sexta-feira, 25 de abril de 2008

LESÕES - CRIOTERAPIA / TERAPIA DO GELO

A crioterapia (terapia do gelo ou utilização do gelo nas lesões) é muito utilizada nas afecções traumáticas, principalmente nas lesões músculo-esqueléticas. Ela pode ser chamada de uma modalidade terapêutica, já que é muito utilizada nas reabilitações e na MEDICINA ESPORTIVA. A “terapia com gelo” tem como objetivo reduzir a dor, o espasmo muscular, fluxo sanguíneo local e regional, diminuir o metabolismo, causar uma hipóxia secundária, diminuir o processo inflamatório, reduzir edema, entre outros. A utilização do gelo nas lesões é muito antiga, dizem que antes de Cristo, o gelo já era utilizado para “analgesia”.
Usadas há anos no tratamento das lesões esportivas, as compressas de gelo vêm sendo cada vez mais aceitas como um importante aliado na prevenção de dores e na melhor recuperação muscular após o treinamento. Se você sentir alguma dor durante o treino ou realmente se lesionar, fazer uma entorse de tornozelo ou um estiramento muscular, por exemplo, não tenha dúvida: faça uma compressa de gelo o mais rápido possível. A aplicação imediata do gelo diminui o metabolismo local, detendo o extravasamento do edema. Um edema sem controle, acumulado, aumenta a extensão da lesão, aumenta a dor, o espasmo muscular e a inibição da musculatura. Conseqüentemente, retarda o processo de cicatrização.
Como aplicar? Utilize o gelo picado dentro de um saco plástico, envolto por uma proteção de pano fininho (pois o gelo pode queimar a pele), durante 15 a 20 minutos. De preferência, deite-se com o membro lesionado em elevação acima da linha do coração e comprima levemente o gelo para facilitar a drenagem e absorção do edema. De qualquer forma, não deixe de procurar um atendimento especializado para fazer um diagnóstico e ser encaminhado a um tratamento mais completo.
Mesmo que você não tenha se lesionado, a aplicação local de gelo vale a pena. Quem já não viu as famosas piscinas de gelo em provas de triatlhon?! Então, mesmo que o atleta não esteja lesionado ou não sinta dor, o gelo (local, em piscina, banheira ou tonéis) se torna extremamente importante na recuperação pós-treinos ou competições.
Gelo ou Calor?
As aplicações do calor ou do frio são recursos valiosos na prática da fisioterapia. As terapias com o calor (termoterapia) e com o frio (crioterapia) não levam à cura de nenhuma enfermidade, porém, são instrumentos importantes que auxiliam no tratamento de várias patologias ortopédicas e neurológicas. São recursos sintomáticos, que quando aplicados adequadamente, reduzem o espasmo muscular e a sintomatologia dolorosa, preparando a região afetada para a aplicação das técnicas terapêuticas.
Utilização do calor: *Alivia a dor *Aumenta a flexibilidade dos tecidos músculo-tendíneos *Diminui a rigidez das articulações *Melhora o espasmo muscular *Melhora a circulação
A aplicação do calor promove alteração das propriedades físicas dos tecidos que compõem os tendões, cápsulas articulares e cicatrizes, melhorando suas respostas ao alongamento. Pode ser usado para um relaxamento muscular, por exemplo, em tensões, rigidez muscular.
Contra-indicação: Não aquecer regiões do corpo que estiverem anestesiadas, edemaciadas, inflamadas, feridas com sangramento, em áreas onde haja tumores, sobre os testículos, sobre o abdome de gestantes ou em áreas do corpo de pessoas inconscientes.
Utilização do gelo “crioterapia”:
*Diminui o espasmo muscular *Alivia a dor *Nos traumatismos (entorses, contusões, distensões musculares, etc.), previne o edema e diminui as reações inflamatórias
A quantidade de aplicação depende da lesão e o grau da mesma
Obs.: Há vários tipos de distúrbios onde o calor e o frio produzem efeitos semelhantes. O espasmo muscular que acompanha a hérnia de disco, lombalgias, cervicalgias, e problemas articulares podem ser reduzida por esses dois processos, tanto com calor quanto com o gelo.
Fonte de consulta: WEB RUN Fisioterapeuta de Triathletas David Homs
Deco...Todo cuidado ainda é pouco....

7 comentários:

  1. muito bom eu não sabias dessas tecnícas , o meu esposo está com distenção muscular a 4 dias e remedio nenhum está passando a dor vou fazer isso agora muito obrigada .........eliana ituverava

    ResponderExcluir
  2. Legal poder ajudar...
    Vale sempre ressaltar que estas palavras são retiradas de sites com informações baseadas em profissionais da área.
    No meu caso usar gelo me faz muito bem e graças a isto não tive nenhum caso grave de lesão (obviamente que envolve outras peculiaridades, como formação biológica, treino especifico, etc..), porém uso o gelo sempre até quando não tenho dores mas sinto meu corpo e articulações cansadas...
    Se você puder deixar seu comentário após o uso, seria bem legal...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. qual melhor processo para um tratamento de barril de gelo com jogadores de futebol?

    ResponderExcluir
  4. O que está escrito aqui é muito relevantes, mas para pessoas desentendidas no assunto podem haver algumas precipitações.
    Por exemplo, é dito que o frio diminui a circulação sanguínea local, através de uma vasoconstrição e consequentemente se obtém os benefícios, mas o que não foi falado é que após a retirada do gelo há uma VASODILATAÇÃO tal qual a gerada pelo calor, mas mais duradoura! Inclusive se o objetivo é aumentar o fluxo sanguíneo o indicado não é usar o calor, e sim séries de 5 minutos de gelo por 15 minutos (tempo da vasodilatação) de descanso sem gelo, por 3 vezes, algumas vezes no dia! Isso aumenta a circulação sanguínea no momento pós gelo e se consegue melhores resultados do que o calor! Assim o tratamento com o frio deve ser utilizado nas primeiras 48 horas de lesão de modo contínuo para diminuir o metabolismo local e consequentemente evitar "um aumento" da lesão (edema, etc.), e depois ainda com o frio com tratamento seriado (3 x 5+15) para acelerar o processo inflamatório, retirar o edema etc... Laboratório de Fisiologia do Exercício, Universidade Federal de Brasília!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tive um estiramento muscular por volta de uns 15 dias atrás, já fui no médico e ele mandou eu fazer 3 sessões de gelo por dia durante uma semana, fiz por esse tempo, mas ainda sinto dores e estalos, ainda estou de repouso, devo continuar a usar o gelo?

      Excluir
    2. tive um estiramento muscular a uns 15 dias atrás, o médico me indicou fazer 3 sessões de gelo por dia, durante uma semana, passou esse periodo e eu continuo sentindo dores e estalos, ainda estou tomando o anti-inflamatório receitado, devo continuar a fazer sessões de gelo ou apenas continuar de repouso?

      aguardo a resposta.

      Excluir
  5. Em um treino de perna senti minha coxa, fui orientada a fazer compressa com gelo tomar anti-inflamatório com analgésico (torcilax), no terceiro dia de tratamento o resultado foi uma hemorragia, então tive que interromper o tratamento, voltei ao ortopedista e ele me indicou compressa com gelo e anti-inflamatório (local) em gel 3x ao dia, muito bom! Obs.Ainda estou em tratamento.

    ResponderExcluir