terça-feira, 22 de abril de 2008

AUDAX - O QUE É?

As principais provas mundiais de ciclismo realizadas são: Campeonato mundial de ciclismo, Tour de France, Giro D’Italia, Volta da Espanha, Paris-Roubaix, Milan-San Remo. Essas provas consistem, em sua maioria, de competições de velocidade.
As provas de Audax são disputas de altíssima resistência e orientação em estradas, geralmente pavimentadas, destinadas também para praticante iniciante e ciclista de final de semana, não necessitando ser um atleta com bom desempenho. Este fato justifica a participação de muitos ciclistas. As provas Audax exigem disciplina e superação dos limites.
Não é uma competição, embora possa acontecer uma disputa sadia entre os participantes: o maior desafio é superar os próprios limites, pedalando cada vez mais longe. Por não ser competição, possibilita ao participante pedalar longa distância, com um mínimo de segurança, em companhia de amigos e conhecendo novas pessoas.Pedalar longa distância representa a necessidade de enfrentar calor, frio, sono, vento contra, longos declives, aclives e estradas sem curvas, escuridão da noite, solidão (algumas vezes) e outras dificuldades e perigos das estradas brasileiras. Também representa ter autonomia, preparo psicológico, conhecimentos e vontade de superar desafios. Exige reservar um tempo na vida para realizá-la, pedalar como se vivesse desde sempre sobre uma bicicleta ou como se fosse a única coisa a ser realizada para sempre. De certa forma, é esquecer o mundo real e brutal do cotidiano, reduzindo o stress e tentando superar tudo por um objetivo, sobre uma bicicleta.
São poucas as restrições para participar desta modalidade. Esse fato, aliado às possibilidades de participação de ciclistas de diversas idades e com os mais variados modelos de veículos, favorecem a participação de novatos, pessoas de todas as idades, casais, e outros que pouco praticam esse ou outro esporte.
Todo tipo de veículo propulsionado unicamente pela musculatura humana (HPV) é permitido: reclinadas, tandems, triciclos, mountain bikes, Down Hill, speeds, tourings, patins, patinetes ou bicicletas Audax (uma espécie de touring de cromo muito leve, com pára-lamas e dínamo, muito usada nos Audax francês e inglês). Não há restrições quanto a tamanho das mesmas ou dos pneus e aros.
O equipamento obrigatório é levado muito a sério, por questões de segurança e pelo fato de se pedalar muito durante a noite, em alguns Audax. São necessários colete refletivo, capacete, luz traseira e luz frontal (com possíveis pilha, ou baterias extras). Não é permitido nenhum tipo de apoio móvel. Somente nos Postos de Controle (PC’s) o participante pode receber ajuda externa. Tais Postos de Controle estão localizados, geralmente, a cada 50 km, onde o ciclista é obrigado a parar, para carimbar o Passaporte que possui em mãos.
Brevets Em cada etapa são distribuídas medalhas e um Certificado de Participação para os que completarem o tempo máximo exigido. Além disso, todos os atletas que completarem a prova recebem um “brevet”, que habilita o atleta a participar da etapa seguinte. As competições são organizadas da seguinte maneira: para o brevet de 200km, não há requisito prévio. Ele habilita à participação no brevet de 300km. Assim, conquista-se a participação na etapa de 400 km, chegando ao ponto final da série: 600 km. Depois disto tem 1.200 km, praticado fora do Brasil. Os brevets têm um tempo máximo para serem completados, da seguinte maneira:
DISTÂNCIA KM .....TEMPO MÁXIMO 200km ................... 13h30min 300km ................... 20 h 400km ................... 27 h 600km ................... 40 h 1.200km ................... 90 h
Um pré-requisito para concluir a prova é a observância do tempo limite para chegada. Para tanto, é importante manter um bom ritmo de pedalada, saber dosar e economizar energia, alimentar-se corretamente, além de treinar, para manter o preparo físico. Quanto maior o percurso do Audax, maior a necessidade de planejamento e de bons equipamentos, como a bicicleta, os acessórios e o vestuário.
Deco....A próxima falamos do Audax PoA

Nenhum comentário:

Postar um comentário