quinta-feira, 28 de julho de 2011

DEPILAÇÃO, SERÁ? ATIRE A PRIMEIRA PEDRA QUEM NÃO FAZ!

Tchê indiada se meu velho Pai (que Deus o tenha) me ouviste comentando um “troço” destes, ou pior ainda me viste realizando tal fato! Barbaridade, ia ser mais chato que chinelo de gordo, pois tenho certeza que o “homi” ia babar como boi com aftosa e ia me lanhar o lombo a sal!

Mas como todo ser humano merece e deve evoluir, acá estoy yo!

Isto mesmo, estava lendo uma matéria no site MundoTri e achei interessantíssimo, assim resolvi escrever algo no blog também.
Quando comecei no triathlon, comecei mais pelo fato de achar que seria possível fazer aquilo, o que pra mim era coisa de SUPERHOMEM, IRONMAN então era um sonho longínquo mas não impossível, afinal tudo dependia de mim!
Obviamente para que aquele sonho torna-se real precisava perder alguns de meus 102 kg (quando comecei) e com o passar do tempo e esforço os kilos foram ficando, logo percebi que nas provas era um desfile de triathletas preparados, com seus equipamentos fazendo jus ao nome TRIATHLON e percebi que os locos eram “lisos” como lombo de zaino e Eu ali com aquela cara amarrada feito pacote de despacho, parecendo uma tatuíra: branco e cheio de pelo.

Bueno certo dia me fiz de salame e disse para minha esposa:
- Hoje vou me depilar!
Tchêêêêêê foi um reboliço só, minha esposa que já era nadadora não se assustou pois estava acostumada com isto, mas se preocupou comigo afinal de contas, peão véio de Bagé falando em “depilação”!

Bueno minha experiência foi como a de toda triathleta iniciante, chegar no salão e ficar com aquela cara de cachorro que caiu da mudança! Quando a loca começou a tirar aquela cera era uma gritaria só e Eu tentando gritar baixo como umbigo de cobra, mas a dor era tanta que não tinha jeito, parecia que estavam descarnando porco. Bueno passado o susto, pensei não volto mas nem amarrado neste lugar, vamos tentar outra forma.

Foi que tive a brilhante idéia de minha mulher ser a depiladora, pois olha foi bem pior...
Na primeira tentativa, Eu gritava e Ela ria...Mas bah vou te dizer me deu uma “raiva” e fiquei angustiado como barata de ponta cabeça, peguei e larguei esta vida e optei pelas máquinas de depilação, o que faço até hoje “solito” meio atrapalhado como cego em tiroteio, meio demorado como enterro de rico, mas é eficiente como japonês na roça!

Mas isto ainda não foi o pior!
Ao conviver com alguns amigos que não são do meio (Triathlon) como você vai explicar estar todo depilado!
Como você vai explicar chegar em Bagé e não ter pelos no corpo, ter emagrecido mais de 25 kg...
Tchê o tu esta com a “Tia” ou ainda vai ficar!
Mas com o tempo todos compreendem que você mudou sua maneira de encarar a vida e agora preserva muito mais sua saúde do que sua ânsia de acabar com o engradado de Norteña (cerveja de litro uruguaia).

Agora a questão é:
DEPILAR FAZ ALGUMA DIFERENÇA!

Bueno se perguntarem se ganho segundo com a depilação, de pronto respondo NÃO!
De novo se me perguntarem, então porque, de pronto respondo SOU TRIATHLETA, pode não parecer suficiente para alguns esta resposta, mas para aqueles que como Eu vivem este esporte, esta resposta basta.
Existem respostas mais plausíveis, como por exemplo:
- Em algum tipo de acidente no ciclismo, a higiene no local é mais tranqüila
- Usar protetor solar é mais prático
- A massagem após treino/provas é mas fácil e pratica, tanto para quem aplica quanto para quem recebe
- Segundos a mais na “aerodinâmica” e na “hidrodinamica”

Bueno outras tantas podem surgir, para mim é o EFEITO PLACEBO – PISICOLÓGICO MESMO, TIVE UM PROFESSOR NA FACULDADE QUE ME DISSE CERTA VEZ, NÃO ADIANTA SER “BOM” PRECISAMOS “PARECER” BONS.....

Então bagualada com pelos ou sem pelos, VIVA O ESPORTE INTENSAMENTE.

E para aqueles que acham que depilar é coisa de Gay, Homossexual, Mulhersinha ou outros adjetivos afeminados, deixo aqui a seguinte mensagem:
Sou homem suficiente para depilar, treinar kms de natação, kms de ciclismo, kms de corrida, ter uma casa e uma linda mulher, ter uma linda gata como animal de estimação (destas adotadas da rua, bem bagaçeira), ser engenheiro por profissão, gaúcho com orgulho e TRIATHLETA DE CORAÇÃO!

8 comentários:

  1. Tchê, este é um tema que me intriga, saber o motivo da depilação dos atletas. Eu sinto desconfortos para usar as bermudas de cilismo ou de prova que tem o silicone nas pernas e puxam os pelos, mas acabo tendo o preconceito e balanceando a situação ainda prefiro a dor dos pelos arrancados em corridas ou no pedal. Sempre achei que este hábito estava atrelado a rendimento e massagens após treinos e portanto condicionado a atletas de elite que precisariam fazer. Por isso que na qualidade de pangaré acabo tendo um preconceito com a depilação. Valeu pela abordagem.
    Um abraço.
    Bruno Rios

    ResponderExcluir
  2. E ai Bruno, legal vc deixar seu cometário...
    Esta é a idéia os atletas falarem o que pensam sobre a depilação e vou te dizer este preconceito existe e é muito forte mesmo....Na real cada um deve saber se precisa, se deve ou se quer depilar...
    Como eu escrevi acima, não sei se os argumentos técnicos são validos - lance Armstrong escreve em seu livro que todo ciclista é "obrigado" a depilar - na visão do Lance, em virtude dos arguementos:
    - acidente para uma melhor higiene e até cicatrização
    - massagem pós treino e prova
    Eu continuo achando que efeito placebo e TRIBO dos triarthletas é o que me conduz a depilar...
    agora te digo em meu acidente, quando fraturei a clavicula fez muita diferença não ter pelos...
    Abraços
    Deco

    ResponderExcluir
  3. Muito legal...eu depilo pq não vejo utilidade para os pelos e esteticamente é muitooo feio...bermuda de ciclismo e aquele monte de pelos saindo por todos os lados...é horrível, mas cada um na sua...hehehe...muito engraçado suas comparações...umbigo de cobra...hahahaha
    Rodrigo Dantas

    ResponderExcluir
  4. Ótimo Deco.

    Lá em caso também rolou uma vez alguém rindo e outro gritando hehe.

    ResponderExcluir
  5. As desculpas sao as mesmas em todo triatleta. Aqui em Santos e ai no Sul. Efeito placebo, massagem, melhor cicatrizacao, não importa. Todo triatleta já se depilou, ainda vai ou não tem coragem. Eu abri mão da depilação porque não agüentava mais sofrer nos salões da vida e não poder derramar uma lagrima. Vou te falar: dói mais que um longao de Bike com vento contra, no calor e sem água na caramanhola! Agora sao duas horas trancado no banheiro com máquina de cortar cabelo. Nosso esporte eh engraçado. No passado (inicio dos anos 90) tinha que explicar que Triathlon não era Teatro. Agora eh justificar a falta de pelos no corpo e as roupinhas coladas no corpo. Ainda bem que "macaquinho" virou trisuit! Campanha no blog: TRIATLETAS, DEPILEM-SE!! Abraços e parabéns pelos posta, sao hilários!

    ResponderExcluir
  6. Ri demais com o post...

    Muito legal....

    ResponderExcluir
  7. Nao falou nada do frio, e não vem dizer que é de Bagé....
    Marcos

    ResponderExcluir