quarta-feira, 27 de abril de 2011

CICLISTA MORTO NA CAPITAL GAÚCHA - POR FAVOR RESPEITE O CICLISTA


Um ciclista morreu atropelado por um caminhão nesta manhã no bairro Itu Sabará, em Porto Alegre.
O acidente ocorreu por volta das 10h30min desta terça-feira 26/04/2011, no cruzamento da Rua Guadalajara com a Avenida Alberto Pasqualini. A via ficou bloqueada até a remoção da vítima, que morreu no local.
A vítima foi identificada como Cláudio de Oliveira, de 43 anos.

Noticias como esta, estão ficando cada vez mais corriqueiras no dia-a-dia da capital gaúcha. As vezes me pergunto se o motorista, quando vê o ciclista e pensa em ganhar “preciosos” segundos que podem valer a vida de outro, não reflete:

- De quem será que este ciclista é pai?
- De quem será que Ele é filho?
- Ou simplesmente, não preciso de tanto espaço, posso esperar “míseros” 5 segundos e seguir meu caminho sem interromper o caminho de ninguém.

A vida já esta muito dificl, atribulações do trabalho, contas a pagar e ainda no “meu momento de pratica de esporte” (no meu caso) ainda tenho que me preocupar com os outros (neste caso motoristas alucinados).
Será que cada dia isto vai ser pior, porque todo dia alguém tem que me pressionar contra a calçada, porque tem que buzinar e me xingar, porque não pode SIMPLESMENTE RESPEITAR O CÓDIGO DE TRÂNSITO E MANTER 1,5m de minha bicicleta, ou, simplesmente RESPEITAR MINHA VIDA.


Observe o gráfico abaixo, 420 mortes de ciclistas em até o dia 27/4 ou seja 77 dias o que nos dá um média de 5,5 (aproximadamente) mortes por dia no Rio Grande do Sul....

Pensem comigo, tendo 24 horas o dia é como se a cada 4h e 37 minutos um ciclista fosse atropelado e morto....


AUTORIDADES, SENHORES CONDUTORES, NÓS MESMOS.....
POR FAVOR VAMOS ABRIR A MENTE, PARAR E PENSAR O QUE ESTAMOS TRANSFORMANDO NOSSAS VIDAS.....

POR FAVOR RESPEITE O CICLISTA


3 comentários:

  1. Boa noite Deco
    Inicialmente quero me apresentar, sou o Marcelo Nunes Marques (conhecido como Lelo: e-mail: lelomnm@via-rs.net), faço Triathlon faz algum tempo (14 anos). Fomos apresentados pelo Roque, conversamos pouco ou quase nada. Depois disso te comprimentei algumas vezes e poucas vezes fui retribuido, mas isso parece papo de viado. Sem mágoas. Segundo, por curiosidade sempre dou uma olhada no blog do Max e hoje resolvi dar uma olhada nos outros blogs. Acabei encontrando o teu, que por sinal é bom e pode melhorar. Terceiro, concordo com as tuas manifestações quanto ao respeito mútuo entre pedestres, ciclistas e motoristas. Deves concordar em uma coisa: falta cultura/educação/tradição no nosso trânsito. Isto é papo pra um cafézinho dias destes. Por fim, uma breve manifestação: as minhas formações e entendimentos (sou professor de educação física e advogado) me levam a fazer certos comentários, que muitas vezes não são aceitos, mas respeito opiniões contrárias, mesmo sem fundamentos, e notei durante os treinos de IM2011 que vcs (eu chamo de seita - no bom sentido - pq todos andam muito parecidos)não comprimentam, não se misturam, parecem (minha opinião) acima de tudo e de todos, o que lamento, pois ciclista é ciclista independente da marca que carrega. Neste ponto dou meu pitaco: esta brincadeira de IM ou Triathlon deveria nos levar a uma união por mais respeito no trânsito, o que nos levaria a andarmos mais unidos, trocando idéias e experiências. Portanto te convido a treinar amanhã (01/05/2011) saindo às 5h30' de casa (moro na Múcio, perto da Barbedo) e fazer o treino pra zona sul. Sem competição, num ritmo adequado (alguns acham muito devagar, mas nunca caimos e quase não furamos pneus-o último foi em fevereiro). Acho que podemos trocar algumas idéias, Qtal?

    ResponderExcluir
  2. Lelo,
    Muito obrigado pelo seu comentário em meu blog, um espaço que foi criado sem pretenção alguma de tornar-se um "site" de triathlon, mas sim um local para exatamente isto: para que possamos trocar experiências sobre o esporte, conhecer e fazer amizades com algo em comum, o esporte.
    Estranhamente, Eu que faço triathlon a apenas 3 anos (irá completar em Novembro) tinha (tenho talvez) a mesma impressão do grupo de vocês, pois são atletas "fortissimos" e experientes por demais, conheço muito pouco o grupo para fazer qualquer outra afirmação, conheço o Menucci dos treinos, agora tenho mais amizade com o Cris (pq está na RAIA), conheço o Capellari (pq vi no Iron), conheço o ALTAFANI (pq em uma epóca qdo estava começando quase comprei uma bike dele) e vc que me lembro sim quando fomos apresentados.

    Lhe digo LELO, infelizmente para este domingo fica muito em cima para Eu sair com vcs, pois já marquei treino com um amigo, que virá a minha casa, sairemos as 6:30 e faremos transição para corrida aqui em casa.
    Porém gostaria muito de treinar com vcs algum dia destes e principalmente de conversar com vc, para que esta imagem caia "por terra" (a que por ventura eu tenha causado).
    Quanto ao não retribuir seu cumprimento, peço-lhe mil desculpas, pois não foi intencionalmente.
    Para encerrar, acredito que realmente exista isto entre os grupos de atletas, pois vemos que atletas de assessorias não conversam com outra assessoria e lhe digo, creio que podemos mudar isto, pois somente quem tem a ganhar com isto somos nós mesmos e principalmente o esporte.

    Abraços e amanhã quando cruzarmos na Zona Sul,conversamos.

    ResponderExcluir
  3. Bom, resolvi dar mais uma olhada no teu blog, pois foi a primeira vez e logo fui dando um pitaco. Fiquei curioso pra ser aprovado. Uma pequena correção: o que chamas de nosso grupo se resume ao Dom Capellari, Capitão Daniel e eu. Os outros andam conforme o interesse, necessidade e vontade. Não sou de excluir ninguém nem tenho direito de fazer isso. Apenas gosto de treinar com amigos confiáveis (os meus amigos treinam com os meus amigos, não com os inimigos ou pessoas pouco confiáveis). (explico: precisamos confiar no ciclista que anda junto, pois todos cuidam de todos e de si próprio no grupo. Sempre antes o grupo) por uma questão de segurança por óbvio. No mais, bons treinos e nos falaremos. ass. Lelo

    ResponderExcluir