terça-feira, 29 de março de 2011

HALF PUNTA DEL LESTE 2011 - DESCONSIDERAÇÃO COM O ESPORTE E COM OS ATLETAS

Tudo ocorreu de cabeça para baixo, nada aconteceu como o planejado no HALF PUNTA DEL LESTE 2011.
Ainda que a manhã do dia 27 em Punta del Leste tenha começado a pleno sol, porém os ventos fortes prevalecentes tenham forçado a transformar o Triatlo Half em um duathlon.
Toda a estrutura foi montada na parada 26 - La Mansa, saindo com de 5 km de corrida, 90 km de pedal com muito vento e subidas fortes e 21 km de corrida.
Até ai tudo estava progredindo, mas no final, foi desencadeado o caos e a confusão.
Quando ainda havia competidores na prova, a juíza criminal Adriana Graziuso apareceu pessoalmente para suspender a realização do evento, sob a alegação de Eleições Nacionais.
Escândalo:
Depois de tentativas infrutíferas para o cancelamento do evento, por parte da polícia, liderados pelo comissário Jorge Guerra, os responsáveis do HALF PUNTA - Suca Sport, recusaran-se a suspendê-la, alegando que tinham autorização da Prefeitura Municipal de Maldonado.
O episódio terminou com os organizadores presos por desacato à autoridade, porém durante a tarde foram liberados. De acordo com um relatório da FM, o triatlo foi autorizado pela Câmara Municipal de Maldonado, mas não podia ser realizado no dia da eleição.
O incidente foi relatado pela Diretora Eleitoral, Elcira Rivero.
"Eu me lembro que estava fechada, que não poderia acontecer" Alegou esta manhã, o prefeito de Maldonado Oscar de los Santos.
O secretário do município, Gustavo Salaberry, testemunhou perante a Justiça.
Segundo a People FM, Salaberry, fez declarações nada menos do que surpreendentes:
"Eu tinha esquecido que havia proibição eleitoral. Nós não olhamos para a data, hora e local do evento. Estas coisas têm de ser controladas pela gerência. "
"Embora a Resolução Nº. 2344 autorizasse a realização do evento e esta foi concebida a apenas quatro dias das Eleições. Depois de passar por vários departamentos da Prefeitura, foi assinado pelo prefeito De los Santos e Prof Salaberry:
"Aqui eles violaram um padrão nacional, que é o encerramento de eventos públicos no dia das Eleições Nacionais. Há também um prejuízo para os participantes, que vieram do exterior e foram levados para um passeio, eles foram convidados para uma prova de triatlhon que não poderia ser realizada ", acrescentou Zumarán.
Prova: Antes de todo o caos, correu uma prova que foi ganha por André Darrica, segundo lugar foi Matthew Marquez e o brasileiro Cristiano Santos em terceiro. Enquanto no feminino a vencedora foi Virginia Lopez seguida por Gabriela Arnejo e Mariana Casabuono em terceiro. Os defensores do título, Mario Elias e Nidia Kondratavicius abandonaram a prova durante o percurso.

Parte da matéria publicada no jornal TRIAMAX - URUGUAY

LENDO ESTE TEXTO E LENDO COMENTÁRIOS NOS SITES URUGUAIOS E ARGENTINOS SOBRE O ESCANDALO HALF PUNTA DEL LESTE, CHEGAMOS A BREVES CONCLUSÕES:

- SERÁ QUE OS CASSINOS DE PUNTA DEL LESTE FICARAM FECHADOS DURANTE A NOITE DE SÁBADO PARA DOMINGO

- SERÁ QUE AS FESTAS NOTURNAS DE PUNTA (EXTREMAMENTE CONHECIDAS NO MUNDO TODO) FICARAM FECHADAS DURANTE A NOITE DE SÁBADO. OU SERÁ QUE A SENHORA JUIZA ELEITORAL ESTAVA MAIS PREOCUPADA EM MANTER UMA APARÊNCIA DE AUTORITARISMO, DO QUE RECEBER PAISES VIZINHOS (SEM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO OS ATLETAS NACIONAIS, QUE SÃO RESPONSÁVEIS POR ELEGEREM ESTES MEMOS POLITICOS), COM CORTESIA E PRINCIPALMENTE FOMENTAR O ESPORTE COMO DESENVOLVIMENTO E AGREGAÇÃO ENTRE OS POVOS. QUE ESTA PROVA SIRVA DE EXEMPLO PARA TODOS: DE COMO NÃO DEVE SER CONDUZIDA UMA SITUAÇÃO – POIS TALVEZ FOSSE MAIS ÉTICO O RESPEITO PELOS ATLETAS QUE ALI ESTAVÃO E DEPOIS APURAR OS FATOS E PUNIR OS CULPADOS, DO QUE PUNIR ATLETAS QUE NADA TINHAM HAVER COM A CONFUSÃO DE DATAS E AINDA PAGARAM EM DOLARES PARA TER O "DIREITO" DE ESTAR ONDE ESTAVAM!

Um comentário:

  1. Deco, o mais estranho é que eu que estava na prova só fiquei sabendo desse bafafá todo no dia seguinte via e-mail de um amigo. No dia não percebi nada, só vi que tinham desmanchado o pórtico inflável e que passei por baixo de um pórtico metálico menor, mas pensava que isso tinha sido por causa do vento. Na verdade não sei se algum atleta precisou abandonar a prova por causa do impedimento judicial. Eu cruzei a linha de chegada em 5h e até umas 5h 40 de prova tava todo mundo chegando normalmente.

    ResponderExcluir