quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A MISSÃO É 100% E ESTAMOS A 1000 PARA CUMPRIR

Pois olha indiada, tem chovido tanto na capital da Republica Riograndense que as capivaras do TAIM estão veraneando no nordeste. È impressionante a quantidade de água e o mais impressionante é que vem de cima pra baixo tipo loco.


Assim a missão de 100% de execução na planilha de treinos tem que ser adaptada, mas com o foco de manter o facão no toco e realizar total o troço.

Ontem natação loca de especial de manhasita (troquei as atividades, seria bike cedo) e a noite fiz treino de BIKE NO ROLO, pois olha é chato como chinelo de gordo e é mais difícil de manter o foco, mas difícil como nadar de poncho e dormir de espora sem rasgar o lençol, sem falar na incomodação da barulheira que o troço faz, azar do goleiro, que abiche na paleta, ligo o DVD bem alto e carquo fogo na gatiada nem me preocupando com o acontecido.

Mas depois de 1h de treino, fico pensando na efetividade do treino em rolo e fui dar uma pesquisada, abaixo o melhor texto que achei (entre muito que li)

Treinamento em "rolo"

O Cycle Trainer ou Winter Trainer, mais conhecido por nós como "Rolo", é um artifício que se bem utilizado trará grandes benefícios na performance esportiva de ciclistas e triatletas. Primeiramente, temos que o treinamento em rolo possui uma fisiologia adversa do treinamento que é realizado ao ar livre, temos que ter em mente que com a bike parada, não temos a inércia, equilíbrio e a resistência do ar que observamos no treinamento convencional.

Muitos defendem que o treinamento em rolo não substitui o treinamento ao ar livre por uma série de motivos entre os quais os citados acima, mas vale ressaltar que muitos atletas, em especial aqueles que moram em lugares com clima rigoroso, ou que exerçam atividade profissional que não permita que treinem ao ar livre durante a semana, apresentam excelentes níveis técnicos em competição. Temos como exemplo os triatletas; Ken Glah, Tim and Tom De Boom..., e boa parte dos triatletas amadores da seleção americana.

Usamos o cálculo de que para cada km percorrido na rua, equivale a 1min executado no rolo, devemos otimizar o treino para adaptar-se a essa paridade, para treinos intervalados, deveremos obedecer à mesma razão; 4km=4min 1,5km=1'30"... Devemos executar a parte principal do treino c/ a transmissão e RPM´s e nº de repetições pedidos, poderemos diminuir no aquecimento e descanso, obedecendo a mesma relação pedida. Para treinos de mais de 90km ou 1h30', devemos realiza-los em 2 períodos com um razoável espaçamento entre eles. Ex: 120km= 1ºsessão de 1h20'+2ºsessão de 40' Treinos c/ subida ou serra, devemos tentar adaptar o tipo de esforço ou relação usada, regulando o rolo para tal, ou usando uma relação pesada que se assemelhe ao treino proposto com a devida quilometragem transformada em tempo. Treinos em percurso misto c/ variações de câmbio, poderemos adaptar com séries intervaladas com locomotivas.

Ex: 6'-53/19, 1'-39/17, 5'-53/17, 1-'39/15, 4'-53/16 1'-39/15, 3'-53/15, 1'-39/14, 2'-53/14, 1-39/13, 1'-53/13, 1'-39/12 e volta na mesma ordem, dando atenção à manutenção do RPM.



Fontes:

- Triathlon Bible, 1999.

- Triathlete May 1998.

- Blackburn Guide, 1996.

- Exercise Testing, 1997.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

DIAS E DIAS – HOJE MAIS DE ARRASTO QUE MOIRÃO NA CORRENTEZA

“Posolha tchê” troço bem caborteiro este tal de treinamento+trabalho+família e ainda viver, é chato quem nem gilete caída em chão de quarto de banho.


Treinando firme como prego em polenta e depois do simulado de domingo forte como pataço de porco, ontem treino bem buenacho de natação e descanso da corrida, cheguei à querência e dormi que nem sapo morto estirado nos arreios.

Acordei hoje com o tempo véio feio como corte de navalha, previsão do tal de Cleo Kuhn ( apesar que este loco não acerta uma, é pior que cego jogando bocha), bueno tava mas zicado que se saísse de bike não chegava na Getulio Vargas, bueno resolvi fazer o treino de natação e deixar a bike para o rolo à noite.

Aqui vale um parêntese, todo o atleta deve ter um horário que rende determinada atividade física (isto é um devaneio desta mente insana), pois descobri que minha natação rende muito mais de manhã cedito, já ouvi comentários de que por ser a primeira atividade do dia o rendimento é melhor, ou que por sair da posição vertical e entrar em uma atividade na mesma posição o rendimento também pode ser afeta, bueno de tudo um pouco o que vale é que me sinto bem mais incentivado de treinar natação e com mais ânimo para realizar este treino, assim vamos em frente que nem cavalo de carteiro que já conhece o rumo das casa.

Bom dia bagualada

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

IM BACK


 

Como diz o velho ditado campeiro, CACHORRO COMEDOR DE OVELHA SÓ MATANDO E MESMO ASSIM MORRE OLHANDO PRO REBANHO!


E assim é feito o serviço, estou de volta!

Andei camperiando por outros pagos, voltei pro Jiu jitsu e fiquei um tempo fazendo força no Tatame que nem porco na soga.

Mas não adianta a querência é o triathlon e para este voltei firme que nem prego em taquara, inscrito no IronMan 2013 e treinando com foco no Meio Iron e Punta del Leste.

Neste período que andei pelejando em outros campos, recebi comentário de porque não escrevia mais neste potreiro e vi que somos totalmente responsáveis pelo que cativamos, ou seja, não podemos abandonar o campo e deixar o pasto crescer precisamos continuar trabalhando para que o ESPORTE SIRVA CADA VEZ MAIS PARA SERVIR COMO UM INSTRUMENTO DE AMIZADE e principalmente MANTER A CARCAÇA EM MOVIMENTO independente da idade cronológica.

De tantos amigos que fiz por aqui, pra muitos agradei pra outros nem tanto, alguns me julgam outros me apóiam, mas o importante foi o legado que ficou desta história e com isto estamos de volta.



Neste domingo, fizemos uma baita treino – SIMULADO RAIASUL NO POLO PETROQUIMICO



Mais que um treino foi uma reunião de amigos.