segunda-feira, 14 de julho de 2008

DA SÉRIE... DO FUNDO DO BAÚ

Achei legal este lance da Caloi e fui conferir sua "história", veja o resultado...
O imigrante italiano Luigi Caloi chegou ao Brasil em 1898 e nesse mesmo ano fundou a Casa Luiz Caloi, em sociedade com seu cunhado Agenor Poletti. No início era apenas uma importadora de bicicletas localizada na Rua Barão de Itapetininga, na região central de São Paulo. Devido às dificuldades em importar componentes durante a II Guerra Mundial, a Caloi passou a produzir peças e alguns componentes em 1945. A produção de bicicletas só começou em 1948. Alguns modelos antigos foram conservados pela empresa e outros foram restaurados por especialistas. Em 1998, para comemorar seu centenário de fundação, a Caloi organizou uma exposição itinerante e já esteve em diversos locais na capital paulista além de ter visitado várias capitais brasileiras.
A fábrica localizada na zona sul de São Paulo possui um MUSEO, abaixo alguns modelos que contam a história da bicicleta no Brasil.....
CELERÍFERO Esta réplica do ano 1790 é a mais primitiva forma de bicicleta que se conhece. Idealizada pelo conde francês Méde de Sivrac, este modelo não dispunha de pedais, e portanto, a propulsão era feita com o movimento dos pés diretamente tocando o solo, no mais autêntico estilo "Flinstones". Era impossível de se fazer curvas, pois o guidão era fixo.
DRAISIANA Criada em 1813 pelo barão alemão Karl Friederich Christian Ludwig von Sauerbroun Drais, a Draisiana é uma evolução do Celerífero. Este modelo já tinha articulação na roda dianteira. A propulsão ainda era feita diretamente com os pés. A patente foi cedida para vários fabricantes em diversos países.
BICICLO INGLÊS Esta é a peça original mais antiga da exposição e pertenceu ao Sr. Guido Caloi. Criada pelo inglês James Starley, em 1870, esta avó das bicicletas tinha o aro revestido em madeira, pois o pneu, como o conhecemos hoje, só foi inventado sete anos mais tarde pelo britânico John Boyd Dunlop. O ciclista já podia pedalar para se locomover. Foi um sucesso de vendas. Devido à sua altura enorme, o biciclo causava acidentes graves mesmo nas quedas mais corriqueiras.
BIANCHI As Bianchi foram sempre o carro chefe na época que a Caloi era apenas uma importadora de bicicletas. O modelo ao lado, de 1935, tinha aro 28" e pára-lamas, como era comum nas bikes da época.
FIORENTINA Este modelo do ano 1953 tinha aro 26" (novidade para a época), freio a varão, bagageiro e vinha com uma utilíssima bolsa para ferramentas sob o selim, em couro.
CALOI TRÊS MARCHAS Esta bicicleta do ano 1955 trazia algumas inovações como o câmbio de três marchas embutido no cubo traseiro, da marca inglesa Sturmey Archer. Tinha ainda esticador de corrente na gancheira, trava anti-furto na roda traseira e placa de identificação, como nos carros.
CAMPEONÍSSIMA Na década de 60 a Caloi lançou modelos em homenagem a times [e torcidas] de futebol. A Campeoníssima Colorado, do ano de 1962, era destinada aos torcedores do Internacional de Porto Alegre. Detalhe: Este modelo era fornecido com freio contra-pedal, para agradar ao público sulista. Havia também outras opções de times, como a do Palmeiras: CALOI 10 Outra lenda! Lançada em 1972, pela primeira vez um cidadão comum podia adquirir uma "bicicleta de corrida", com 10 marchas! Aquilo era um sonho. Seu quadro é baseado nas Bianchi San Remo. Teve vários modelos produzidos: Sportissima, Sprint e até uma versão com 12 marchas. Muito resistentes, até hoje encontramos as Caloi 10 rodando pelas ruas e estradas do país.
CALOI CROSS EXTRALIGHT Um autêntica lenda! O lançamento da Extralight marcou a chegada do BMX ao Brasil, em 1978. Em 1982, o filme "ET - O Extraterrestre" serviu para alavancar e popularizar as bicicletas de cross ao redor do mundo. As rodas eram no tamanho 20" com pneus biscoito. As partes de alumínio da Extralight eram coloridas (inédito na época) e tinha rotor na caixa de direção.
CALOI CECI Lançada em 1979 - e produzida até os dias de hoje -, a Ceci foi a primeira bicicleta destinada ao uso feminino. Até então havia um certo preconceito contra mulheres que se aventuravam a pedalar. A cestinha na dianteira sempre foi a marca registrada deste modelo. O comercial de TV desta bicicleta trazia a atriz Bruna Lombardi como garota propaganda.
EDDY MERCHX Bike profissional de ciclismo. Desenvolvida no início da década de 90 pelo famoso campeão belga Eddy Merckx, que brilhou no ciclismo mundial nos anos 80. Merckx, que fabrica quadros de competição, veio ao Brasil para uma prova "9 de Julho" e daí nasceu a parceria com a Caloi, que chegou a fornecer bicicletas para a equipe norte-americana Motorola.
Até mesmo o heptacampeão do Tour de France Lance Armstrong já pedalou um modelo Caloi-Eddy Merckx Na foto ao lado, publicada na página 18 do livro "The Lance Armstrong Performance Program", o heptacampeão do Tour de France pedala uma Caloi-Eddy Merckx de contra-relógio. Em meados da década de 90, a Caloi firmou uma parceria com o belga Eddy Merckx, que fornecia as bicicletas profissionais para a equipe norte-americana Motorola, onde Armstrong competiu durante alguns anos. Muitos desses modelos ainda participam de provas de ciclismo no Brasil.
Deco....

Um comentário:

  1. muito rica em informações essa pagina do blog!...parabéns pelos post

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