quinta-feira, 19 de maio de 2011

VAGAS HAWAI 2011 - TREINOS / THE FLOW

Tchê bagualada medonha,
Estamos perto do IRONMAN BRASIL 2011, foi publicada as vagas para o HAWAI:



Bueno agora é nadar correr e pedalar atrás do seu sonho – BOA SORTE A TODOS.

Recebi um email do GRUPO TRIGAUCHOS de um participante que foi muito feliz com seu comentário, abaixo parte do mesmo
Ontem iniciei o treino de corrida da planilha por volta de 21h. A chuva deu uma trégua mas a temperatura estava em torno de 20 graus.
Estava me sentindo cansado, física e mentalmente e mesmo assim me aprontei, chequei a glicemia e fui. Comigo apenas uma garrafa de 700ml de água + 2 géis (CHO) + o celular + o casaco de ciclismo do time WT me aquecendo.
Carros e ônibus na estrada onde costumo treinar bike & run. Quase ninguém se atrevendo a caminhar ou correr com temperatura baixa. Corria pela contra-mão, observava ao longe meu destino.
Em apenas 10 min o treino já estava "no sangue". O ritmo encaixado, movimentos cadenciados e otimizados e o "transe" surgiu.
Esse "transe" transforma qualquer dia ou treino difícil em algo extremamente desafiador.
Por várias vezes, em momentos da vida pessoal, profissional e esportiva esse "transe" surge. Mas o que seria isso????
Tempos atrás comecei a descobrir os motivos que geram esses momentos de concentração total e posterior satisfação extrema, que tecnicamente se chama "The Flow", ou "fluxo".
Longos estudos foram desenvolvidos a partir de uma observação sobre acontecimentos na 2ª guerra mundial. Um dos autores desse estudo se interessou especificamente em descobrir o que movia um grupo de pessoas a simplesmente manterem-se vivas, a qualquer custo, em momento de extremo isolamento forçado, no que ficou conhecido como Gueto de Varsóvia.
A maior descoberta foi: quanto maior o seu desafio e quanto maiores forem suas habilidades, maiores as chances de se experimentar o estado de "fluxo".
Não importa se o desafio é um 1,5/40/10, um Doble Deca Iron ou simplesmente sobreviver no Gueto de Varsóvia. Nem tampouco importa conhecer os estudos sobre "The Flow". O que importa é que se as condições desafio x habilidades forem evidenciadas, certamente vc irá experimentar esse momento por várias vezes e usá-lo a seu favor é o que mais importa.
Dificilmente alguém estará em "fluxo" sentado no sofá assistindo TV.

O mesmo ainda suger o filme o pianista, onde têm uma passagem interessante que demonstra isto – Quando o pianista após um longo período (02 anos) e em situação de pressão é solicitado a exercer sua função de pianista – e o faz com dignidade.
Bueno, o que têm haver este comentário com o conteúdo do BLOG.

Tchê bagualada:
Somente quem treina com afinco pode entender a mensagem passada! Independe do tempo - chuva, frio, água, lama o que for será sempre desafiador, porém o primeiro desafio esta dentro de nossas mentes quando lá for vencida a barreira do obstáculo...Pronto o treino esta concluído, basta sair e fazer o trajeto pois a adrenalina já corre no seu sangue.

Com a fratura no treino e a cirurgia, estou afastado do IM 2011....porém faço 01h de ergométrica com o batimento a 140, minha esposa pergunta como você consegue ficar trancado naquele quarto, vendo um DVD e pedalando por 1h diariamente....THE FLOW - já comprei esta idéia, quando entro para treinar já estou lá a tempos e para mim é só terminar e poder bater no peito e dizer, estou vencendo a mim mesmo.
NÃO SOU EXPERIENTE O SUFICIENTE, PORÉM NO MEU PRIMEIRO IRON 2010 FUNCIONOU - FIZ A PROVA MENTALMENTE VÁRIAS VEZES, DESDE A LARGADA DA NATAÇÃO AO QUE IRIA PENSAR DURANTE A AGUA, NO SEGUNDO TRAJETO DA AGUA JA PENSAVA O QUE IRIA FAZER NA T2, DURANTE A BIKE PENSAVA COMO SERIA A CORRIDA E MENTALIZAVA TUDO.....
QUANDO CHEGOU O DIA, PRONTO FOI SUPERAR O DESAFIO E 10 HORAS 31 MINUTOS DEPOIS CRUZAR O PÓRTICO.......
PENSEI QUE ESTE ANO O FARIA NOVAMENTE, PORÉM AGORA ESTOU SUPERANDO OUTRO DESAFIO - O DE NÃO DESANIMAR E FAÇO DIARIAMENTE...

TREINO DE 1H ERGOMÉTRICA - QUARTA-FEIRA COM GARMIM

 


5 comentários:

  1. Muito bom o Post.
    Melhor ainda o comentário sobre o FLUXO.

    Isso acontece em 90% dos meus treinos... que são sozinho.
    É incrível como depois de 15 min de corrida, ou pedal a gente encaixa, e tudo flui.
    É incrível como o cérebro oxigenado, faz com que a gente pense em coisas e soluções que não conseguimos quando estamos sentados e acomodados...

    Agora... preciso fazer uma observação importante:

    Concordo com a comparação ao pianista sim, em alguns quesitos.

    Outros não.

    Não se esqueçam que apesar de ser extremamente difícil de se tocar piano, ou qualquer outro instrumento, e que ainda é preciso dedicação extrema para ficar bom..... tem um diferencial

    ... um pianista esta dentro de uma sala fechada... num ambiente controlado.

    Nós atletas, estamos totalmente em um ambiente descontrolado.
    Out Door, com chuva, vento, sol, calor, vontade de ir ao banheiro sem ter banheiro, vontade de comer sem ter comida, longe do carro, da casa, ou de alguém conhecido.
    Se o pianista tiver fome ou vontade de ir fazer xixi... é só levantar e ir ali do lado.
    E nós... estamos bem longe.

    Ah... e ainda mais... aí em P. Alegre tem uns FDP que podem te atropelar como fez o "maldito" funcionário do B Central. hehehe

    Esta é só a minha opinião

    abs

    ResponderExcluir
  2. Valeu Ciro pelo comentário...
    Boa sorte no dia 29....força lá heim

    ResponderExcluir
  3. Mas tchê! Tu é muito tarja.
    Tu acaba de receber um para-te-quieto do universo e tá mais fanático que talibã.
    Dá uma refletida!
    Ab, Ricardo.

    ResponderExcluir
  4. Ricardo,
    concordo contigo, porém vc deve entender que isto já faz parte do sangue, já esta em minha medula e é algo que me acalma e me faz sentir VIVO....
    Vou mudar algumas coisas na forma do treino, mas dificilmente vou mudar o "fanatismo" (no bom sentido da palavra - se é que é possivel) pelo esporte.....
    Abs

    ResponderExcluir
  5. 2011 vai passar e que venha logo 2012!!!
    Muito legal esse comentário adorei o post, mexeu com a minha alma de corredora =D
    Parabéns pela dedicação Deco, essa fase logo passa...
    bjs
    Ju

    ResponderExcluir