domingo, 20 de julho de 2008

LE TOUR DE FRANCE 15ª STAGE - CAMISA AMARELA TÊM NOVO DONO.....

Após uma longa fuga, o autraliano Simon Gerrans venceu a 15ª etapa do Tour de France, disputada neste domingo, dia 20 de julho. O ciclista da Crédit Agricole liderou ao lado dos espanhóis Egoi Martinez (Euskaltel) e José Luis Arrieta (AG2R) e do norte-americano Danny Pate (Garmin) a maior parte dos 185 km entre Embrun e Prato Nevoso, e atacou seus companheiros de quebra a 200 m da linha de chegada, para pela primeira vez em sua carreira subir no lugar mais alto do pódio em uma etapa da volta francesa.
Os momentos mais emocionantes do dia ficaram na disputa entre os líderes da competição, na última montanha da prova. O australiano Cadel Evans (Silence-Lotto) não conseguiu acompanhar o ritmo de seus principais adversários e perdeu a liderança na classificação geral para Frank Schleck (CSC). O austríaco Bernhard Kohl (Gerolsteiner) cruzou a linha de chegada 37s à frente de Evans e F. Schleck, e não se tornou o novo camisa amarela por apenas 7s.
Como consolo, ele conquistou a camisa branca com bolas vermelhas, de pontos de montanha. O brasileiro Murilo Fischer (Liquigas) completou a prova na 100ª posição, com um atraso de 22min46s. Ele agora ocupa o 82ª lugar na classificação geral.
A provaA 15ª etapa começou com o abandono do britânico Mark Cavendish (Columbia), que já venceu quatro provas no Tour deste ano e preferiu não enfrentar os Alpes para se preparar para os Jogos Olímpicos de Pequim.
Com 12 km percorridos, Martinez atacou e foi seguido por Pate e Arrieta. Os três ganharam posteriormente a companhia de Gerrans, e na marca dos 41 km já possuíam uma vantagem de 13min para o pelotão.Na descida do Col Agnel, uma montanha categoria HC, o espanhol Oscar Pereiro Sio, campeão do Tour em 2006, sofreu um grave acidente e abandou a competição com uma fratura no ombro.
A queda do ciclista da Caisse d´Epargne, que não conseguiu fazer uma curva, chocou-se contra um guardrail e foi lançado ao ar, deixou todos preocupados e fez o grupo principal diminuir o ritmo.A fuga aproveitou-se disso e conseguiu manter uma diferença que garantiu aos seus integrantes a vitória. A CSC controlou a prova durante a maior parte do tempo, e imprimiu um ritmo forte para fazer com que o pelotão chegasse quebrado na base do Prato Nevoso, a última escalada do dia, de categoria 1.
Os líderes da classificação geral iniciaram a subida da montanha juntos, um marcando o outro. O luxemburguês Andy Schleck (CSC) tentou ditar o ritmo e atacou diversas vezes. A 5 km do final, o espanhol Carlos Sastre (CSC) deixou Evans para trás e foi acompanhado pelo seu compatriota Alejandro Valverde (Caisse d´Epargne), pelo russo Denis Menchov (Rabobank) e por Kohl.Evans, que até então era o primeiro na classificação geral, se preocupou apenas com F. Schleck, que era quem mais ameaçava sua liderança. No final, o ciclista da CSC deixou o australiano para trás e conseguiu cruzar a linha com 9s de vantagem, o que lhe rendeu a camisa amarela. Kohl, que havia completado a prova 37s antes, lamentou não ter conseguido se tornar o novo líder do Tour por míseros 7s.
Nesta segunda-feira, os ciclistas ganham um dia de descanso. Eles voltam à estrada para disputar a 16ª etapa da competição na terça-feira (22), quando percorrerão 157 km entre Cuneo e Jausiers. As altas montanhas do percurso prometem esquentar ainda mais a disputa pelo título.
Classificação da 15ª etapa
Simon Gerrans (AUS/ Crédit Agricole) 4h50min44s2 -
Egoi Martinez (ESP/ Euskaltel) a 3s3 -
Danny Pate (EUA/ Garmin) a 10s4 -
José Luis Arrieta (ESP/ AG2R) a 55s5 -
Bernhard Kohl (AUT/ Gerolsteiner) a 4min03s6 -
Carlos Sastre (ESP/ CSC-Saxo Bank) a 4min03s 7 -
Alejandro Valverde (ESP/ Caisse d'Epargne) a 4min12s8 -
Denis Menchov (RUS/ Rabobank) a 4min23s9 -
Frank Schleck (LUX/ CSC-Saxo Bank) a 4min41s10 -
Christian Vande Velde (EUA/ Garmin) a 4min43s11 -
Roman Kreuziger (TCH/ Liquigas) a 4min46s12 -
Samuel Sanchez Gonzalez (ESP/ Euskaltel) a 4min50s13 -
Cadel Evans (AUS/ Silence-Lotto) a 4min50s100 -
Murilo Fischer (BRA/ Liquigas) 20min46s
Classificação geral após a 15ª etapa
Frank Schleck (LUX/ CSC-Saxo Bank) 63h57min21s2 -
Bernhard Kohl (AUT/ Gerolsteiner) a 7s3 -
Cadel Evans (AUS/ Silence-Lotto) a 8s4 -
Denis Menchov (RUS/ Rabobank) a 38s5 -
Christian Vande Velde (EUA/ Garmin) a 39s6 -
Carlos Sastre (ESP/ CSC-Saxo Bank) a 49s7 -
Kim Kirchen (LUX/ Columbia) a 2min48s8 -
Vladimir Efimkin (RUS/ AG2R) a 3min36s9 -
Alejandro Valverde (ESP/ Caisse d'Epargne) a 4min11s10 -
Samuel Sanchez Gonzalez (ESP/ Euskaltel) a 4min34s82 -
Murilo Fischer (BRA/ Liquigas) a 1h26min04s
Classificação de montanha
Bernhard Kohl (AUT/ Gerolsteiner) 85 pts2 -
Sebastian Lang (ALE/ Gerolsteiner) 60 pts3 -
Egoi Martinez (ESP/ Euskaltel) a 50 pts

Nenhum comentário:

Postar um comentário