quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

A PRÁTICA DE YOGA PARA CORREDORES - CONTRIBUIÇÃO ANDRÉ CRUZ

11 de Janeiro de 2008 A professora Tamara Vieira ensina Hatha Yoga para corredores. Natural de Florianópolis, pós-graduada em Treinamento Esportivo pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, e Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal do Paraná, Tamara atualmente dá aulas em São Paulo, na Escola Satya Mandir Yoga. Seu trabalho é focado na união entre a corrida e o yoga, visando uma vida saudável e em equilíbrio. Conversei com Tamara sobre a preparação do corpo e da mente para enfrentar os desafios do esporte (e da vida). Qual a importância do yoga para corredores?
O yoga adaptado aos corredores visa fortalecer e alongar músculos e tendões específicos envolvidos na atividade da corrida. Isso porque a corrida exige muito dos membros inferiores e tronco, que é o enfoque das aulas. Mas não é só isso. É importante que o yoga não seja encarado apenas como um alongamento mais "zen". O yoga trabalha todos os aspectos, incluindo físico e espiritual.
Como surgiu esse treinamento específico?
Surgiu de uma necessidade de um complemento aos treinos, pois muitos corredores, tanto amadores como profissionais, apresentam alto índice de lesões. Com as aulas, temos um maior equilíbrio entre os músculos. Mas o yoga não é só um meio de diminuir o índice de lesões. Nas aulas também são trabalhados aspectos como força, equilíbrio, concentração e até melhora da função cardiopulmonar, no caso das modalidades mais intensas, como Astanga Vinyasa Yoga e Power Yoga.
Qual é o grande benefício desse tipo de treinamento?
Com a prática da corrida, melhoramos e muito nossa capacidade aeróbia, mas temos muitos outros aspectos que merecem nossa atenção: o desenvolvimento de um corpo resistente, forte, flexível, saudável, livre de doenças e de uma mente tranquila, centrada, livre do stress. O Yoga ajuda a nos deixar 100% focados no que estamos fazendo naquele exato momento, percebendo muito mais o que se passa conosco. Muitas vezes o que define uma prova é a cabeça, uma mente focada, e nisso o yoga pode ajudar muito. Unindo a prática regular de yoga com a corrida, o corredor vai encontrar o equilíbrio necessário para um melhor desempenho, uma respiração ampliada, emoções mais equilibradas. O yoga também pode ser aplicado a vários outros esportes que exigem grande concentração. Também é útil na vida diária: treinamos a tomada de decisões, a relaxar o corpo em situações de stress, além da parte filosófica, aos aspectos éticos, a se colocar no lugar do outro sempre, a respeitar o seu próximo e o mundo em que vivemos... Enfim, leva-nos a uma compreensão maior da vida.
Qual é o tipo de yoga mais recomendado?
O Hatha Yoga é o estilo de yoga mais comum aqui no Ocidente, que se utiliza das posturas (ásanas) e do trabalho com o corpo para relaxar e controlar a mente. Todos os tipos de yoga vão trazer os mesmos benefícios físicos, mentais e emocionais, já que os ásanas (posturas psicofísicas) são praticamente as mesmas em todos os estilos. O que muda é a forma de aplicação. Há diferentes estilos de yoga porque existem diferentes tipos de pessoas e necessidades. Pessoas com tendência a letargia, depressão, devem procurar uma prática mais intensa, tentando equilibrar seu organismo; as pessoas mais agitadas, uma prática mais contemplativa, buscando justamente o equilíbrio dos opostos. Nada impede que se faça mais de um estilo, variando durante a semana. Cabe a você experimentar e se entregar a aquele que se encaixa melhor.
Quais são os estilos mais indicados para os corredores?
No Astanga Vinyasa Yoga, o praticante sincroniza a respiração com uma série progressiva de posturas. Entre elas há uma técnica chamada vinyasa, que consiste em fluir de uma postura para outra sem que haja interrupção ou quebra de ritmo, coordenando respiração e movimento. Compõe um caminho baseado em aspectos éticos, como honestidade e não-violência; físicos, como exercícios respiratórios e posturas, e mentais, como concentração e meditação. A prática leva a pessoa a conhecer sua essência e a encarar os acontecimentos com maior simplicidade e clareza. O Hatha Yoga Tradicional utiliza-se de uma série de posturas, consciência respiratória, introspecção e meditação como instrumentos para ajudar o praticante a criar maior consciência corporal, emocional e espiritual. Essa modalidade é mais tradicional, pois mostra que qualquer um pode praticar yoga e experimentar seus benefícios quase que imediatamente. Isso vale para pessoas de quaisquer idades e até com condições físicas comprometidas (como mulheres grávidas, pessoas sofrendo de osteoporose, pessoas que estejam se recuperando de lesões). Em busca do alinhamento e simetria das posturas, o Iyengar usa acessórios para criar maior consciência ou ainda para compensar eventuais dificuldades oriundas de lesões, peculiaridades anatômicas ou outras características que possam dificultar a realização das posições, o que o torna um estilo absolutamente democrático, podendo ser praticada por pessoas de qualquer idade e biótipo. O Power Yoga é uma técnica vigorosa e agradável, uma combinação de movimentos fortes e fluidos acoplados a uma respiração dinâmica. A prática é tridimensional, pois trabalhamos o corpo, a respiração e a consciência. O Power Yoga é especialmente recomendado para pessoas que já fazem alguma atividade e estejam procurando uma maneira mais inteligente de trabalhar o corpo e a mente. Qual a freqüência semanal ideal e o mínimo para se obter benefícios?As aulas de yoga costumam durar de uma hora a uma hora e meia. Para que possamos realmente sentir os benefícios da prática, devemos realizá-la pelo menos duas vezes por semana. Pouco a pouco seu corpo irá se acostumando, o alongamento vai melhorando, a diminuição do stress vai acontecendo, a preguiça vai diminuindo e, com tempo disponível, há práticas que podem ser realizadas até mesmo todos os dias.
Há alguma restrição para a sua prática?
Pessoas com problemas de coluna (como hérnias de disco, bico de papagaio e escolioses), problemas nos joelhos e ombros e hipertensão devem consultar seu médico antes de começar. Mesmo que diagnosticado alguns destes problemas, ainda assim há práticas específicas voltadas a pessoas com determinadas limitações. Uma das coisas que o yoga nos ensina é aceitar nossas limitações e aprender a conviver com elas. O mais importante é não limitar a sua mente.
Deco....... Se espichando mais que lombriga no sol........

Nenhum comentário:

Postar um comentário