quinta-feira, 11 de setembro de 2008

RELATO MARATONA DE PUNTA PARTE III - POR GRANDE PARCERIA - LU

Depois de 08 1/2 maratonas já havia decidido que este ano passaria para as maratonas, mas ainda não havia definido qual prova seria a minha estréia, não tava a fim de esperar até a de POA que tdo mundo que conheço escolhe pra estrear em casa. Depois de fechar aquela que seria a minha última 1/2 na maratona de POA, fiz uma parada para realizar um procedimento médico e na semana seguinte fui caminhar no CETE, la´encontrei o Dani que me convidou pra ir à Punta, fiquei tentada, mas mesmo sendo meio kamikase tinha noção do tempo que eu tinha até a prova não era aceitável pra preparar-se para uma maratona, fui pra casa e no outro dia, decido que ia correr e que podia sim me preparar em tempo recorde rsrs (08 semanas). Optamos pelo treino intervalado, com sessões intermináveis de tiro de pista, pouco tempo para o pregressivo dos longões, enfim...fui criando confiança e ficando meio assustada com a expectativa que a galera(treinador, colegas de equipe, amigos...) estava depositando em mim. Li, busquei dicas com amigos mais experientes neste tipo de prova, pois maratona até então era o mito da quebradeira, mito do Km 35 rsrs e então chegou o dia, embarcamos e depois de 12 hrs de estrada chegamos à Punta em uma tarde de muito vento, frio, chuva...a medida que ônibus foi percorrendo a costa, fui ficando assustada com medo de não conseguir enfrentar tamanha distância naquelas condições, mas nao iria amarelar isso jamais, não conheço o significado desta palavra. Depois de pegar o kit fomos para o hotel, e enquanto separava roupa e toda a pharafernalia ara usar na prova, fui repassando mentalmente todas as dicas, as últimas conversas com o treinador e sabia que agora estava sozinha e que o resultado dependia da forma como eu iria administrar a prova. Já tinha decido me "grudar" no Nilton(parceiro de equipe" pra conter o impeto da largada e iríamos juntos até o meio da prova. Chegou o grnde dia e conforme previsto o tempo tava horrível, fomos pra largada e aí o medo cede lugar a adrenalina, e o único pensamento que batia era "eu só preciso manter a calma e administrar" tinha colado na manga da camiseta a estratégia de tempo progressivo para a prova de forma a me balizar, largamos eu, Dani, Duda e Nilton e fomos fazendo 5'20, 5'30...tava bem tranquilo, me sentindo super bem apesar de estar chovendo bastante desde a largada, seguimos assim até o 18km, lá encostamos em um casal daqui de POA, seguimos juntos e lá pelo 23km pegamos uma subida com vento e fui me distanciando, seguindo meu ritmo, fiquei acompanhada da outra corredora e assim seguimos, km a km está era a meta, depois de uns km segui sozinha, havia optado por correr sem música pra curtir melhor as sensações. Depois de então encaixei um ritmo confortável de 5'00 e fui passando tava bem feliz pq olhava km 35 e pensava nossa já andei tdo isso e tô bem, surgiram algumas náuseas pelo caminho mas nada demais e sempre tinham as pessoas, apaludindo, ARRIBA, ARRIBA BELLI, FAZIAM era uma festa pq eu estava isolada em meio a correodres homens, o que já me colocava a sonhar com quem sabe uma boa colocação na categoria, depois da saída da costa lá pelo 39km pensava "agora tá quase e não tem mais vento" aí foi só administrar e ainda passei pelo Dani que estava não mto bem, tive fôlego pra chamar e ele segui atrás, no km estava o Léo(mega corredor e ser humano surpreendente) que depois de fazer a prova em 3h16" teve ânimo pra correr e falar palavras de incentivo pra todos os parceiros que iam chegando, faltavam os 195mt que eram uma lomba, aí vem aquela velha força que ninguém sabe de onde vem, entrei por um corredor humano e passei no pórtico depois de 3h50" correndo. Ainda busco palavras pra descrever, tinha completado a minha 1ª Maratona, me senti poderosa, em paz... e uma frase cabe perfeitamente nesta definição "se queres uma emoção diferente pra tua vida, corra uma maratona".Aos poucos o pessoal foi chegando e cada um da equipe que cruzava a linha era uma festa, começou a entrega de prêmios, tivemos um campeão entre os nossos, Grande Alessandro parabéns, depois disso por conta do cansaço geral o Dani foi lá e viu que não tinha mais ninguém nas premiações, fomos embora. Depois disso, cerveja, comida, piscina térmica, compras Chuí. Na terça feira pela manhã, acesso o site da corrida pra ver os resultados e tchrããã fiquei em 2º lugar na categoria os caras erraram meu tempo mas mesmo assim o 2º lugar é meu eheh, mandei um email e vão mandar o troféu pelo correio. A confusão se fez porque o nome da minha equipe estava errado e o Dano achou então que era outra pessoa. Quero agradeçer ao Dani que me recebeu como sempre com todo cuidado, a estas pessoas impares que fazem parte da Família Daniel Rech que me acolheram com muito carinho, o meu coach que embarcou neste desafio junto e um agradeçimento muito, muito especial ao Nilton que desde o treino longo que fizemos juntos e durante a prova manifestou um imenso carinho, cuidado e me deu dicas. Enfim esta foi a minha estréia e já estou pensando no proximo desafio que será na Supermaratona de Rio Grande em 02/2008.
Luciane Sant Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário