
Os momentos mais emocionantes do dia ficaram na disputa entre os líderes da competição, na última montanha da prova. O australiano Cadel Evans (Silence-Lotto) não conseguiu acompanhar o ritmo de seus principais adversários e perdeu a liderança na classificação geral para Frank Schleck (CSC). O austríaco Bernhard Kohl (Gerolsteiner) cruzou a linha de chegada 37s à frente de Evans e F. Schleck, e não se tornou o novo camisa amarela por apenas 7s.
Como consolo, ele conquistou a camisa branca com bolas vermelhas, de pontos de montanha. O brasileiro Murilo Fischer (Liquigas) completou a prova na 100ª posição, com um atraso de 22min46s. Ele agora ocupa o 82ª lugar na classificação geral.
A provaA 15ª etapa começou com o abandono do britânico Mark Cavendish (Columbia), que já venceu quatro provas no Tour deste ano e preferiu não enfrentar os Alpes para se preparar para os Jogos Olímpicos de Pequim.
Com 12 km percorridos, Martinez atacou e foi seguido por Pate e Arrieta. Os três ganharam posteriormente a companhia de Gerrans, e na marca dos 41 km já possuíam uma vantagem de 13min para o pelotão.Na descida do Col Agnel, uma montanha categoria HC, o espanhol Oscar Pereiro Sio, campeão do Tour em 2006, sofreu um grave acidente e abandou a competição com uma fratura no ombro.
A queda do ciclista da Caisse d´Epargne, que não conseguiu fazer uma curva, chocou-se contra um guardrail e foi lançado ao ar, deixou todos preocupados e fez o grupo principal diminuir o ritmo.A fuga aproveitou-se disso e conseguiu manter uma diferença que garantiu aos seus integrantes a vitória. A CSC controlou a prova durante a maior parte do tempo, e imprimiu um ritmo forte para fazer com que o pelotão chegasse quebrado na base do Prato Nevoso, a última escalada do dia, de categoria 1.
Os líderes da classificação geral iniciaram a subida da montanha juntos, um marcando o outro. O luxemburguês Andy Schleck (CSC) tentou ditar o ritmo e atacou diversas vezes. A 5 km do final, o espanhol Carlos Sastre (CSC) deixou Evans para trás e foi acompanhado pelo seu compatriota Alejandro Valverde (Caisse d´Epargne), pelo russo Denis Menchov (Rabobank) e por Kohl.Evans, que até então era o primeiro na classificação geral, se preocupou apenas com F. Schleck, que era quem mais ameaçava sua liderança. No final, o ciclista da CSC deixou o australiano para trás e conseguiu cruzar a linha com 9s de vantagem, o que lhe rendeu a camisa amarela. Kohl, que havia completado a prova 37s antes, lamentou não ter conseguido se tornar o novo líder do Tour por míseros 7s.
Nesta segunda-feira, os ciclistas ganham um dia de descanso. Eles voltam à estrada para disputar a 16ª etapa da competição na terça-feira (22), quando percorrerão 157 km entre Cuneo e Jausiers. As altas montanhas do percurso prometem esquentar ainda mais a disputa pelo título.
Classificação da 15ª etapa
Simon Gerrans (AUS/ Crédit Agricole) 4h50min44s2 -
Egoi Martinez (ESP/ Euskaltel) a 3s3 -
Danny Pate (EUA/ Garmin) a 10s4 -
José Luis Arrieta (ESP/ AG2R) a 55s5 -
Bernhard Kohl (AUT/ Gerolsteiner) a 4min03s6 -
Carlos Sastre (ESP/ CSC-Saxo Bank) a 4min03s 7 -
Alejandro Valverde (ESP/ Caisse d'Epargne) a 4min12s8 -
Denis Menchov (RUS/ Rabobank) a 4min23s9 -
Frank Schleck (LUX/ CSC-Saxo Bank) a 4min41s10 -
Christian Vande Velde (EUA/ Garmin) a 4min43s11 -
Roman Kreuziger (TCH/ Liquigas) a 4min46s12 -
Samuel Sanchez Gonzalez (ESP/ Euskaltel) a 4min50s13 -
Cadel Evans (AUS/ Silence-Lotto) a 4min50s100 -
Murilo Fischer (BRA/ Liquigas) 20min46s
Frank Schleck (LUX/ CSC-Saxo Bank) 63h57min21s2 -
Bernhard Kohl (AUT/ Gerolsteiner) a 7s3 -
Cadel Evans (AUS/ Silence-Lotto) a 8s4 -
Denis Menchov (RUS/ Rabobank) a 38s5 -
Christian Vande Velde (EUA/ Garmin) a 39s6 -
Carlos Sastre (ESP/ CSC-Saxo Bank) a 49s7 -
Kim Kirchen (LUX/ Columbia) a 2min48s8 -
Vladimir Efimkin (RUS/ AG2R) a 3min36s9 -
Alejandro Valverde (ESP/ Caisse d'Epargne) a 4min11s10 -
Samuel Sanchez Gonzalez (ESP/ Euskaltel) a 4min34s82 -
Murilo Fischer (BRA/ Liquigas) a 1h26min04s
Classificação de montanha
Bernhard Kohl (AUT/ Gerolsteiner) 85 pts2 -
Sebastian Lang (ALE/ Gerolsteiner) 60 pts3 -
Egoi Martinez (ESP/ Euskaltel) a 50 pts
Nenhum comentário:
Postar um comentário