terça-feira, 10 de maio de 2011

A ÚLTIMA HOMENAGEM - CICLISTA WOUTER WEYLANDT FALECIDO EM ACIDENTE NO GIRO DA ITALIA 2011


Todos os membros da equipe Trek Leopard cruzaram o pórtico da 4ª Etapa do Giro d'Italia 2011 em primeiro lugar, um sonho que virou pesadelo porque foi não uma vitória desportiva, mas sim um tributo a seu companheiro, o belga Wouter Weylandt, que morreu segunda-feira após sofrer uma queda durante a terceira etapa da corrida considerada a maior do mundo após o Tour de France.

Este é o 4º de 21 dias consistiu de 216 km em Genebra, culminando em Livorno, onde oito membros da Trek Leopard chegaram lado a lado juntamente com Tylerr Farrar da Garmin Cervelo Test Team, que anunciou que vai deixar esta edição 94 ª após a morte de quem ele descreveu como "muito mais do que um parceiro de treino, porque eram irmãos", embora eles estavam em equipes opostas.

Essa etapa foi neutralizada, não há pontos distribuídos e os ciclistas pedalaram na ordem inversa para preservar a agilidade geral.

"Estou extremamente triste com a perda de Wouter Weylandt, é uma tragédia irreparável, durante a temporada europeia que ocorre em Ghent, por isso sempre saímos para treinar juntos e nos tornamos como irmãos", disse Farrar, que apreciou o gesto do Giro d'Italia diretor Angelo Zomegnan, que doou todo o dinheiro do prêmio, nesta fase, a família do falecido Weylandt.
Wouter Weylandt foi vítima de um acidente trágico, sofrendo traumatismo craniano após cair de sua bicicleta descendo o Del Passo Bocco localizado, cerca de 30 km da chegada, conforme relatado pelo RAI através de um comunicado oficial.
De acordo com informações recolhidas pelo canal de imprensa europeia, Os Esportes, o acidente teria acontecido porque um dos seus pedais atingiu o guard-rail na saída de uma curva, atirou-o para o lado contrario e contra um muro de pedra.
O piloto de 26 anos, 72 quilos e 1,84 de altura, profissional há sete temporadas, sendo vencedor uma etapa na edição anterior do Giro d'Italia (coincidentemente a 3ª Etapa de 2010 – sendo que o mesmo faleceu na 3ª Etapa de 2011) foi tratado no local por uma equipe médica que o encontrou no chão, inconsciente.

Sua participação no Giro d'Italia foi decidida na última hora, para substituir seu companheiro de equipe Daniele Benatti, que foi afastado por uma lesão.

Fonte: Eldepornauta

3 comentários:

  1. A etapa de hoje foi realmente muito emocionante.

    Acabei de ler que a Leopard também decidiu abandonar a prova.

    Melhoras para você e pra família do Wouter.

    ResponderExcluir
  2. Impossível conter a emoção ao assitir o resumo da 4ª etpada do Giro.
    Uma fatalidade como essa nos coloca em pensamento e também à refletir... Mas ciclistas profissionais, amadores, entusiastas sabem dos riscos que se corre e mesmo assim seguimos em frente, pois este como tantos outros esportes engrandecem o ser e seus valores. É um hábito saudável, onde pode-se confraternizar e brindar a vida.
    O ciclismo sempre brilhará é um esporte maravilhoso e contagiante.
    Mesmo com o altissímo nível da organização, com todos os equipamentos de segurança, com toda uma técnica aprimorada dos corredores os acidentes acontecem, então me coloco a pensar e tentar entender o que leva uma pessoa que utiliza a bicicleta, seja para trabalho, passeio ou esporte sair por aí na contra-mão, sem capacete, sem luzes de segurança... Talvez pensem que nunca acontecerá nada grave, pois andam em baixa velocidade... Ah, quem derá fosse assim.
    Enfim, este pitaco apenas reflete um momento de tristeza em que parece que perdemos uma pessoa muito próxima de nós. Com certeza é por causa do esporte que tem está energia e aproxima as pessoas.

    Sds.,
    Luis de La Vega

    ResponderExcluir
  3. Luis,
    Impressionante e emocionante seu "pitaco", pois reflete a mais pura verdade, poucos dias antes do meu acidente havia realizado um postagem no meu blog sobre este tema ' CICLISTAS SEM PREOCUPAÇÃO COM O TRÂNSITO', e veja a irônia do destino, Eu acabei sendo vitma - não me arrependo do risco que corro, porém faço tudo para subtrair o resultado, sei que poderia ter sido muito mais grave se Eu não estivesse usando os equipamentos necessários e sendo responsável pla minha vida, ENTÃO ACREDITO QUE O ALERTA MAÇIOR É:
    CICLISTA: SEJA RESPONSÁVEL PELA SUA VIDA.

    iniciarei aqui, mais postagens sobre este assunto e lhe agradeço muito pelo seu comentário, que foi extremamente pertinente.

    Abraços

    ResponderExcluir