quarta-feira, 29 de junho de 2011

MATÉRIA: SELIM IDEAL E UMA QUESTÃO PARA O SUPER MAX - KONA BIKES

Então gauderiada de todos os pampas...

Estou no Paraná – em uma cidade chamada Maringá, cidade bem organizada e com uma excelente estrutura viária – ruas bem amplas e um ótimo asfalto, acho que daria bons treinos de bike por aqui, o que é engraçado pois não vi nenhum ciclista nas ruas e nem mesmo atletas treinando corrida, vai saber...De repente o frio espantou os “animal”, se até o “guri de Bagé” aqui treinou na esteira do hotel!

Bueno como todo bom aficionado em esportes, antes de embarcar comprei algumas revistas para ler no vôo e na espera do aeroportos (pois de Porto Alegre / RS até Maringá / PR têm que fazer conexão em SP), e como não poderia deixar de ser comprei revista de ciclismo.

Lendo a revista BIKE ACTION – http://www.revistabikeaction.com.br/  encontrei uma matéria muito interessante e gostaria de compartilhar com vocês, se alguém já conhecer e souber mais detalhes deixem os “pitacos”.

COMO ESCOLHER O SELIM IDEAL

Obviamente foi uma consultoria assim por se dizer, ou seja, foi um conceito gerado pelo fabricante FI’ZI:K (alguém pode me explicar o porque do “ ” e do “ : ” entre as letras do nome – MAX - KONA BIKES este é um caso para você)

Nesta matéria considera-se que cada pessoa tem uma flexibilidade da coluna diferente e essa flexibilidade interfere diretamente na posição de alta performance do ciclista. Sendo assim, corrigir o comportamento do movimento dos ciclistas, permite exigir o máximo de performance com o maior conforto durante grandes períodos de tempo. Para isso, foram desenvolvidos pela fabricante 3 formatos de selins, para 3 tipos diferentes de flexibilidade.

Para facilitar (ou complicar) foi dado 3 nomes de animais diferentes:

COBRA; CAMALEÃO; TOURO

Cobra – maior flexibilidade, consegue chegar com maior facilidade a alta performance – selim ideal plano e estreito, que possibilita grande variação da pedalada, às vezes sentando mais a frente do selim as vezes mais atrás.

TOURO – com a menor flexibilidade, ou seja possui maior dificuldade de chegar a posição de alta performance – para este ciclista exige um selim curvado para ajudar no apoio de performance, uma vez que ele faz um movimento de rotação quadril assim, ele utilizará com maior facilidade a parte traseira do selim como apoio, a parte central do selim necessita ser mais macia, para aliviar a pressão na região genital.

CAMALEÃO – atleta intermediário, ou seja, que possui uma flexibilidade classificada como intermediária – para este é necessário um selim médio, nem tão curvado nem tão estreito. Ainda apresenta que este atleta pode sim utilizar o selim estreito e plano classificado como selim ideal para o COBRA.

Nesta matéria ainda apresenta o termo “ flexibilidade” como algo natural entre as pessoas independente do nível de treinamento, fazendo a analogia que: atletas do ProTour possuem três níveis de flexibilidade e nem por isto deixam de ser excelentes níveis de atletas.
Na figura abaixo, a qual a revista apresenta as três intensidades de flexibilidade faz uma analogia com os atletas Protour e suas características pessoais de flexibilidade:

COBRA = IVAN BASSO
CAMALEÃO = FRANCO PELLIZZOTTI
TOURO = MANUEL QUINZIATO

Bueno loco veio, não vou tecer comentário se isto é verdade ou propaganda para venda de produto, creio que todos nós atletas já descobrimos “impiricamente” qual o melhor selim para utilizarmos, pelo menos Eu sei qual é o meu! E digo me “rendi” ao “ “ e “ : “ ....

4 comentários:

  1. Deco,


    Fi'zi:k é a representação fonética da palavra physique, que por sua vez refere-se à forma ou estado do corpo humano. Só não me pergunta como eu sei isso - se eu contasse teria que te eliminar depois.

    Abrax.

    ResponderExcluir
  2. ALA PUCHA TCHÊ.....
    Hahahahahahahhahahaahahaha
    Max tu é o cara....pelo amor dos meus filhinhos....totalmente excelente!

    Muito bom...
    Por isto digo e repito tu é o MESTRE deste que escrevinha o blog
    hahahahaha

    Eliminar depois é ótimo...

    ResponderExcluir
  3. Tchê vivente uso um Selle Italia SLR que é muito bom, se é camaleão ou cachorro eu não sei...mas é muito bom, o ciclista que não ajuda!
    Quanto aquela acentuação exagerada, pensei que fosse erro de digitação do estagiário, e assim a marca foi lançada...hehehe.

    Abç!

    ResponderExcluir
  4. It was launched for the 2nd time in 2007 in new colorways
    and retro colors as very well. Lasts as extensive as the sneakers to in good shape on the line!
    The gentle materials, of system, will make it lighter.
    You could must repeat a couple of events, having said that it commonly will work.

    http://www.airmaxcheapest.Co.uk

    ResponderExcluir