quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CARLA MORENO - SOFREU RISCO DE VIDA COM UMA ÚLCERA QUE PERFUROU SEU ESTÔMAGO

Acostumada a superar desafios, transpor obstáculos, a triatleta Carla Moreno passou por uma grande susto e chegou a correr risco de vida. A competidora com duas experiências olímpicas, teve uma úlcera, que perfurou o seu estômago e “inundou” de sangue o seu abdome. Ao chegar ao hospital, 50% de seu sangue corporal (cerca de três litros) se encontravam na cavidade abdominal, o que para um ser normal, seria fatal. Por ser atleta de alto-rendimento e ter o coração forte, Carla conseguiu se manter e sem sequelas. Para uma pessoa comum seria quase impossível o coração bombear sangue em todo o corpo e não deixar nada desestabilizar. “Pedi muito a Deus que me tirasse dessa. Não importava como. Não pensei em triathlon, na minha carreira, em provas ou treinos. Só que eu queria muito viver”, lembrou. “E quando saí da cirurgia, cheguei ao quarto ainda sonolenta, pensei: ‘estou viva’ e sentia uma felicidade enorme dentro do meu coração. Foi um susto muito grande”, afirmou a triatleta, que retornará às disputas só em 2010. Mas a parada momentânea não a desanima. Pelo contrário. “Espero poder lutar por mais olimpíadas e Pan. Estou de férias e logo tudo voltara ao normal e meus focos e objetivos estão mais fixos em minha mente”, anunciou. STRESS - Segundo Carla, a úlcera provavelmente foi causada por nervosismo, após passar por um período de stress. “Há duas semanas comecei a sentir a minha barriga um pouco desconfortável. Mas nada anormal. A vida e atleta é uma correria, os dias foram passando e continuei treinando normalmente. Nem lembrava disso”, contou. No dia 18, um sábado, sentiu dores e ao falar ao técnico (e marido) San Palma, e ao médico João Francisco, o Kiko, ficou em observação. “Na segunda-feira amanheci zerada, sem dor e fui treinar. Me senti bem,mas depois tudo começou. Cheguei em casa com desconforto abdominal, liguei para o meu médico, que pediu que fosse direto ao hospital. Ele me internou para exames e eu não queria ficar lá de jeito algum”, disse. “Ainda bem que me internou, porque depois entrei em choque, desmaiei e minha pressão foi a 6/4. Desmaiei quatro vezes durante a tarde e quando fui fazer o último exame já não agüentava mais ficar em pé”, acrescentou Carla, que no mesmo dia foi operada pelo médico Guines Antunes Alvarez. “Durante a cirurgia foi retirado da cavidade abdominal quase 50% de todo meu sangue corporal, por conta de uma hemorragia, e também um pedaço do meu estômago”, falou. “Como sobrevivi? Primeiro, graças a Deus, por me permitir estar aqui para continuar a lutar pelo que gosto de fazer e pelo nosso país; segundo por todos os cuidados do meu médico, Dr. Kiko, e da equipe competente formada pelo Dr. Guines e seus auxiliares”, destacou a triatleta, que há cinco anos adotou Santos como sua Cidade. Durante o procedimento cirúrgico, Carla recebeu quase 20 litros de soro e dois litros de sangue. “Isso eu preciso muito agradecer aos doadores. Estou com o sangue deles e sobrevivi graças a isso. Eu nunca pude doar, porque jamais pesei 50 quilos. Vou aproveitar a agradecer ao meu médico Dr. Kiko, pois ele ajudou muito a salvar minha vida”, agradeceu. Fonte: Cia. de Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário