sexta-feira, 3 de setembro de 2010

SER TRIATHLETA NO RGS É COMPLICADO!

Olha indiada..."É BRABO ISTO DAÍ TCHE!" Ser triathleta no Rio Grande do Sul é complicado, treinar já é difícil! Tempo frio, chuva, poucos lugares para treinar ciclismo, agua aberta então...temos que ir para a praia, laranjal talvez algo assim, nada menos que 100km... Mas como se isto não bastasse a nossa federação, não ajuda em nada pois provas é uma lenda..
Só para exemplificar o que estou falando a primeira prova de triathlon de 2010 foi 07 de Fevereiro o triatlhon do Laranjal - Pelotas, e até agora mês 09 não tivemos NENHUMA prova de triathlon e as provas que estavam no calendário simplesmente DESAPARECEM, possíveis justificativas são jogadas ao ar, porém com exatidão dos fatos nenhuma e o pior que isto o triathleta fica como? há claro faz um ou outro duathlon, aquathlon que aparece a cada 2 meses....
Bom quem sabe devemos ser triathletas de IRONMAN, uma única prova ao ano! Não melhor triathleta de MEIO IRONMAN PINHAL - 300 reais de inscrição, 48 atletas inscritos e o valor da premiação para os primeiros colocados de cada categoria até hoje não foram pagos....
É em bem verdade como nada é feito, nós atletas precisamos elaborar formas de realizar nosso esporte, com simulados, provas de corrida de rua, provas de ciclismo!
Sendo assim no dia 26 de Setembro - dia este que havia marcado um AQUATLHON e para variar somente um pouco, foi transferido sem data prevista, realizarei uma MARATONA CROSS COUNTRY MTB - programação aqui, o mais impressionante é que para esta prova a inscrição é R$30,00, isto mesmo TRINTA REAIS para não filiados, com camiseta alusiva ao evento (quando nossas abundantes provas de triathlon tem o simbólico valor de 45,00 para filiados, sem direito a camiseta), tudo bem a prova é em GARIBALDI 107 km de Porto Alegre, mas é a 10ª etapa, isto mesmo DÉCIMA entre outra provas que são organizadas, veja todo calendário no site FGC, bom o que dizer? Afinal o estado é o mesmo - que Eu saiba RIO GRANDE DO SUL é um só.
Se você não conhece Maratona Cross Country MTB, dá uma olhadinha aqui!

9 comentários:

  1. Infelizmente larguei de mão a FGTri velho, estou treinando só para meio e iron, essas provas não mudam a data, o kit é bom e a organização quase impecavel, sem contar o numero de atletas.

    Em dezembro tem o Sesc Triathlon, esse sai porque quem organiza não é a Federação.
    Temos poucos triatletas, e desse jeito, continuaramos raros aqui pelo sul.

    É importante tu levantar um tópico desses, é duro ter que falar da nossa federação, o teu blog tem muita visibilidade.

    melhoras pra nós.

    Grande abraço Deco.

    ResponderExcluir
  2. Grande Deco...

    Não está fácil nossa situação em relação as provas aqui no estado. Vai de mal a pior.

    Prova da Fgtri acho que só aqui no Laranjal, de resto com o Kiko salientou, migrar para provas mais longas e fora do estado.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Post perfeito Deco, aki só se pensa em futebol, passamos um ano inteiro treinando par competir duas vezes por ano, realmente é brochante
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Fala Deco!! Ficou show o novo visu do blog hein!!! parabéns!!
    Bom, sobre o post, pelo menos vcs tem federação!!!
    tah dominado, tah tudo dominado!!!
    aeuhauehaeu
    Ser um triatleta em nosso país não basta ser um Homem de ferro, tem que ter paciência de ferro!!
    Abração!!

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo. Sou gaúcho, tô longe da terra, mas o coração tá aí.
    Aqui em São Paulo é bem diferente...não sou triatleta, ainda, mas acompanho de perto as competições que são muitas.
    Daí eu amplio a tua pergunta tchê: o Brasil não é um só??
    ...
    Xiru, parabéns pelo blog, tá mais bonito que potranca em dia de rodeio!

    ResponderExcluir
  6. Se o problema fosse somente a FGTri tava bom...em São Paulo tem várias provas...kkkk...mas o que a federação faz pra isso? As provas são todas de "iniciativas privadas"(NA Sports, Cia de eventos, etc) e são bem caras. A federação daqui é simplesmente vergonhosa...pra falar a verdade, ninguém sabe se ela realmente existe.
    Abraços e parabéns pelo blog
    Rodrigo Dantas

    ResponderExcluir
  7. Fala Indio Velho. Já acompanho seu blog tem um tempão. Sobre o post aí posso dizer que a situação aqui no PR (Curitiba e Regiaão Metropolitana) não é muito diferente. O clima também é complicado (apesar de que faz semanas que nao chove agora). Mas quando chega o inverno é complicado. Locais pra pedalar também são poucos. Treinar em aguas abertas, também é preciso pegar estrada e encarar 110 a 120 km, sem falar que é preciso pagar quase 30 mangos de pedágio. Quanto a federação não muito boa por aí, por aqui como o Mauro CAvanha disse no comentario dele, e nós que nem temos??? Pra quem é amador e não tem possibilidades ou me mos interesse em viagens pra participar de provas, temos algumas por aqui, graças a empresas como a Triativaeventos que organiza algumas provas de duathlon e triathlon. Tem o long distance de CAiobá, o triatlhon do Sesc e por aí vai...No mais é isso...um abraço ...ah...comecei meu blog, se quiser adicionar aí por favor fique a vontade. www.sjptri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olha Deco, quando eu estava aí já tinha largado a FGTri de mão há uns três anos...Entra no site deles e vê quantos atletas estão filiados e compara com 2002,2003,2004...estão cada vez diminuindo mais. Tu viu quem foi para o mundial de duatlo? Tu viu quem era a comissão? O presidente está lá, viajando às custas da CBTri enquanto os triatletas ficam sem provas!!! Outra coisa, os atletas deveriam se unir e exigir mudanças, mas enquanto uns e outros estão se beneficiando, para quê se incomodar não é? Porque as equipes não se manifestam? A FGTri está se deteriorando há alguns anos e na minha opinião estará extinta em pouco tempo por responsabilidade dos dirigentes que não fazem nada para mudar e das equipes que não se opõem! Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Sou apaixonada pelo triathlon, como todos sabem....mas fico desanimada quando vejo os valores das inscrições.
    Aqui no estado de São Paulo, não posso reclamar, tem bastante provas, mas todas com valor bem alto. Se não tenho uma ajuda de custo é impossível de bancar...pois soma-se a viajem, a alimentação, estadia e mais a grana da inscrição...não dá né...
    Uma das coisa que costumo fazer, quando não há possibilidade de competir no triathlon por alguma razão, é fazer esse tipo de provas como você, umas de MTB, corridas de rua, travessias, etc, não é a mesma coisa...mais pelo menos dá algum rítmo de prova e faço um treinão.

    Abraço Deco...e bons treinos!!!

    ResponderExcluir