quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

PANGARÉ SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO


“O termo pangaré, que na região sul do Brasil remete ao cavalo ou mula de pelagem mais clara, acastanhada, geralmente de garganta e o focinho esbranquiçados, e utilizado ainda como apelido depreciativo para pilotos esportivos.”

Esta definição é extremamente literal e por consequência dai vêm o pseudo nome aplicado aos retardatários, aos que ficam para trás, aos que não possuem desempenho  “SATISFATÓRIO”.

Bem me pergunto, SATISFATÓRIO para quem?

Não vou ser hipócrita e dizer aqui que o que realmente importa é competir e não vencer, se todos nós pudéssemos venceríamos sempre, porém, existe uma maneira diferente de vencer que vêm na contra mão do termo PANGARÉ.

Quando vencemos nossos limites, quando vencemos nossas dificuldades, medos e até mesmo deficiências por falta de treinamento no momento certo de nossas vidas (aqui faço um parêntese, é muito mais tranquilo o atleta que começou desde cedo a treinar adiquir um bom desempenho do que aquele sedentário, que esta acima do peso e agora começa a treinar chegar ao topo), porém quando um sedentário torna-se um atleta, vive o esporte, ganha qualidade de vida, mesmo que este ainda chegue entre os últimos não pode e NÃO DEVE MAIS ser considerado um pangaré, pois na minha concepção:

ESTE JÁ É UM ATLETA EM FORMAÇÃO, PANGARÉ É AQUELE QUE SE ACOMODA COM A SITUAÇÃO E NÃO BUSCA A DETERMINAÇÃO NECESSÁRIA PARA MUDAR SUA FORMA DE VIDA.

Não espero que todos aqui compartilhem de minha opinião, porém espero que quando forem utilizar o termo PANGARÉ, saibam que muitos pangarés têm mais vitalidade e mais força de vontade do que muitos que nos rodeiam.

Não é de hoje que é visto e falado, sobre as provas como o IRONMAN onde você fica assustado ao olhar aqueles atletas – FORTES, SUPOSTAMENTE BEM PREPARADOS, ROUPAS DE MARCAS, EQUIPAMENTOS TOP DE LINHA e quando você esta na maratona já ao final da batalha que iniciou ao raiar do dia na natação, estendeu-se pelos 180km de ciclismo e agora é travada ali no seu pace de 5’10” p/km, nada mais vêm a mente se não o pensamento de terminar aquele dia mágico cruzando o pórtico, eis a surpresa:
O super, mega atleta que você viu na largada esta caminhando e tão cansado que não observa um ex-sedentário e PANGARÉ cruzando por ele; com certeza não o viu mais, pois o pórtico chegou mais rápido para o PANGARÉ!
 (relato de uma experiência pessoal)


Bem vindos ao nosso mundo, bem vindos ao mundo do esporte onde com dedicação e persistência, a médio e longo prazo sua vida se tornará um lugar bem melhor para viver!

4 comentários:

  1. Deco, conheço voce atraves de seu blog e de um amigo em comum que é o Max, o seu artigo serve e muito como incentivo para que continuemos a ser alem de atletas, exemplo de Humildade.Parabens.

    ResponderExcluir
  2. Pô Cyro obrigado pelas palavras, seja sempre bem vindo a este potreiro e que tenhamos a oportunidade de alinhar em alguma largada de prova...
    Abraços e bons treinos amigo.

    ResponderExcluir
  3. Simbolo da minha banda ^^

    ResponderExcluir
  4. essa logo debaixo é da @pangaretunado , uma banda de rock que adotou esse nome, mas acima de tudo, toca um som por esporte. tamo junto aí \m/

    ResponderExcluir