segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

COMPETIÇÕES – PROVAS NA AREIA = DORES NA LOMBAR

Tchê a dois finais de semana seguidos competi em provas de corrida na praia, são provas de 5km e tentei dar o máximo – tive um bom resultado nas duas ficando em 10º e 15º geral, porém já na primeira etapa que foi um evento noturno senti a dificuldade de correr na areia, a diferença de quando você somente treina em terrenos firmes, aliado a está dificuldade obtive uma queda no percurso.


Bueno ontem ocorreu a etapa CORSAN BANRISUL CAPÃO DA CANOA, uma prova bem organizada, kit com uma boa camiseta, muita hidratação, frutas e com um custo de inscrição mais baixo que já constatei (R$ 15,00).

Mas até ai tudo tranqüilo, apesar de que durante a semana senti um forte desconforto na lombar e o incomodo demorava a passar, durante a natação melhorava 90%.

Pois ontem ao final da prova, manter um ritmo de 4’10” na areia era praticamente impossível pois a minha lombar não gritava, ela berrava de dor... ou seja arranjei um principio de lesão.

Agora descobri a tal: Síndrome do Piriforme


O QUE É? A Síndrome do Piriforme é uma irritação do nervo ciático provocada pelo aumento da tensão ou espasmo do músculo piriforme.

O piriforme é um músculo pequeno e profundo, localizado na nádega, sob os glúteos e tem como função a rotação externa da coxa, que é quando o joelho "olha" para fora, além de auxiliar na abdução (abertura da coxa). Sua localização vai do sacro (porção final da coluna) até o fêmur (osso da coxa). O nervo ciático passa debaixo deste músculo, mas em algumas pessoas (10%) ele passa através dele, o que aumenta a predisposição para a síndrome. Se o músculo se tensionar pode haver compressão do nervo ciático o que causa dor, com irradiação para a perna.

POSSIVEIS CAUSAS? A causa mais comum é a tensão e encurtamento do músculo piriforme. Porém tensão e encurtamento da musculatura próxima a ele (coluna, nádega e quadril) também geram tensão neste músculo, predispondo à compressão do nervo ciático.

É comum em esportes que requerem corrida, mudança de direção ou descarga de peso excessiva. Os seguintes fatores podem também favorecer o aparecimento da síndrome: corrida em terrenos duros ou irregulares, subir escadas, atividades que exijam muito agachamento e uso de calçados inapropriados para o tipo de pisada ou gastos demais.

SINTOMAS. As queixas incluem dor que pode acontecer em alguns locais como: na região glútea (nádega), quadril, lombar, membro inferior e também formigamento ou dormência, que podem irradiar em direção à perna do lado acometido.



A dor pode ser reproduzida na rotação externa do quadril resistida, que é quando tentamos impedir o movimento de afastar os joelhos, ou seja, o joelho vai para fora e o pé para dentro, como ao cruzar uma perna sobre a outra. Ou quando se força o movimento contrário (rotação interna), isto é, quando forçamos o movimento de levar o joelho para dentro e o pé para fora.
Fonte: Internet
 
Bueno além de consultar um médico, um dos tratamentos mais efetivos é o alongamento:
BUENO TCHÊ ENTÃO SE "ESPICHEMO" FEITO TERNERO DISPUTANDO TETA


2 comentários:

  1. Tive dor no ciático ano passado após ter uma queda boba de moto a 10kph onde bati com a bunda no chão, e uma coisa eu te digo, doi pra caralho... dÓi demais, a minha dor começava na bunda, esticava pela lateral esquerda da perna inteira indo até a ponta do dedo do pé... fazer alongamento era um martirio... demorou para resolver mais resolveu com alongamento...

    ResponderExcluir
  2. "feito terneiro disputando teta" tá ótimo hehe

    Boa recuperação

    Abraço

    ResponderExcluir