quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

APRENDIZADO NO DESAFIO DA SERRA - PARTE II / PÉ DE VELA



A velha peleia do pé de vela COMPACTO & Pé de vela CONVENCIONAL, as grandes marcas (CERVELO por ex.) est produzindo as bikes com compacto, isto é melhor, pior, igual ou o que.
Pois olha neste desafio de tanto conversar e perguntar ao LOOD e ao MAX endenti o que faz a diferença nestes equipamentos, é pura matemática.
A relação de redução é calculada da seguinte maneira: numero de dentes da coroa / numero de dentes do cassete.

No tradicional, a leve fica 39/24 = 1.625 (no meu caso era um grupo Campagnolo 39/25 = 1,56). Ou seja, uma volta no pedivela dá 1.65 (no meu caso 1,56) voltas na roda. Como a roda tem perímetro de aproximadamente 2 m, cada pedalada na marcha "leve" rende 3.30 m (no meu caso 3,12 m).

No compacto, a leve fica 36/21 = 1.714. 1.714 voltas no pedivela dão 1.714 voltas na roda, o que rende 3.428 m por pedalada! Mais pesado que o tradicional!

Agora, nas marchas pesadas: tradicional 53/13 = 4.07. Uma pedalada = 8.14 m. Compacto 50/11 = 4.54 que rende 9.08 m! Mais pesado que o tradicional!

Só que um detalhe, o tradicional e 175 mm e o compacto é 172.5 mm, o que significa que ganho um pouco de giro e a relação fica um pouquinho mais leve. Moral da história: as duas relações são equivalentes.

Claro, poderíamos usar uma relação 53/11 = 4.81, dando 9.62 m por pedalada. A 120 rpm (quase espanando já!) estaríamos andando a 19.24 m/s = 69.26 km/h. Com o compacto 50-11 estaríamos nesta mesma cadencia a 65.45 km/h.

Caso você não dispute sprint e nem aposte corrida com o Cancellara, provavelmente não vai sentir necessidade de um convencional.

Na situação oposta, vamos dizer numa subida a 18 km/h (5 m/s) com uma relação 36/24 = 1.5 estaria pedalando a 100 rpm. Com uma tradicional de 39/24 = 1.625 a 18 km/h estaria com uma cadencia de 92 rpm.

No caso da marcha pesada, a diferença parece bem mais notável que na leve. Mas numa subida bem travada, pode fazer ajudar um monte.

Seguindo o critério do LOOD que irá trocar para algumas provas:
No quesito ESCALADOR acredito que o COMPACTO lhe de mais conforto para pedalar, e ainda soube através do MAX que a ROTOR faz coroas em que você pode substituir sem mexer no pé de vela, pois a furação é a mesma do compacto. Sendo assim você pode ficar com a opção do normal e do compacto apenas trocando os discos.

EM TEMPO
Cálculos de Área e Perimetro
Para calcular a área ou perímetro, você precisa saber o raio do círculo, que é a distância em linha reta de seu centro até a própria linha do círculo.

O diâmtero é o dobro dessa distância, pois é o tamanho da linha que liga um lado do círculo a outro em linha reta passando pelo centro.
Bem, para esses cálculos você precisará usar o valor "pi", associado à letra grega de mesmo nome, π.
Esse valor é 3,1415927... mas você pode arredondar para o valor que quiser, dependendo da precisão. Geralmente 3,14 é um valor viável.
Bom, as fórmulas para o cálculo são:
  •  Área:
S = π . r² (S de superfície)
ou seja: se o raio de seu círculo for de 1m, a área será:
S = 3,14 x 1² = 3,14 m² (metros quadrados porque é justamente uma área)
Se você dispuser do diâmetro, basta dividir o valor por 2 para obter o raio e usar a fórmula acima.

  • Perímetro:
Perímetro é o comprimento do círculo.
A fórmula do perímetro é a seguinte
P = 2 . π . r
Então se o raio for 1m, o perímetro será 2 x 3,14 x 1 = 6,28m

Mesmo raciocínio acima se tiver o diâmetro: divida por 2 para obter o raio e então use na fórmula

Um comentário:

  1. Buenas (Olá! em Gauchês).

    Tá excelente estes post sobre o Aprendizado no Desafio da Serra. Parabéns!!! É de grande valia para nós todos que vivemos o esporte de alguma forma.
    Olha só quem está de volta as origens e com maestria....
    http://www.bikemagazine.com.br/2012/02/lance-armstrong-e-o-2o-no-ironman-70-3-do-panama/

    Abç!
    De La Vega

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