada haver com esportes.... Porém têm haver com a força que tenho para praticar esportes, para viver, para solucionar os problemas do dia-a-dia... Alguns dias atraz, aqui mesmo no blog falamos de como é dificil encontrar à pessoa certa.... No domingo passado, após aquele treininho fraquinho, Eu, Dani e outros falamos; - dos erros de nossas escolhas... - dos tempos perdidos... - e da felicidade que é ter alguém legal ao seu lado.... Hoje, como todo dia 11 de cada mês é nosso aniversário, na realidade nem é bem este dia que cruzamos o caminho um do outro.... - Porém foi no dia 11 ao som desta musica (no clipe abaixo) que descobrimos que haviamos encontrado nosso caminho, mesmo que naquele momento isto "não" fosse transparente e limpido... - Mas o tempo encarregou-se desta função e cada dia que passa isto fica mais transparente e mais e mais limpido.... - Não que não haja diferenças e desavenças, pelo contrário há... Mas estas só servem para nos unir cada vez mais e cada dia que passamos descobrimos o quanto somos felizes.... Simone:
Obrigado pelos nossos dias, por todos os dias que vc me dá força a praticar esportes,
por aqueles dias em que nem quero sair pra treinar, e vc diz:
- Vai, vai "amor", teremos todo o tempo do mundo, e é isto que te faz feliz, concretizar sonhos e Eu compartilharei eles contigo.....
Obrigado, por não questionar e sim me apoiar quando saio na manhã de sábado ou domingo cedo, deixando vc ainda adormecida, quando na verdade deveria ficar ali com vc....
Obrigado, por estar e correr ao meu lado, quando estava literalmente morto no Meio Iron.....
Obrigado, por me "AMAR"
Obrigado, por me permitir te "AMAR".....
- Eu não sei parar de te olhar - Não vou parar de te olhar - Eu não me canso de olhar - Não sei parar - De te AMAR
FELIZ NOSSO DIA 11, BENDITO TODO DIA 11
Deco...Já sei que domingo, vou ser zoado pôr este post.. Mas sou " apaixonado" mesmo pela minha mulher

quinta-feira, 10 de abril de 2008

MUDANÇA NO BLOG - NaRoda

Bueno indiada... Realizamos uma pequena mudança aqui no nosso blog... É o seguinte, agora os "PITACOS" estão como "COMMENTS", tchê que nada mais é que a tradução de pitaco, loco véio... *Esta mudança teve que ser realizada porque uns baguais não conseguiam deixar seus recados aqui, talvez em virtude da peçinha aquela entre a cadeira e o teclado.... È assim que ficou agora É só clicar no icone "comments" Name: é o onde se escreve o nome do vivente.... Email: tchê é o tal do endereço eletrônico do bagual URL: oia esta nem Eu sei direito o que é, mas não pecisa escreve nada... Comment: e aqui é onde se deixa as reclamação e as benfeitoria.... O outro icone "TrackBack" é para enviar e_mail para este que vos escreve.... Então tá agora ficou mais fácil...
Este mudança técnológica foi realizada pela equipe técnica de informatica espacial bageense, que atua junto a NASA, CIA, FBI, KGB, KLB, KY, OZAMA BIN LADEM, LULA e outras contravensões....
Deco... agradecer ao amigo Julio Baldi, que nos deu a pedra pra fazer o serviço técnológico campeiro.

FOLDER OFICIAL MARATONA DE PoA

Segue abaixo o folder oficial da Maratona de Porto Alegre com trechos, inclusive o revesamento....
ESTA POSTAGEM FOI ENVIADA POR:
TRIATHLETA ANDRÉ CRUZ
Deco.... Só penso em correr... tchê coitada da familia.....
PS: é só clicar na imagem para amplia-la

MARATONA DE PORTO ALEGRE - 25/05 - MUDANÇA DE TRECHO

Bueno indiada, Este ano a peleia vai ser pra outras bandas... Quem ja estava acostumado, que nem terneiro em direção da mangueira... Agora se afumento, pois fico bem brabo esta tal de MARATONA.... Segue abaixo o novo trajeto..
Início na Avenida Augusto Carvalho (ao lado do Parque da Harmonia), seguindo pela Perimetral (Loureiro da Silva), passando pelo Aeromóvel, seguindo pela Av. João Goulart, Av. Siqueira Campos, Av. Borges de Medeiros a esquerda, Av. Julio de Castilhos, entrando a esquerda na Rua Vigário José Inácio entrando a esquerda, Av. Mauá, Av. João Goulart, Entrando a esquerda na Perimetral (Loureiro da Silva), até a frente do Colégio Parobé, onde entra na conta-mão da Av. Perimetral (Loureiro da Silva), seguindo até a rua Sarmento Leite entrando a esquerda, e a direita na rua José Otão, seguindo pela Vasco da Gama, a esquerda na Av. Mariante, seguindo até a rua Castro Alves entrando a direita na contra-mão da Av. Mariante, Av. Silva Só, entrando a esquerda na contra mão da Av. Ipiranga, até a Av. Antonio de Carvalho, entrando a direita e retornando na contra mão da Av. Ipiranga, entrar a esquerda na Av. Princesa Isabel na contra mão, entrando a esquerda na Av. Azenha, seguindo até a Av. Erico Veríssimo entrando a direita, entrando a esquerda na contra mão da rua Botafogo, seguindo até a Av. Praia de Belas entrando a direita na contra mão, seguindo até a Av. Aureliano de Figueiredo Pinto entrando a direita no corredor do ônibus, entrando a esquerda na rua João Alfredo,entrando a esquerda na Av. Loureiro da Silva, no sentido bairro centro, pela mão normal do trânsito. Seguindo pela Av. Perimetral (Loureiro da Silva), Av. João Goulart, até a rua Padre Chagas entrando a esquerda da Av. Mauá, passando pela Av. João Goulart, entrando a direira na Av. Edvaldo Pereira Paiva (Av Beira Rio). No sentido da Zona Sul e descer pela Beira-Rio até o final, fazendo o retorno pela contra mão da Av. Padre Cacique, entrando a esquerda na Av. Edvaldo Pereira Paiva (Beira Rio), até a Av Augusto de Carvalho local de chegada.
Curiosidades:
Recorde da Maratona Melhor tempo masculino: Luís Carlos da Silva – 2:12: 59, em 1994 Melhor tempo feminino: Márcia Narloch – 2:34: 18, em 2000
Data: 25 de maio de 2008 Local: largada e chegada – Av.Augusto de Carvalho – Parque Mauricio Sirotsky Sobrinho (Parque da Harmonia) Horários das Largadas: 7h Maratona Feminina e Rústica: 7h15min Cadeirante e Especial (Maratona): 7h20min Maratona Masculina: 8h Maratona de Revezamento, com 02 participantes, 04 participantes e 08 participantes. Distância: Maratona 42.195m, Rústica 10.000m. Um belo trajeto: A Maratona de Porto Alegre tem um dos percursos mais bonitos do país, saindo do Parque Maurício Sirotsky, passando pela Prefeitura Municipal e Marco Zero da cidade, Usina do Gasômetro, orla do Guaíba, Shopping Praia de Belas, Estádio Gigante da Beira-Rio, passando pelo Parque dos Açorianos, Rotula do Papa, Viaduto Tiradentes e Estação dos Bombeiros.
Ponto Negativo: Quando estiver chegando no gasometro e achar que falta só 02 km até as cuias, têm que ir até o km 05 e retornar, é isto ai todo o percurso dos 10 km pelo gasometro....
Deco...Correr é fácil, o dificil e correr, pensar, sentir dor e ainda querer fazer tempo.....
PS: É só clicar na imagem que ela abre grande, pra olhar melhor e chorar bem de cantinho

quarta-feira, 9 de abril de 2008

DA SÉRIE QUEM NADA MAIS, O NADADOR OU A ROUPA - MAIO MILAGROSO GANHA CONCORRENTE

A Mizuno lançou hoje em Tóquio, no Japão, um concorrente para o LZR Racer, maiô fabricado pela empresa britânica Speedo e apelidado de "milagroso" por ter supostamente impulsionado a série de quebras de recordes mundiais nos últimos meses.
Batizado de "Accel Susit Water Gene", o novo traje tem tecido hidrofílico em sua composição. A superfície se transforma em uma espécie de gel assim que entra em contato com a água.
O maiô será utilizado pelos nadadores patrocinados pela Mizuno nos Jogos Olímpicos de Pequim, que terá início no dia 8 de agosto. A apresentação e os primeiros testes foram feitos pelos nadadores japoneses Kosuke Kitajima e Aya Terakawa.
No último mês, o modelo LZR Racer, da Speedo, causou furor na natação após os primeiros resultados nas piscinas. Ele seria o principal responsável pela melhora de desempenho dos atletas nas últimas competições.
A Federação Internacional de Esportes Aquáticos (Fina) analisou o maiô e não encontrou motivos para impedir seu uso nos Jogos de Pequim.
Deco...Tchê brabo é nadar de "bonbacha" e "bota de borracha" e ainda fazer tempo nos 100m

segunda-feira, 7 de abril de 2008

TREINO COLETIVO - EQUIPE DANIEL RECH

Treino Coletivo... Sábado de sol.... 8:00 hs da manhã e toda a galera Daniel Rech pronta pra começar o treino longo, afinal a Maratona de PoA está ai e para alguns loucos MARATHON COMRADES – 89 km na África do Sul já é um sonho.... Largamos 24 Km Ipiranga a fora.... Treino terminado, tudo marcado para o próximo coletivo, então tá, até semana que vêm.... Negativo o coletivo é amanhã, isto ai Domingo, é isto mesmo o dia aquele de ficar em casa, dormindo, descansando, tomando café na cama..... NADA DISSO, TODO MUNDO EM FRENTE A CASA DO PEDRO E DA SÃO ÀS 10:00 hs.... Feito Domingão e lá estamos nós... Ai começa a peleia gurizada... O Dani manda seguir a NM (Nave Mãe)... Até onde ainda não se sabe.... Chegamos a este local, olha só esta lomba....
diz o COACH, bom vou dividir o grupo, cada nome que Eu disser deve correr até o numero definido...
È como diz o Dani têm uma numeração lomba acima..... 1, 2, 3 ,4.... é só subir 4 vezes e ta terminado o treino....
Este é o numero 01.............Olha a lomba
Bom numero dois.... quase que meu carro não sobe depois da foto...
é claro depois do 2 vêm o 3......
E este é o 4... acabou.... daqui de cima da pra ter uma idéia do que tivemos que subir correndo, tá bom agora é só descer pois, conforme o COACH DANI, é só 4 tirinhos.... Bom gurizada.... Não vou lembrar aqui quem fez cada numero 4 vezes... Porém vou lembrar que TODOS SEM EXCEÇÃO, SOMOS VENCEDORES, POR TREINAR E POR LEVAR NOSSA VIDA E NOSSA SAÚDE A SÉRIO..... ps: Hoje a hora que estava no numero 3 batendo a foto, uma senhora me questionou... - Pq esta numeração, vi uns LOUCOS subindo e descendo este morro domingo... Eu respondi.... -REALMENTE SOMOS TODOS LOUCOS, LOUCOS DE AMOR UNS PELOS OUTROS.... E CORREMOS POIS A VIDA TEM MUITO A OFERECER E PREPARAMOS NOSSO CORPO PARA TAL, PORQUE AMAMOS ESTAR VIVOS..........
Deco... Loco de dor nas pernas, mas facero que nem guri novo em dia de marcação
"Desculpa a demora na postagem, é que o dia foi corrido...."

sexta-feira, 4 de abril de 2008

TREINO DE QUINTA - 45 MIN SOMENTE LOMBA

Olha tchê tenho visto coisa, tenho visto judiaria... Mas este troço de treinar morro acima é bem brabo..... Bueno quinta-feira, treino marcado largada do CETE, Eu, Irio e Alessandro... Largamos pela Gonçalves Dias, pegamos a Saldanha Marinho e entramos na Érico Verissimmo dobrando a direita na Mariano de Mattos ( a do motel indiada, vai me dizer que não sabe onde fica, tchê não te faz de porco vesgo pra mamar e duas tetas).... Barbaridade ai vem a primeira lomba, tchê parecia 03 cabritos morro acima.... No topo da lomba o Alessandro "canta a pedra": - Esta lomba na volta vai ser a pior parte... Entaõ tá subiu, tem que descer né loco, só mascando freio.... Pegamos a direita no final da Mariano e subimos de novo, agora a Sepé Tiaraju (aquela do Colégio João XXIII), bah loco véio esta é de chamar a mãe que o pai tá mau.... Depois de subir de novo bagual, lomba abaixo que nem carro de rolimã, só segurando o tranco... E nos fomos e direção ao Campos do IPA.... Então tá indiada não preciso nem comentar, que depois de tudo isto, tivemos que voltar e sobe lomba de novo e desce lomba e sobe lomba.... Me arrastando as ficha..
Tchê e a Pedra do Alessandro: Tchê dito e feito a lomba da Mariano na volta, não sei se é porque já vinha babando na peiteira que me pareceu que tava subindo o " Aconcágua (Sentinela de Pedra - tem 6.962 metros de altitude)" de costas ainda, me deu uma vontade de dar uma boxa no Alessandro, pela cantada de pedra certeira, mas o loco tava num ritmo forte e umas leguas na minha frente que desisti da peleia.... Olha é brabo este negócio de treino especifico de lomba... E foram 45 min só de lomba e completamos 01 horinha pela Getulio véia de guerra a fora até o CETE (foram 9204,37 m só de lomba).... Segue abaixo o mapa do percuso....
Deco... Valeu a parceria cabritagem (IRIO E ALESSANDRO)....

quinta-feira, 3 de abril de 2008

PARABÉNS PARA VC - ANIVERSÁRIO DO BLOG DO JUAREZ - ANIVERSÁRIO DE NÃO POSTAR NADA É CLARO

Bueno como não poderia deixar passar esta data marcante... Segue meus PARABÉNS DE ANIVERSÁRIO AO BLOG DO MEU AMIGO JUAREZ.... ANIVERSÁRIO DE 30 DIAS - 01 MÊS SEM POSTAR NADA...... ULTIMA POSTAGEM: 03/03/2008..... Pô JUJU... Ainda é traira... VAi abandonar a Equipe, pra correr a Volta da Ilha... A Galera ta com ciumes..... PS: Brincadeirinha, boa prova...
Deco....Festejando o aniversário do blog do JuJu, comendo carreteiro de charque gordo

terça-feira, 1 de abril de 2008

O principal na vida...

Conta a lenda que certa mulher pobre com uma criança no colo, passando diante de uma caverna escutou uma voz misteriosa que lá dentro lhe dizia: "Entre e apanhe tudo o que você desejar, mas não se esqueça do principal. Lembre-se, porém, de uma coisa: Depois que você sair, a porta se fechará para sempre. Portanto, aproveite a oportunidade, mas não se esqueça do principal... A mulher entrou na caverna e encontrou muitas riquezas. Fascinada pelo ouro e pelas jóias, pôs a criança no chão e começou a juntar, ansiosamente, tudo o que podia no seu avental. A voz misteriosa falou novamente: "Você precisa sair agora." Esgotados tempo, a mulher carregada de ouro e pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta se fechou... Lembrou-se, então, que a criança ficara lá e a porta estava fechada para sempre!!!
O mesmo acontece, as vezes, conosco sempre Temos tempo para viver, mas o mundo, nos adverte Não se esqueça do principal!" E o que é o principal..... Para mim o principal são os valores espirituais, a vigilância, a família, os amigos, a vida!!! Que jamais nos esqueçamos que a vida, neste mundo, passa rápido e que amorte chega de inesperado. E quando a porta desta vida se fechar para nós, de nada valerá as lamentações. Portanto, que jamais esqueçamos do principal!!!
"Se Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"
Deco....