segunda-feira, 12 de julho de 2010

DUATHLON CENTER - 2ª ETAPA DO CAMPEONATO ESTADUAL - RESULTADO

ESTRATÉGIA: do grego antigo stratègós, é a definição de como recursos serão alocados para se atingir determinado objetivo. Usada originalmente na área militar, esta palavra hoje é bastante usada na área de negócios (ontem no esporte). Duathlon 2ª Etapa do Campeonato Gaúcho - 8 km de corrida + 28 km de ciclismo + 4 de corrida.

Larguei controlando a vontade de correr mais forte, tentando manter um bom pace na primeira volta (percurso com 4 km), na segunda volta apertamos mais o passo (1º aprendizado, controlar a ansiedade pois via alguns colegas de equipe que treino junto a minha frente com pace mais baixo e sabia que alguns concorrentes de minha categoria estavam a frente também, mas a ESTRATÉGIA era a segunda corrida). Entrei na transição rapidamente e sai para pedalar, já na primeira volta formou-se um pelotão de 4 ciclistas, uma média boa 38-39 logo na segunda volta somos ultrapassados pelo JONAS ARAÚJO - Grande Campeão da prova na ELITE, e na roda o prof. Wilson Mattos.

Ai começa o dilema da prova, para muitos um desrespeito a regra, porém conforme a regra da prova vácuo liberado desde que do mesmo sexo, independente da categoria ou elite e assim colamos na roda do Wilson e fomos 5 voltas mantendo 39-40.

Na última volta aquela "amorcegação" quem fica na frente queimando a perna pra corrida e quem se esconde...eu puxei na ida antes do retorno e me escondi no pelotão na volta, só aguardando a transição pra última corrida.... E assim foi, sai em uma transição muito rápida, começei a correr em 5º na geral e já nos primeiros metros fui ultrapassado pelo Rodrigo Rosa e no próximo km ultrapassado pelo colega de equipe Guilherme Delamare que me passou sem direito a resposta, fui tentando buscar o Gui e aumentando o ritmo, sabendo que estava em primeiro da categoria, quando estava faltando 1km começei a administrar e somente mantendo pra não ser mais ultrapassado e assim terminou....

Completando a prova nas seguintes parciais: 00:34:02 (04:15 pace) T1 00:25 00:46:08 (36,4 km/h) T2 00:23 00:16:41 (04:10 pace) TEMPO FINAL 01:37:39 na Categoria 35-39 e no Geral, conseguindo concretizar a estratégia armada no dia anterior pelo Frank Silvestrin - 1ª corrida forte e segurando, transição rápida e eficiente, pedal forte e na roda o tempo todo, sem expor muito o corpo no vento, 2ª transição mais rápida e principalmente 2ª corrida mais forte e consistente. E assim acabou uma prova extremamente progressiva. Todos os resultados aqui Deco... Pontos positivos: Estou aprendendo a competir, Estou aprendendo a escutar os técnicos, Estou começando a pegar o ritmo da prova o calor da disputa e principalmente a segurar a dor e a ansiedade para um fim mais próspero. Pontos negativos: Desgastes desnecessários e principalmente que não levam a nada Saldo: Extremamente positivo! não sou pior, não sou melhor....sigo aprendendo a cada dia!

8 comentários:

  1. Deco, parabéns pela prova. Daqui a pouco tens que te inscrever na elite. Mudando de assunto, preciso comprar um macaquinho de triathlon, e vou a POA semana que vem. Aonde posso comprar aí em POA? Quais as melhores opções?
    Um abraço, Guilherme, de Pelotas.

    ResponderExcluir
  2. E ai Guilherme...
    Não que isto, estou começando a aprender sobre este esporte...profissional é profissional, sou engenheiro apaixonado por triathlon, hahahhaha..

    Mas então camarada, é dificil comprar macaquinho em PoA, mas faz o seguinte manda teu email, que vou te mandar umas dicas...

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela linda prova Deco, estou sempre na tua torcida, grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela prova Deco!
    Continue motivado, sua persistência é fonte de inpiração.
    Por coincidência no mesmo dia de sua prova, fiz minha estreia no
    mundo multi-esporte, no Catarinense de Duathlon, mas inda tenho
    um longo caminho pela frente.

    Abraço e bons treinos.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Deco!
    Torço por ti, meu amigo, mas como diria Arnaldo Cézar Coelho: "a regra é clara!"
    Dá uma olhadinha no regulamento da prova quanto ao vácuo...
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  6. Marcelo,
    Coloquei o post com este intuito mesmo, de gerar um discução sobre isto..
    sim no site da provaa consta como vácuo proibido pela categoria p/elite, porém no folder da prova já estava com o regulamento novo - segundo o preseidente Luis Goebel, pois Wilson Mattos Arbitro Nacional de natação, foi questionar sobre esta liberação.
    O arguemento é que as provas nacionais estão liberadas com vácuo.

    Agora quem esta correto, ou quem esta certo não sei te dizer...Porém vale ressaltar que a todo momento estavamos com o 1º lugar da prova e acompanhado pelo batedor e juiz de ciclismo, que autorizou este vácuo, portanto não fizemos nada fora do regumento, simplesmente utilizamos um ESTRATÉGIA de prova.
    Alias a cada dia mais percebo que a estratégia, faz parte do treinamento também.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Deco, meu email é guikratz@hotmail.com. aguardo as dicas.
    Abraço, Guilherme.

    ResponderExcluir
  8. Não li o folder...pra mim esse "novo vácuo" é novidade!!!
    Não cabe a nós discutirmos o que está certo ou errado neste caso...apenas seguimos o regulamento...cada um seguiu aquele regulamento que tinha conhecimento!!!
    A organização é quem devia se manifestar e orientar melhor os participantes, a fim de não gerar duplicidade na interpretação.
    Vou pesquisar sobre o assunto...
    Infelizmente, não completei a prova (pneu furado)....
    Abraço!!!

    ResponderExcluir