quarta-feira, 9 de julho de 2008

OS SEGREDOS DA CALIBRAGEM PERFEITA

Uma dúvida frequente entre ciclistas é a pressão correta da calibragem dos pneus. A pressão correta não é um númejro fixo, imutável. A calibragem correta depende muito de alguns fatores que devem ser levados em consideração.

Em geral os pneus de speed são calibrados entre 80 libras psi e 110 libras, podendo chegar a 130 libras em caso de competição em bom piso. Alguns modelos - como os tubulares - podem chegar até 160 libras psi. No caso das mountain bikes, a calibragem pode variar desde 25 até 60 libras psi, dependendo do pneu. A pressão a ser usada nos pneus depende muito do peso do ciclista, do tipo de pneu, das condições atmosféricas, do piso e do uso que se vai fazer. O pneu dianteiro pode ser calibrado de 15-20% mais murcho que o traseiro para ajudar a amortecer as imperfeições do terreno e poupar os braços de impactos, especialmente no caso das speed e das mountain bikes sem suspensão dianteira. Algumas considerações na hora de escolher a calibragem:

-Quanto mais leve o ciclista menos pressão é necessária nos pneus; -Quanto mais liso e perfeito o piso, maior pode ser a calibragem; -Menos pressão nos pneus significa mais atrito com o chão, portanto maior aderência; -Maior pressão significa menos contato com o chão, portanto menos aderência, e em contrapartida, maior velocidade da bike; -Quanto mais fino o pneu, mais pressão ele admite; -Sob chuva um pneu mais murcho terá maior aderência ao terreno. -A calibragem correta para os pneus de sua bike vem da combinação dos fatores acima.O melhor é cada ciclista fazer testes com várias calibragens e ver a que melhor se adapta a seu estilo e à necessidade do momento. Aumente ou diminua a pressão de seu pneu de 5 em 5 libras para ter parâmetros de comparação.

Vale lembrar: pneus excessivamente murchos são mais propensos a furos e se desgastam mais, e pneus mais cheios transmitem mais impacto ao ciclista, são mais lisos na chuva, em contrapartida tornam a bike mais rápida.

Última dica: Evite encher seu pneu com bombas manuais elas foram criadas para consertos de emergência.

O ideal para calibrar é usar bombas de pé ou mesmo compressores em postos de gasolina. O movimento de vaivém das bombas manuais fazem a válvula balançar e com o tempo vai ocasionar o rompimento na junção da válvula com a câmara.

Fonte: http://www.bikemagazine.com.br

deco... com o titulo "Rei do Furo", fica na obrigação de informar a galera...

Nenhum comentário:

Postar um comentário