segunda-feira, 30 de novembro de 2009

GAUCHOS NO BRASILEIRO DE TRIATHLON

Na categoria feminina, Loraine Luz (RAIASUL) se destacou na 30/34 anos terminando a prova em 2º Lugar na sua faixa etária com o tempo de 2h38min. A nossa representante no amador terminou a etapa da corrida(10km) pra nada menos que 47min. Vale ressaltar que a prova tinha 10.5km e o calor era insuportável!!! Na Elite, Frank Silvestrin (RAIASUL) terminou em 4º Lugar. Os atletas enfrentaram um calor de 40º e muito vento na etapa do ciclismo. "Foi uma prova muito difícil e com muitas desistências. Aqueles que souberam administrar a intensidade e a hidratação tiveram melhores resultados". Fiz uma excelente natação saindo em 4º da água junto com os líderes. No ciclismo, depois de anular muitas fugas, consegui escapar do pelotão na última volta junto com o atleta Luiz Chicão entregando a bike na 2º colocação. Na etapa da corrida, senti o forte calor e perdi algumas colocações completando a prova em 1h57min. O campeão brasileiro foi Diogo Sclebin, atual líder do ranking nacional com o tempo de 1h55min. Na 2º colocação chegou Mauro Cavanha com 1h56min25s e em 3º Luiz Francisco Ferreira com 1h56min35s. Com este resultado, devo assumir uma nova posição no ranking nacional - disse FRANK SILVESTRIN Confira aqui todos resultados aqui

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

PONTADAS ABDOMINAIS

Quem já não sentiu aquela dor bem abaixo da costela durante uma corrida longa... De uma forma geral, poderemos dizer que existem três tipos diferentes das chamadas pontadas abdominais, também vulgarmente conhecidas pelos corredores como "Dor de burro". 1- O mais conhecido e frequente corresponde a uma insuficiência circulatória aguda. O coração não desempenha completamente a sua tarefa de bomba aspirante face ao esforço físico que lhe é exigido. O sangue venoso bloqueia-se ao nível do fígado ( lado direito do abdómen ) ou no baço (no lado esquerdo), orgãos que, assim congestionados, tornam-se dolorosos. É esta a famosa "Dor de burro"que, de uma forma geral, ataca todos os jovens nas suas primeiras corridas, os novos amantes da corrida ainda insuficientemente treinados em endurance ou, ainda, e por estranho que pareça, os corredores bem treinados, mas que correm em competição para além das suas possibilidades físicas de momento. Estas pontadas também costumam aparecer logo no início das corridas, o que é devido a um mau aquecimento, relativo ao esforço que o corredor vai efectuar. Neste caso, o coração não foi acelerado para assegurar o débito sanguíneo exigido por esse mesmo esforço e o atleta em plena corrida, vítima desta pontada, é obrigado a diminuir o seu andamento. Nestes casos, por vezes, é bastante eficaz intensificar a respiração, insistindo particularmente em numerosas, fortes e prolongadas expirações. No decorrer destas expirações forçadas, pode também pressionar-se fortemente com as mãos o lado dolorido do abdómen, a fim de comprimir o orgão congestionado.

O segundo tipo de pontada corresponde a uma dor muscular ou tendinosa dos abdominais ou do diafragma. Esta pontada abdominal traduz-se sempre por uma dor quase idêntica, bem localizada, aparecendo ao fim de certo tempo de corrida e muitas vezes sem qualquer relação com o andamento aplicado. Trata-se de uma dor inflamatória, de uma tendinite ou de uma velha cicatriz de lesões musculares, motivada por acidente sanguíneo. Com efeito, o corredor que começou a ficar cansado vê o seu teor de ácido láctico aumentar ao nível sanguíneo. Muitas vezes, estes corredores têm por hábito efetuar um tipo de ginástica abdominal incorrecta. Claro que os músculos abdominais exercem uma acção fundamental na corrida ( suportam as vísceras abdominais e possuem uma acção vital no mecanismo respiratório ) e daí a necessidade de os desenvolver corretamente e de uma forma mais ou menos frequente. Contudo, será bom evitar musculá-los numa posição incorreta ou numa contração bastante prolongada. A musculação estática favorece, com efeito, as lesões das diferentes componentes músculo-tendinosas.

Por último, analizemos o terceiro caso típico de dores abdominais cuja origem é digestiva. A digestão exige um afluxo sanguíneo ao nível do abdómen, favorecendo, assim, a congestão dos orgãos abdominais. Este caso de dor de burro aparece frequentemente nos corredores que não respeitam a regra das 4 horas exigida pela última grande refeição anterior à corrida. Na realidade, é necessário cerca de 3 a 4 horas para que uma refeição normal seja bem digerida. A pontada abdominal pode também aparecer sob a forma de uma dor de origem intestina, motivada pela hiperfermentação dos glúcidos ( açucares ) ou hiperputrefacção de carnes no colon direito. Estas pontadas podem normalmente aparecer nos atletas que abusam de féculas ( colite direita ) ou de carnes ( colite esquerda ). Como se verifica, as causas são várias. O corredor que costuma ter estas dores com frequência deve analizar o problema para tentar descobrir as suas causas.

PORÉM CREIO QUE SE ISTO FOR DE FORMA CONSTANTE EM SEUS TREINOS DEVE SER COMUNICADO AO SEU TREINADOR (RESPONSÁVEL PELA SUA PLANILHA) E CONSULTAR SEU MÉDICO PARA DESCOBRIR AS CAUSAS REAIS. NÓS ATLETAS,MESMO QUE AMADORES E AMANTES DO ESPORTE DEVEMOS SEMRPE CUIDAR DE NOSSO MAIS PRECIOSO BEM, NOSSA MÁQUINA, NOSSO CORPO!

Fonte de Pesquisa: Sites de Fisiologia do Exercicio Vale ressaltar que este blog possui textos de forma meramente ilustrativa.

RAPIDINHA COMO CORRIDA DE LEBRE

ULTRAMAN Hoje dia 27 às 6:30, 13:30 do Brasil. Prova de endurance que acontece na Grande Ilha do Havaí. A entrada é limitada a 35 participantes e é apenas por convite. Fundada em 1983, o evento é realizado anualmente no fim de semana de Ação de Graças tradicionais. São 515 Km em três dias de prova. 1º dia, 10 Km de natação, com tempo limite de 5h30min, seguido de 145 Km de bike com desnível de 2000 mts. 2º dia, 276 Km na bike com desnível acumulado de quase 3000 mts. 3º dia, 84,4 Km de corrida. Todos os dias tem tempo limite de 12 horas para não desclassificar. Teremos representantes do Brasil competindo: Alexandre Ribeiro – atual campeão Mário Madalozzo – estreante Paulo Calil – 4ª participação Campeonato Brasileiro de Triathlon Olímpico Última Etapa (1.500m natação / 40Km de ciclismo / 10Km de corrida), que será disputado no próximo domingo dia 29 de novembro. Frank Silvestrin, treinador da equipe Raia Sul e triathleta da elite embarca hoje rumo a Vitória – Espírito Santo, o mesmo esta tentando somar pontos preciosos para o Ranking Brasileiro.
Boa sorte FRANK

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

SUUN - PASTILHA EFERVESCENTE

SUUM é uma bebida repositora de eletrólitos e vitaminas essenciais para atletas. O produto vem em formato de uma pastilha para dissolver em 500 ml. de água. É só jogar uma pastilha de SUUM na sua garrafa de água e pronto! Você tem SUUM, uma bebida com todos os ingredientes necessários para uma hidratação balanceada. SUUM repõe o sódio, o potássio e o magnésio que você perde com o suor do seu corpo. Cada pastilha de SUUM de sabor lima-limão lhe oferece: 378,0 mg de sódio Ajuda a regular o equilíbrio de água no corpo • É fundamental para manter a pressão normal do sangue • Ajuda na contração muscular e transmissão nervosa • Regula o equilíbrio de ácidos e sais do organismo • Diminui o cansaço, a apatia mental e câimbras musculares. 50,0 mg de potássio Promove o batimento regular do coração e a contração normal dos músculos • Regula a transferência de nutrientes para as células do corpo • Mantém o equilíbrio da água nos tecidos e células. 65,0 mg de magnésio Apóia nas funções dos nervos e músculos do corpo, incluindo a regulação normal do ritmo de batimentos cardíacos. 36,0 mg de vitamina C Beneficia a quem está sob stress físico e mental • Incrementa a imunidade. 4,0 mg de vitamina B5 Libera energia da gordura, assim ajuda na queima de gordura para obtenção de energia • Aumenta a performance no exercício. 1,0 mg de vitamina B6 Cria neuro - transmissores como a serotonina e metaboliza a energia liberada criando glóbulos vermelhos no sangue • Ajuda no equilíbrio hormonal • Fortalece o sistema imunológico. 1,90 mcg de vitamina B12 A vitamina B12 é importante para o metabolismo. O metabolismo inclui os processos de geração e uso de energia, tais como nutrição, digestão, absorção, eliminação, respiração, circulação e regulação de temperatura. SUUM não é um energético: SUUM é zero carboidrato e zero açúcar. A formula foi desenvolvida para re-hidratar o mais rápido possível e assim prolongar a resistência diminuindo o cansaço dos músculos. A rápida reposição de eletrólitos diminui a formação de ácido lático nos músculos. E ai será que é bom? Vou experimentar e depois posto aqui meu comentário.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

*Lendo a Revista TriSport do mês de Novembro, a qual traz grande cobertura sobre o IM KONA 2009... Observando as fotografias e o belo visual, começei a observar que os campeões da prova;

Crissie Welington

Craig Alexander

Não utilizaram o tão conhecido e famoso "CAPACETE GOTA ou CAPACETE AERODINAMICO". Em uma entrevista com o Triathleta Oscar Galidez (ouça aqui), o mesmo refere-se nas vantagens e desvantagens do uso deste equipamento, fala-se do ganho em segundos pelo deslocamento do vento, porém como diz o próprio Oscar (e é algo que a fisica explica), de nada a dianta se o atleta ficar girando a cabeça para olhar aos lados pois o vento não fara uso da aerodianmica do produto. Porém o ponto mais alto e critico (e acho que este foi o motivo destes atletas campeões optarem por capacete normal) é o fato do calor, ou seja, o capacete AERO ou GOTA é muito fechado e não ventila muito, já o capacete de CICLISMO têm uma ótima ventilação e sem contar que como proteção, que neste é muito mais eficiente.

Reinaldo Colluci - O brasileiro também foi de capacete de ciclismo em KONA.

E você qual é a sua melhor opção para provas longas?

O ESPORTE É ISTO...PROJETO PERERÊ

O projeto Pererê é uma iniciativa da 3IN, que acredita no envolvimento da pessoa com deficiência no esporte aumentando sua auto-estima, independência e melhora da qualidade de vida. É com este objetivo que o trabalho é realizado na aquisição de equipamentos tecnológicos e especializados que possibilitam o desenvolvimento dessas pessoas na pratica de atividade física profissional ou amadora. Itens como cadeiras de rodas e próteses de alto custo, são entregues a atletas pré cadastrados no programa e que buscam no esporte realização pessoal e superação. Através do apoio de patrocinadores, parceiros e doações, o projeto Perere pretende dar continuidade na assistência a estes atletas.

ATIVIDADES - prova de triathlon - feira de exposição - almoço de confraternização - leilão de equipamentos e produtos dos apoiadores VALOR DA INSCRIÇÃO Atletas com deficiencia – inscrição gratuita; Veja as condições em “inscrição” no menu superior

DATA 13/12/2009 - Domingo

HORÁRIO 6:30h – 7:30h: retirada de Kits e check-in 8h – 14h: funcionamento da arena de eventos na praça do Aquário 7:45h – apresentação de atletas convidados 8h – largada 10:30h – fechamento do circuito 11h – 14h: Confraternização - Pizzada LOCAL Aquário Municipal de Santos – Ponta da praia Largada: em frente ao Aquário Municipal

PERCURSO • Natação: 600mts – enfrente ao aquário em forma de retângulo • Ciclismo: 16km – 5 voltas de aproximadamente 3,2km. Contorno no aquário e em direção ao canal 5. • Corrida: 4km – 2 voltas de 2km CATEGORIAS Individual ou equipe revezamento (2 ou três pessoas) REGULAMENTO Faça o download do regulamento da prova aqui.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

TRIATHLETA BRUNO GRILLO - THE LEGEND

Lenda De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana. Com exemplos bem definidos em todos os países do mundo, as lendas geralmente fornecem explicações plausíveis, e até certo ponto aceitáveis, para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Podemos entender que Lenda é uma degeneração do Mito. Como diz o dito popular "Quem conta um conto aumenta um ponto", as lendas, pelo fato de serem repassadas oralmente de geração a geração, sofrem alterações à medida em que vão sendo recontadas.

Este é o caso de nosso amigo e Triathleta BRUNO GRILLO - Colucci dos Pampa como como já é chamado por aqui. Guri novo, facero informado como gerente de funerária, metido a gostoso como beijo de pima e feio como briga de foice no escuro, 18 anos mau completados, fino e comprido como pio de pinto, como diz o Humberto - na idade de fazer "m..."

Forte na agua, pedal esta melhorando muito é ruim de acompanhar, muito forte na corrida...
Uma promessa do triathlon do gaucho...
Porém uma lenda da RAIA SUL! - Quando se houve dizer, aocnteceu um pequeno incidente, cairam alguns ciclistas – na hora alguém já pergunta o Bruno estava junto? Afinal em dois meses foram 5 quedas... - Falou em Rock In Roll, falou em Bruno - alguém acredita, Ele toca e ainda se apresenta nos finais de semana e o pior não toma uma gota de alcool!
- Somente o cabelo, já por si só é uma lenda urbana..
- Só que agora ele esta completamente fora da casinha....
É só olhar a foto do que Ele está fazendo dentro do próprio quarto.....
Com este cabelo feio como indigestão de torresmo, ele faz esta cara mais tranquilo que cozinheiro de hospicio..

Deco...Esta foto me deixou de boca aberta feito burro que comeu urtiga...

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

TREINOS COM FAIXA ELÁSTICA

Com o tempo cada vez mais escasso, a faixa elástica (rubber band) pode ser uma boa alternativa para quem quer fazer exercícios com um equipamento compacto e de baixo custo. A faixa pode ser levada para qualquer lugar e permite que o praticante não interrompa seus treinamentos. Uma recente pesquisa (J. Strength Cond. Res., vol 22, 1441-1448) aponta os efeitos do uso das faixas, numa comparação ao uso de aparelhos de musculação tradicionais. No estudo, 45 mulheres sedentárias de meia idade foram dividas em dois grupos: - o primeiro fez musculação tradicional em aparelhos, duas vezes por semana - o outro usou as faixas elásticas, também duas vezes por semana Os dois grupos realizaram seis exercícios para os principais grupos musculares por sessão; em 3 séries de 8 repetições, durante 10 semanas (dois meses e meio). Resultados: - o grupo que trabalhou com as faixas elásticas teve ganho de 0,5 kg de músculos, passando de 40,8 kg de massa magra para 41,3 kg após os exercícios; - o grupo que usou aparelhos tradicionais teve ganho de 1 kg, passando de 40,1 kg para 41,1 kg de massa magra O estudo não pretende dizer o que é melhor ou mais eficiente, mas apenas mostrar que as faixas elásticas trazem benefícios. E podem ser uma ótima opção, no mínimo, para quem esteja iniciando na prática esportiva. Por Renato Dutra Fonte: Revista Veja

"TCHÊ BAGUAL OLHA PRA FAIXA ... A FAIXA VIVENTE...MAS QUE COISA SÉRIA, NINGUÉM É CAPAZ DE VER A TAL FAIXA...."

PIRASSUNUNGA

Este final de semana foi de uma incrível experiência... Vi grandes atletas competirem... Impressionante o Ciro Violin, o cara a pouco chegou do IronMan Hawai e detonou no Short Pirassununga no sábado, simplesmente ganhou a prova... Quanto a mim, mais apavorado que rato em guanpa.... No domingo tudo pronto... Engraçado como nas provas quando você esta sozinho acaba lembrando de varias coisas loucas, também 113 km percorridos da pra pensar em muitas coisas... Durante a natação....é o momento em que não da pra pensar muito... Como disse o Ciro...a lagoa é pequena a então larguei mais atrás pois minha natação não é muito boa.... Na bike entrei tranqüilo...lembrei da minha conversa com o GUI quando meu marcador de velocidade estava a 36 e pensava esta fácil mas ainda restavam mais 3 voltas, era um percurso de 4 voltas....será soco ou seguro para a corrida...lembrei de meu amigo de treino Roque que me ligou dizendo tu vai curtir a bike pois é muito bom pedalar lá e foi mesmo... Quando sai para correr...estava me sentindo travado, mas tranqüilo...comecei a correr e fui me soltando, achei muito bom sendo somente duas voltas, apesar de ficar extensa aquela percurso, ainda mais quando as pernas já estão dizendo "Tchê não vai parar"....mantive o ritmo o tempo todo e assim fui..... Quando estava acabando não acreditei...vendo o tempo .... 05:19:53 Não tenho as parciais completas, mas logo logo vai sair no site...ficou mais ou menos assim: Natação: 39' Bike: 02:47 Corrida: 01:52 No geral masculino Ezequiel Moralles foi o vencedor e Vanessa Gianini no feminino... Esta é a hora para agradecer aos amigos, Obrigado André Cruz, Roque Echel, Gustavo, Humberto pelas ligações antes da prova... E obrigado meu treinador Frank Silvestrin, valeu pela força, pelas ligações e principalmente pela parceria....

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

MY SOUL IS "TRI"

No final de 2007 com 34 anos e pesando 112 kg, Eu vivia única e exclusivamente para o trabalho e festas, alias festas # noite que me acompanhavam a muito tempo... Fiz minha faculdade, tornei-me um profissional, mas continuava com peso em excesso e com consumo alto de bebida alcoólica e sem um alimentação descente, tive a sorte de nunca utilizar o tabaco, ou seja, nunca fui fumante talvez porque em minha infância tive asma. Quando de repente conheci o triathlon, Eu que já não aguentava mais meu visual SKOLL gradativamente fui entrando neste mundo, apaixonei-me e hoje ao passar de 02 anos estou com 30 kg a menos, com muitos e muitos km a mais,... As festas caíram em 98% e os treinos aumentaram para 7 dias por semana... Em 2010, será meu primeiro de muitos IronMans.... Se ao ver esse vídeo, seu coração disparar, a adrenalina tomar seu corpo.... Pronto você é um TRIATLHETA, só ainda não sabe.... Compre uma bike, procure uma equipe e vista seu verdadeiro corpo, pois sua alma já é "TRI"...... Este é o esporte que contribui em vários aspectos para o ser humano e inevitavelmente, a socialização é o melhor beneficio que podemos conseguir com a pratica de esportes. Pessoas que normalmente se sentem excluídas, seja por causa de sua aparência, por alguma deficiência física ou até mesmo por serem introvertidas, conseguem, através do esporte, aumentar sua auto-estima e consequentemente se sentir aptas a correr atrás de novos desafios e metas. BEM VINDO AO MUNDO DO TRIATHLON, BEM VINDO AO ESPORTE!!! Ps: Valeu pelo video Ciro, realmente é uma inspiração...

TREINO DE PISTA 1ª EXPERIÊNCIA COM O GARMIN + CABELO MOICANO DO BRUNO

Ontem fiz um treino leve na pista... 3 km aquecendo 2 x 3km - não podendo ser mais forte que 5 p/km, pois este é ritmo que deve ser imposto no meio Iron neste domingo, então é pra assimilar o time da corrida.... Foi então que fiz a estreia do meu GARMIN 305... "TCHÊ" coisa do demo, impressionante dá pra ver que é 1ª experiência pela "riscaiada" que ficou depois do treino (ver figura), afinal não desligava o Gramin nunca.... Durante o treino, não entendia muito bem as funções, achei que nem estava usando direito afinal não é para utilizar em pista mesmo e sim para correr na rua, ou seja, onde você não está dando voltas curtas mas como estava que nem guri com bombacha nova, loco pra usar...... Abaixo o arquivo que abre direto no computador (é só conectar e troço salta na tela) Ps: Obviamente, fiz um pouco mais forte é só olhar o "pace" dos 6 km, mas é complicado ficar em uma velocidade mais alta quando você esta bem e sabe que pode baixar 1' a cada 1km...O problema é que isto tudo vai acontecer depois de 91.9 km já percorridos (1.9 de natação + 90 de bike), ai 5 p/km vai ser difícil....... Tchê pra não perder o carreto... Já postei aqui sobre o meu colega de equipe Bruno Grillo... Não é que o animal agora enveredou de vez, ontem apareceu no treino com o corte de cabelo no estilo mais clássico, tipo moicano... - Pergunta ao Bruno: E ai meu o que tua mãe disse quando tu chegou em casa? - Resposta do Bruno: Ela disse que sou louco.... Tchê mas animalsinho descompesado... só agora que Ela percebeu....
Vou tentar pegar uma foto deste cabelo! e postar aqui.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

AGORA SIM TREINANDO PELA FREQUÊNCIA CORRETA

A mensagem do post anterior, foi para mencionar que sempre treinei sei levar muito em consideração a FC e principalmente o "PACE" real do momento. Utilizei alguns frequêncimentros, porém nunca investi em um que marcasse a FC e a Distância com precisão. Agora em fase de treinamento para provas longas e principalmente aspirando uma boa participação no IronMan 2010 (o qual meu numero é 902), resolvi invetir e ai esta meu brinquedo novo: Ontem quando coloquei o post sobre a FC, fiz uma abordagem de maneira bem simples como Eu e acho que uma grande maioria trata o assunto da FC, ou seja, 220 - idade x um valor x de percentual e chegamos ao máximo e ao m mínimo. Com muita propriedade meu amigo de blog EMERSON, que além de profissional da área de esportes ainda é triathleta, ou seja o cara além de estudar sobre isto ainda sofre na pele o assunto, deixou um comentário de outra maneira de se realizar tal levantamento prévio da FC, porém meu intuito foi exatamente este, provocar que o treino correto é aquele que têm o acompanhamento de um profissional qualificado, pois assim teremos a garantia de um treino correto e com qualidade. Bom com relação ao meu brinquedo novo, claro existem modelos mais novos e principalmente com mais recursos, a própria GARMIN possui o 405, que para meu gosto não caiu muito bem acredito que logo, logo a mesma irá lançar um substituto com as funcionalidades do 405 mas no modelo/layout do 305 e agora o 310 XT que é para triatlhon.

Este locos da tal GARMIN devem estar com a guaiaca forrada dos cobres´....

terça-feira, 17 de novembro de 2009

TREINO PELA FREQUÊNCIA CARDÍACA - FC

Freqüência Cardíaca (FC) é um dado fundamental nas atividades físicas. É um parâmetro para mensurar a intensidade, eficiência e segurança dos exercícios para cada indivíduo. Para realizar com segurança qualquer atividade física, foram pesquisadas algumas fórmulas para calcular a FC máxima, ou seja, o número máximo eficiente de batimentos por minuto do seu coração, e é o sinal vermelho para se trabalhar constantemente — salvo atletas ou pessoas “super treinadas”, que se utilizam da máxima eficiência para atingir melhor performance. Dentre as fórmulas, a mais conhecida é: FC máxima = 220 - idade Encontrada a sua FC máxima, há uma zona alvo de trabalho, que é o número de batimentos por minuto (bpm) que o seu coração deverá bater durante a prática do exercício aeróbico. Para a maioria das pessoas saudáveis, esta zona é de 50 a 80% do batimento cardíaco máximo. Então, se o seu batimento máximo é de 180 bpm, seu limite mais baixo (50%) seria de 90 bpm, e o limite mais alto (80%) seria de 144 bpm. Por exemplo, se você tem 30 anos de idade: 220 – 30 = 190 (batimento cardíaco máximo) 190 x 0,50 = 95 (batimento cardíaco alvo mais baixo) 190 x 0,80 = 152 (batimento cardíaco alvo mais alto) Batimento Cardíaco Alvo por Idade Por exemplo: uma mulher de 30 anos, sedentária e fora do “peso ideal”, que começará a viver melhor praticando uma atividade física, deverá começar calculando a FC máxima assim : FC máxima = 220 - 30 = 190 bpm (batimentos por minuto) O objetivo dela é emagrecer, portanto deverá fazer um exercício aeróbico com zona alvo de trabalho entre 65% e 75% da FC máxima, ou seja, o seu coração deverá bater durante a atividade aeróbica, como uma caminhada, entre 124 e 143 bpm para que seja eficiente. Se estiver abaixo desta faixa, o exercício está sendo fraco, não trará bons resultados. E se estiver acima, o exercício estará sendo fatigante, podendo até trazer alguma lesão indesejada. Com o passar do tempo e da continuidade do exercício, esta zona alvo se altera acompanhando a evolução do indivíduo e do seu objetivo e condicionamento físico.

Sempre consulte o seu médico antes de começar ou modificar qualquer programa de exercício

QUEM SABE ENCARAR UMA PROVA ASSIM...

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

FESTA NO TRIATHLON E NA VIDA... CASAMENTO DE FRANK SILVESTRIN & CAROL GRASSEN

Sábado dia 14 de Novembro de 2010, o Clube do Comércio – Raia Sul, local onde se esta acostumado a ver atletas desfilando seus uniformes em suas bikes, lugar onde estamos acostumados também a presenciar o palco de inúmeras provas de triathlon e natação foi o local de um evento diferente, sim diferente no seu contexto porém cheio de atletas não mais com seus uniformes, mas agora na maior estica para homenagear um de nossos mais ilustres atletas no Rio Grande do Sul, foi na Raia Sul o palco para o grande dia, como já dizia em seu convite: O ÚLTIMO DIA QUE VERIAMOS FRANK SILVESTRIN E CAROL GRASSEN SOLTEIROS E O PRIMEIRO DIA QUE VERIAMOS CASADOS E FELIZES PARA TODO SEMPRE. Olha o enfeite do bolo, não poderia ser diferente afinal é o casamento de dois triathletas – Frank Silvestrin & Carol Grassen, a verdeira essência do amor, a verdadeira cumplicidade e apoio mutuo a conquistas pessoais e esportivas. Parabéns Frank e Carol, que este seja o primeiro dos dias mais felizes de suas vidas... Especialmente a você Frank Silvestrin, muitas alegrias tantas quantas têm proporcionado a nós no esporte.

domingo, 15 de novembro de 2009

Rebeca Gusmão é banida do esporte

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) confirmou nesta sexta-feira (13 de Nov/09) ter recebido a decisão do Painel de Doping da Federação Internacional de Natação (FINA), banindo a atleta pelo restante da vida. A decisão tem validade a partir de 18 de julho de 2007.Com isso, todos os resultados obtidos pela atleta a partir desta data, incluindo seu desempenho nos Jogos Pan-americanos do Rio, perdem a validade. Rebeca foi banida por ter sido considerada reincidente em caso de doping. Entenda o caso de doping da nadadora Rebeca Gusmão. A testosterona é um hormônio masculino que aumenta a resistência dos músculos. Rebeca havia ganhado destaque nos últimos anos pelo aumento da massa muscular. Ela cresceu quatro centímetros e ganhou seis quilos desde que começou a intensificar o trabalho físico, após o Pan de Santo Domingo. Rebeca alegou que possui um problema de ovário policístico, que aumenta a massa muscular no corpo, o que, no caso, seria considerado um doping natural e não caberia punição. É com base nisso que a nadadora apresentou sua defesa perante a Fina. No o dia 23 de Nov/2007, Rebeca viajou ao Canadá para realizar a contraprova e se defender. Caso o exame voltasse a dar positivo, a atleta poderia ser suspensa por dois anos pela Fina e ficar de fora da disputa dos Jogos Olímpicos de Pequim, que aconteceram em agosto deste ano (onde a mesma não participou). Além disso, Rebeca perderia as medalhas conquistadas nos Jogos Pan-Americanos. Ela levou dois ouros, nas disputas dos 50 m e 100 m livres, uma prata, no revezamento 4x100 metros livre, e um bronze, no revezamento 4x100 metros medley - ela foi a primeira brasileira a levar uma medalha dourada na natação em Pan-Americanos. Outro caso Além da Fina, o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) investigou um possível doping de Rebeca por testosterona, em exame realizado em maio de 2006. Advogados da atleta alegam que o exame foi contaminado e que não tem validade.
Tchê o que dizer em uma hora destas...
A loca deve estar mais angustiada que barata de ponta cabeça...
Mas não adianta, querer ganhar musculo, força e ser mais rápido que cavalo de carteiro de uma hora para outra....
Agora nossa atleta se atrapalhou como sapo em cancha de bocha...
Pensa que é fácil nadar de poncho e dormir de espora sem rasgar lençol....

sábado, 14 de novembro de 2009

ENDURACE - PARTE II

Seguindo a chamada HISTORIAS DE ENDURANCE, vamos a mais um esporte de longa duração e estamos falando de 10 dias de duração! DECA IRONMAN
Como o próprio nome diz a competição teve percurso com 38km de natação, 1.800km de ciclismo e 420km de corrida, ou seja, 10 vezes mais que as distâncias de um Ironman.
A prova é realizada num circuito composto com uma piscina de 25 metros e uma pista com 1.950 metros para ciclismo e corrida. Os atletas têm o objetivo de realizar um ironman por dia durante 10 dias consecutivos.
Nosso atleta mais conceituado é SÉRGIO CORDEIRO (capa TriSport)

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

TREINO IGUAL A ESTE, ACHO QUE NUNCA MAIS!

Esta semana já estamos no polimento... Ou seja, só afinando tudo que já treinamos... Após 3.2 km de natação ontem, hoje tinha 18 km de corrida... Como estava na planilha (indicado pelo Frank Silvestrin), era para correr de manhã cedo (ainda bem pois agora ta caindo agua em Porto Alegre), pois amanhã tenho simulado.... E assim fui, contrariado como gato a cabresto... Para quem me conhece um pouco, sabe que nunca acerto os treinos... Forço demais na corrida pista(estou me sentindo bem), pago no longo de sexta... Forço de mais na bike - treino longo, pago na transição..... Porém nunca estive tão bem treinado, mais magro (tava meio gordacho, que nem esposo de cozinheira) e principalmente curtindo cada treino.... Os 18 km de hoje era: 1º 6 km - 00:05:15 = 00:31:30 2º 6 km - 00:05:05 = 00:30:30 3º 6 km - 00:04:55 = 00:29:30 18km = 1:31:30

Agora, olha o tempo final do treino:

TREINO IGUAL A ESTE....ACHO QUE NUNCA MAIS!!!!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

TÉCNICA DE CORRIDA APRESENTADA POR OSCAR GALINDEZ

Vale a pena conferir, é no minimo interessante... Pois a corrida do cara é boa... Veja mais fotos e vídeos de esportes >>

ENDURANCE

A revista TriSport de Outubro, vêm na capa com a seguinte chamada: "HISTÓRIAS DE ENDURANCE"

É um assunto polêmico no meio do esporte, digo polêmico pois existe uma demanda muito grande de tempo de treinamento, experiência de provas, experiência de sofrimento realizando o mesmo exercicio por um longo tempo sobre as mais adversas temperaturas e terrenos.

Vamos comerçar com:

ULTRAMAN O triathlon Ultraman, é uma prova de ultraendurance, que consiste em 3 dias distribuídos da seguinte forma: Dia 1= 10 km de natação + 144 km de ciclismo; Dia 2= 276 km de ciclismo; Dia 3= 84 km de corrida. O grande desafio deste tipo de prova é completar o percurso, fato que atrai cada vez mais competidores amadores. Com o tempo total de 21h 48m, o triatleta brasileiro Alexandre Ribeiro (capa da TriSport - Outubro), de 43 anos, entrou para a história do triathlon mundial ao conquistar o tricampeonato do Mundial de Ultraman, no Havaí. Após três duros dias de prova e um total de 515km percorridos (nas três modalidades: natação, ciclismo e corrida), Ribeiro marcou sua melhor marca na competição e ficou a apenas sete minutos do recorde mundial da prova (21h 41m 22s, do alemão Holger Spiegel em 1998). Esta foi a quarta participação do brasileiro no Mundial de Ultraman. Ele venceu em 2003 e 2005 e ficou em segundo lugar no ano passado, confirmando ser um dos grandes nomes do triathlon long distance da atualidade. Vamos esperar e torcer para que ele consiga o tetracampeonato.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

UMA OLHADA NA GARAGEM DE LANCE ARMSTRONG

Olhem só a bagunça da garagem do Lance Armstrong! Há para tchê as bike amontoada que nem uva em cacho... Tá loco to mais por fora que cotovelo de caminhoneiro..... Só de bike nesta garagem têm o valor de um ano de trabalho... Viu quem mandou ser engenheiro....vai pedalar indio veio...

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

MOMENTO DESCONTRAÇÃO....NADA HAVER COM A PROPOSTA DO BLOG....MAS É MUITO BOA

"PRIMEIRO AS DAMAS" - show de humor com personagens no estilo Stand up Comedy com produção de EDUARDO HOLMES (51) 3587 3400. GOSTA DE ETOURAR O VENTIL.... Está é para f...o c...do palhaço..hehhehehehe

TREINOS DO FINAL DE SEMANA - MAIS UM LEÃO MORTO

Sábado o dia prometia, começamos com uma natação tranqüila... 3 x300 1000 100 para soltar Saímos para pedal, como comentei o dia prometia, já nos primeiros 10 km de bike a chuva começou a pegar foi ai que tivemos a primeira perda do dia, obviamente o CARIOCA abandonou o treino, mais engraçado foi quando estava começando a chuva Ele olha pro Guaíba (para quem não conhece, um rio que margeia a via em que pedalamos, cartão postal de Porto Alegre), e diz: - Cara olha o marrrr vai começarrrr a chover, vou embora...... E assim foi fizemos 60 km com muita chuva, depois ficamos ali na barraca da Raia Sul esperando o tempo melhorar, como isto não aconteceu fui embora abaixo de chuva mesmo. No sábado mesmo, começou aquela troca de mensagem, - Se não chover 07:30 saindo da Raia, 08:00 no Laçador, se chover rolo na Raia, mais tarde é claro.... Uns torcendo pra chover, outros não, outros indecisos! Porém após muita chuva na noite de sábado, o dia de domingo amanheceu bom para treinar... 07:30 na Raia, Frank Silvestrin, Carlinhos, Tito, Gui, Bruno, Eu, Jairzinho e o irmão saindo para o Laçador... No Laçador estava André Cruz, Lucas Pretto, Rodrigo Rosa, Dr. Humberto, Dudu.... e ainda encontramos o Gustavo em Canoas Saímos para a BR 100 km de pedal, com o Frank, Lucas e Jairzinho (Campeão de várias voltas ciclísticas no Sul) sabíamos que pedal não ia ser fraco... E assim foi, na ida sem condições de ficar na roda, até a entrada de Novo Hamburgo consegui manter (EM RESPEITO AO NOSSO LEITOR EDUARDO*, QUANDO ME REFIRO A ENTRADA DE NOVO HAMBURGO, É POR QUE VIRAMOS NO VIADUTO DA SHARLAU - PASSANDO A RODVIÁRIA FEDERAL ENTRANDO PARA A ESQUERDA - DIREÇÃO PoA / NH - mais conhecida como "NÓIA", SEGUINDO SIM A DIREÇÃO A PORTÃO RS 240), quando pegamos a serra em direção a Portão perdi a roda e não consegui mais alcançar, fiquei com o Gustavo e ainda um pelotão que ficou para trás pois havia furado alguns pneus... Chegando em Portão, tomamos um coca-cola enquanto esperávamos o resto do pelotão e logo em seguida largamos de volta, agora todo o pelote reunido o bicho vinha pegando.... Já em Novo Hamburgo de novo o Lucas, Rodrigo, Jairzinho e o irmão abriram em fuga, foi ai que Frank Silvestrin tomou a frente e começou a formar a “Scalera”, e o pelote não decepcionou, grudados na roda do Frank fomos, como a sorte têm que ajudar um pouco também o pneu do Jairzinho furou e passamos reto por eles (meio que para sacanear pois sabíamos que tinha 4, então tinha mão suficiente para ajudar), e ai começou a carnificina perdi a roda do Frank quando ele colocou 42 e manteve, porém o Tito me passou grudou na roda, o Carlinhos me passou e grudou na roda do Tito, assim consegui ficar na roda do Carlinhos até chegar em Canoas perto do Aeroporto, no retão chamado túnel do vento (da pra imaginar porque neh)..... Assim terminou o treino, forte e constante que nem punhalada de loco.... Após saímos para correr direto do Laçador mesmo, Eu e o André Cruz mais o Frank e o Lucas... Eu e o André corremos 8 km, fechou em 00:40:38 ou seja 5’ por km.... Claro Lucas e Frank correram 10 km, para míseros 3’:50” p/ km....... Baita treino de final de semana.......
*Comentário realizado após a publicação desta postagem, inclusive com link do Google Maps e tudo.
Deco,
Quando se vai para Portão pela Scharlau, não se passa por NH.
Scharlau pertence a S. Leo.
Eduardo 11.09.09 - 9:49 am #

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Fantasy Tri - Game do Triathlon

Para os que ainda não conhecem, o triathlon mundial já tem o seu Fantasy Game! Assim como a Globo e a ESPN tem seus fantasy sobre futebol, nós que amamos o triathlon e torcemos a cada fim de semana para nossos triatletas preferidos podemos brincar também. Que tal montar uma equipe de triathlon com Craig Alexander, Alistair Brownlee e Chrissie Wellington? Isso pode ser possível se você tiver muita grana virtual para pagar esses salários! No site http://www.fantasytri.com/ vocês encontraram o jogo que tem rodada todo fim de semana desde que haja uma prova importante pelo mundo. Lá vocês terão um valor inicial para montar sua equipe com atletas masculinos e femininos e estes somarão pontos dependendo de seus resultados no fim de semana. Cada atleta tem um salário virtual de acordo com sua cotação. Quanto mais bem cotado maior o salário.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

LINK INTERESSANTE...

Tchê este negócio de internet é loco de especial.. Da mais medo no vivente que sopa de sogra. Afinal podemos estar sendo vigiado pelo tal de FBI – “Filhos do Bagual dos Infernos” Da uma olhada no link ai ao lado do Blog chamado: “DE ONDE VÊM A INDIADA BISBILHOTAR NOSSO POTREIRO” Clicando neste mapa abre uma outra página que vai te dizer de tantos lugares diferentes no mundo, foi acessado este blog...

O blog ta ficando mais conhecido... do que parteira de campanha. E este que vos escreve mais facero que ganso novo em taipa de açude!!!

E AI FGTRI VAMOS ENCARAR???

O Campeonato Brasileiro de Triathlon Olímpico já tem as suas datas definidas para a temporada de 2010. São elas: 11 de abril, 4 de julho e 24 de outubro. A definição surgiu em reunião da direção técnica da CBTri, realizada em Salvador, no dia 5 de outubro. A reunião definiu ainda que a Copa Brasil de Sprint Triathlon será disputada também em três etapas nos dias 2 de maio, 25 de julho e 10 de outubro. O Campeonato Brasileiro de Duathlon terá uma etapa: dia 27 de junho. O Campeonato Brasileiro de Aquathlon duas etapas: nos dias 18 de abril e 13 de junho. O Campeonato Brasileiro de Triathlon de Longa Distância duas etapas: dias 27 de março e 7 de novembro. O Brasileiro de Aquathlon “b” Infantil e Infanto-juvenil terão seis etapas (junto com os Brasileiros Olímpicos e Copa Brasil de Sprint Triathlon). Será realizado em Vila Velha, no dia 29 de agosto, juntamente com o Triathlon do Exército, o Campeonato Pan-americano de Sprint Triathlon. Em todas as etapas do Brasileiro de Triathlon Olímpico e da Copa Brasil de Sprint Triathlon será, obrigatoriamente, realizado um aquathlon versão “b” para as categorias infantis e infanto juvenis (10 a 14 anos). As federações interessadas em sediar qualquer uma das etapas acima citadas, deverão manifestar-se por escrito até o dia 10 de novembro, para análise de viabilidade. A CBTri divulgará em 14 de novembro o Calendário Nacional de 2010. Fonte: CBTri E ai FGTRI vamos encarar?

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

NOTA OFICIAL - BRASILEIRO DE TRIATHLON VITÓRIA / ES - TRANSFERIDO PARA DIA 29 DE NOVEMBRO

NOTA OFICIAL Prezados (as) Atletas, dirigentes e comunidade do Triathlon, Como já é de conhecimento de todos, o Estado do Espírito Santo nestes últimos dez dias vem passando por momentos difíceis em virtude das chuvas que caem em todo o Estado. Choveu em dois dias mais do que o previsto para chover em dois meses. Cidades em “Estado de emergência” ou até mesmo de “Calamidade Pública”, população desabrigada, quedas de barreiras, bairros inteiros com alagamentos, diversos rios, canais e córregos com níveis bem acima do aceitável, enfim, situação muito crítica. Homens do Exército, Marinha (de sobre aviso), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Defesa Civil e diversos voluntários têm trabalhado dia e noite no intuito de resgatar pessoas em áreas de risco e desabrigados levando-os para escolas e ginásios esportivos. As Secretarias de Esportes, buscando amenizar a angústia de pais, mães e filhos têm proporcionado atividades de lazer nos locais onde estão sendo abrigadas estas pessoas. Face ao exposto e para não sobrecarregar o trabalho árduo desenvolvido principalmente pelas forças auxiliares (Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Municipal), que neste momento tem como principal objetivo dar segurança e tranqüilidade a população, a CBTri e a FECATRI resolvem em comum acordo com as autoridades competentes adiar a 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon para o dia 29 de novembro do corrente ano. Esperamos continuar contando com o apoio e compreensão de toda a comunidade do Triathlon e na oportunidade queremos agradecer às diversas mensagens de solidariedade enviadas por atletas e dirigentes. Vemos-nos no dia 29 de novembro. Maiores informações poderão ser obtidas pelos e-mails da entidade, a saber: cbtri@cbtri.org.br, betomenescal@cbtri.org.br e marcolaportatri@hotmail.com. Atenciosamente, Carlos Alberto Machado Fróes FONTE: FGTri

terça-feira, 3 de novembro de 2009

TRIATHLON INTERNACIONAL DE LA PAZ

Esta prova, simplesmente não se pode perder.... Em 2009 foi a maior experiência de amor ao esporte, pois uma cidade de 20 mil habitantes todos voltados nestes 3 dias ao TRITHLON... A Raia Sul mais uma vez fretará um ônibus e irá levar seus atletas para esta magnifica prova... "Es importante hacer notar que la competencia - la mas popular y convocante del Sudamérica - se llevará a cabo los días Viernes 15 , Sábado 16 y Domingo 17 de Enero de 2010 , y será nuevamente puntables por los Circuitos Entrerriano y Nacional , así como - en la Elite Profesional - será fecha puntable del Circuito Panamericano y será - por 9no año consecutivo - la única competencia en el país que otorgará puntaje para el sistema de clasificación para los Juegos Olímpicos de Londres 2012 . " Por mas informacion , ingresar al sitio digital de la competencia www.trialapaz.com

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

FORREST GUMP DO TRIATHLON...

Assim como os pescadores (que me desculpem os tais), nós triatletas temos histórias e histórias para contar após cada treino, após cada prova. Porém como recordista mundial de histórias, esta entre os TOP 5, encontra-se o triatleta BRUNO GRILLO,da equipe Raia Sul este atleta é um ícone de inéditas histórias, aleatórias, infames, sem noção, totalmente se nexo, totalmente sem utilidade porém muito, muito engraçadas. Eis algumas pérolas: Bruno: Competindo com um macaquinho da Raia, todo puido a bunda transparente... Ele larga: - Pô atleta têm que ter sensualidade! Treino de pista quarta-feira – CETE – Porto Alegre RS Deco e André Cruz falando sobre mulheres... Bruno: somente escutando, depois de uns 10 minutos ele larga: - o que vocês querem falando, vocês são feios pra car...... Bruno após um treino forte de pista: - bah ontem me acabei na festa, até dancei sem camisa em cima do palco, ainda bem que não bebo tava de cara limpa! Bruno: Bah na festa sou viril pra car..... faço a dança do pinball (sabe o jogo de fliperama que tu fica batendo com as mãos ao lado da máquina), agora imaginem alguém dançando como se tivesse jogando, é este é o Bruno Bruno: Chega no treino com o cabelo estilo EMO, quando questionado fala de pronto: - Capaz, Istoé cabelo estilo Cid Vicius, rock in roll pra car..... Bruno: No outro dia chega no vestiário do clube, com o cabelo cheio de caminho de rato (ou seja, mau cortado com varias falhas), quando questionado responde: - bah, cortei Eu mesmo, assim fica mais VIRIL, mais SENSUAL rock in roll pra car...... Bruno: Deco e Xicão falando sobre acidente de moto (pois quando era mais novo, sofri um acidente com um 1200 e me quebrei todo) De pronta o Bruno larga: - Bah tu nem imagina energia cinética é uma forma de energia ligada ao movimento, é a energia que os corpos têm devido à velocidade = m.v2 / 2, ou seja ta todo fudido teu corpo....... Este é o BRUNO GRILLO o FORREST GUMP DO TRIATHLON, mais conhecido como COLLUCI dos PAMPAS..... Se der um trato no cabelo VIRIL pra "Car.... " até que existe uma semelhança no FORREST!