sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

MUSCULAÇÃO X TRIATHLON

Atualmente cresce o número de adeptos ao treinamento de força, como complemento às atividades aeróbicas, como o triathlon e a corrida. O triathlon compreende três modalidades aeróbicas que envolvem vários grupos musculares. Treinando isoladamente os músculos que serão mais requisitados em cada modalidade, pode-se melhorar várias capacidades , tais como, força, resistência e potência; fazendo com que tenhamos um ganho significativo na execução e eficiência do gesto esportivo requisitado ( braçadas mais fortes, pedaladas mais potentes, passadas mais consistentes.....). Apesar de utilizarmos predominantemente fibras de contração lenta ou resistência em provas de fundo, como é o caso do triathlon e corridas de longa distância como maratonas e meia maratonas; em determinadas situações, precisamos utilizar fibras de força ou contração rápida, como sprints de chegada, subidas e largadas de natação. Além disso, quando fortalecemos nossa musculatura, minimizamos o risco de lesões musculares, bem como nas articulações, ligamentos e tendões, já que ocorre proporcionalmente uma diminuição na sobrecarga dessas estruturas. De qualquer maneira, é importante ressaltar que o treinamento com pesos deve ser realizado como um trabalho complementar. Um treino muito forte poderá acarretar uma hipertrofia demasiada, gerando uma carga extra para "carregar"e uma musculatura "dura". Além disso, esta sobrecarga poderá prejudicar as atividades principais ( natação, ciclismo e corrida), aumentando também o risco de lesões. Portanto, é aconselhável realizar a musculação de 2 a 3 vezes na semana, sendo que os iniciantes devem sempre iniciar com um programa de resistência muscular localizada, para que haja uma adaptação da musculatura. Após esta fase, pode-se seguir vários "caminhos", e a periodização deve ser feita levando em conta as características, objetivos e nível do atleta.
Funcional x Musculação - Funcional está em voga e realmente pode trazer inúmeros benefícios, como equilíbrio muscular, melhora da postura, consciência corporal, propriocepção entre outros. Já a musculação treina outras valências físicas como força, potência, resistência muscular... Portanto, as duas podem trazer benefícios à pratica do triathlon. Qual delas utilizar? Mais uma vez, vai depender do que cada indivíduo necessita aprimorar!
Fonte: Pesquisa Internet Pelo sim e pelo não, comecei o trabalho muscular visando o IRONMAN 2011.

5 comentários:

  1. Assunto antigo e sempre polêmico, muito discutido na faculdade. Como prevenção de lesões, ótimo, como melhora de performance, difícil. Entre musculação pura e funcional, toda vida a segunda.Ainda pago na corrida por músculos que desenvolvi por muitos anos de hipertrofia

    ResponderExcluir
  2. Aqui estao usando Pilates e Yoga. Eu acredito que os exercicios resistidos devem ser especificos, simulando os movimentos que tu iras precisar nos treinos e nas provas.Na minha opiniao, um exercicio de supino para os musculos peitorais ate podem te ajudar, mas nao funcionam na mesma amplitude e angulacao do movimento requerido nos gestos esportivos necessarios no triathlon. Abraco!

    ResponderExcluir
  3. Muito bem lembrado Deco.

    O pessoal esquece do que a musculação pode fazer pelo preparo geral do atleta.
    Eu utilizo um método que mistura funcional e musculação, fazendo os exercicios de musculação sem usar bancos e máquinas. Puxa bastante o "core" e dá um ganho mais efetivo.

    Abrax.

    ResponderExcluir
  4. A musculação SEMPRE será benéfica em atletas de endurance.
    Existe um mito com relação a peso x potência em atletas de corrida, ciclismo, etc. Tudo bem...Quanto menor o peso do atleta, a relação peso x potência tende a aumentar e blá blá blá...Mas até que ponto isso é interessante? Existe o equilibrio. A relação peso x potência pode aumentar significativamente mesmo o atleta sendo mais hipertrofiado. Basta a proporção de massa magra do atleta ser suficiente para aumentar a potência da pedalada, por exemplo. Não vamos esquecer também do Príncipio de Heinemamm. No treinamento de musculação a ordem de contração das fibras musculares são: Fibras do tipo I, fibras do tipo IIa e fibra do tipo IIb. Sendo assim, as fibras resistentes (tipo I), serão ativadas inicialmente, gerando uma adaptação significativa.
    Vai um recado aos atletas:
    Antes de pensarem em fazer dietas ou sessões de treino que visam baixar drasticamente o peso, procurem achar o equilibrio. O menor peso não é significado de melhor relação peso x potência.

    Forte abraço a todos e bons treinos.

    ResponderExcluir
  5. Quer fortalecer os músculos para prevenir lesões e/ou melhorar seu desempenho? TREINO DE FORÇA NÃO NECESSARIAMENTE SIGNIFICA TREINO DE MUSCULAÇÃO! Quer melhorar a força na corrida: tiros tracionados, corrida em subida,corrida contra uma resistencia (que seja puxando um carrinho com anilhas). quer melhorar a força no ciclismo? Pedale forte! treinos intervalados com alta intensidade, enfim... Natação nao preciso nem dizer... nadadeiras, palmares, tração, e por ai vai...

    ResponderExcluir