quarta-feira, 14 de julho de 2010

A POLÊMICA: LIBERAÇÃO DE VÁCUO - REGRAS CBTRI

"A FOTO DESTE POST FOI RETIRADA, POIS FOI UTILIZADA SEM CONSENTIMENTO DO AUTOR. "
Domingo aconteceu o Duathlon da Academia Center em Porto Alegre - 2ª Etapa do Campeonato Gaúcho, esta prova é uma prova muito dificil, ao meu ponto de vista, pois é uma prova rápida que o atleta larga em uma corrida de 8km e depois segue por um percurso de ciclismo de 28 km (7 voltas) e termina com outra corrida de 4 km, podemos observar que estamos falando de uma prova com aplicação de muita força e velocidade. Neste evento ocorreu que atletas de categoria utilizaram do vácuo em um atleta de Elite, a polêmica que gera este assunto é quem esta beneficiado com isto! Acredito que todos, porém principalmente o atleta que estiver atrás. Porém estratégia de prova é estratégia de prova, como já publiquei aqui estratégia vêm do grego antigo stratègós, é a definição de como recursos serão alocados para se atingir determinado objetivo. Usada originalmente na área militar. Por tanto está estratégia deve ser montada, pensada antes de entrarmos no campo de batalha, e assim foi feito pois as regras permitiriam o vácuo desde que do mesmo sexo, indiferente de ELITE ou AMADOR ( convenhamos, conhecemos diversos amadores que pedalam mais que atletas da Elite em algumas provas, afinal um atleta profissional é um ser humano, e em um determinado dia pode não estar em sua plena forma - podemos comprovar isto no IronMan Brasil). Porém esta regra sempre gera uma grande polêmica, visto isto fui atrás de informações, pois como todos nós sabemos nosso esporte é regido pelas regras da CBTRI que utiliza como base a ITU. Bom lá esta, no manual de regras do Duathlon (veja aqui) Abaixo coloco parte deste documento, no item 4.3 Regras do Ciclismo artigos "r", "s" e "t", onde consta a liberação do vácuo desde que do mesmo sexo sem distinção de categorias.

Vale ressaltar que esta polêmica gera muitos aspectos discutíveis, todavia contudo, todas as regras estão sendo cumpridas, beneficiando uns ou ainda talvez prejudicando outros, porém cumpridas.

Acredito que o que esta desgastado no Triathlon Gaucho e talvez no cenário nacional é a falta de reconhecimento para com os atletas da Elite, não reconhecimento no exercício da prova pois neste aspecto vence o melhor, mas sim no momento de premiação.

Minha modesta e quase sem efeito opnião é de que, deveríamos adotar o mesmo modelo da FETRISC - FEDERAÇÃO DE TRAIATHLON DE SANTA CATARINA, onde todos os atletas realizam sua inscrição de forma geral, ou seja sem distinção de categorias (inclusive com mesmo valor de pagamento) e no resultado final os 5 melhores são premiados como elite.

Isto resolveria alguns problemas, dentre eles o fato de um atleta de elite realizar o pagamento da inscrição com valor mais alto e não ocorrer a premiação em espécie (R$), creio que assim torna-se uma disputa não diria mais justa, poies esta não seria o adjetivo mais correto, porém mais homogênea sendo assim os melhores serão classificados como ELITE, afinal de contas estes devem ser os melhores.

Deco...

2 comentários:

  1. Deco, acho que estás certo com tua busca e nao estás errado, porem desde minha epoca era do jeito que achei no regulamento da fgtri para o duathlon em questao...

    6°) VÁCUO
    -Vácuo liberado, sendo que somente será permitido entre atletas do mesmo sexo. Os atletas das categorias não poderão pegar vácuo da elite, assim como o atleta da elite não poderá pegar vácuo das categorias. Penalidade advertência verbal, notificação com parada obrigatória, acréscimo de tempo ou desclassificação (a parada obrigatória também poderá ser cobrado na área de transição).


    o que está ocorrendo, (como sempre) nossos dirigentes não sabem e ou esquecem de muita coisa... em meus 16 anos de triathlon já vi muita coisa e sei de muita coisa que rola por baixo dos panos... essa é a parte ruim...

    abraços e no tri de velocidade talvez eu vá para brincar com voces.
    santi

    ResponderExcluir
  2. esqueci de dizer...
    aqui com o fato de ser geral e nao divididos por categorias, tb temos nossos problemas... nao é a maravilha que parece...hhehehehehehe
    abraçao
    santi

    ResponderExcluir