segunda-feira, 8 de agosto de 2011

IMPRESSÕES GAUDÉRIAS DO AQUATHLON RAIASUL / JOVENS NO ESPORTE – NATAÇÃO NO TRIATHLON, IMPORTANTE! SERÁ?

E ai indiada macanuda de todas as querências, mais uma semana que se inicia faceira como pinto no lixo.

Porto Alegre para variar está chovendo, pois olha tchê o troço anda tão molhando por estes pampas que sapo anda de galocha e tartaruga aluga o casco pros desabrigados da enchente!

Mas não vamos se entregar pros brigadiano!

Ontem Aquathlon RAIASUL, foi um dia loco de especial...Acredito que todos os atletas do RS deviam prestigiar mais os eventos, mesmo que estes ainda necessitem muito para chegar ao nível – MUITO BOM, já conseguimos sair do REGULAR e chegar ao BOM, mas com a ajuda de todos, participação, motivação e principalmente incentivo conseguiremos participar de eventos bem organizados, com um bom percurso e principalmente difundir o esporte em solo gaúcho e pasmem, isto não é bairrismo, pois se cada estado adotar estas medidas com certeza que sairá ganhando é o esporte em nível NACIONAL e só assim conseguiremos sonhar em figurar entre os melhores do esporte mundial, não adianta 1 em cada 100 atletas aparecerem como promessa, quanto mais oportunidades forem geradas, maior é a possibilidade de atletas desenvolverem suas qualidades e competirem de igual para igual com atletas de alto nível.

Ontem foi um exemplo, vimos crianças de 10/11/12 anos saindo de casa com chuva, frio e encarando uma prova para iniciantes e fazendo força; estava Eu no vestiário trocando a roupa para a prova e escutei dois “piazitos” de no máximo 11 anos:

- Tchê tu melhorou tua corrida, pois no Aquatlhon do Caixeiros Eu te ganhei na corrida e hoje não consegui te pegar!

O outro responde:
- Pois é treinei mais a corrida depois da natação.

Estamos falando de uns piá que poderiam estar treinando VIDEOGAME, mas não treinavam para o próximo desafio...

Ai chego em casa e a noite aparece no fantástico à reportagem sobre o loco veio que realizou o massacre lá pras bandas do Alegrete (pois se vocês não sabem vou lhes contar NORUEGA fica bem pertinho do Alegrete) e a mídia preocupada com os guris jogando videogame, porque não incentivam o esporte no mundo destes jovens? Nem vou responder.

Mas como disse no inicio, participei do Aquathlon e vou lhes contar fiz força feito cavalo puxando cocho, mas babava feito boi com afitosa, tchê me senti mais por baixo que barriga de sapo, assustado como cachorro em canoa.

Larguei na água para os 1000 metros em piscina de 25, sai forte cruzando os 100 para 1:30 (forte para um pangaré como Eu e ainda mais vindo da fratura na clavícula), pois olha já nos primeiros 500 metros sentia o braço inchado, o músculo pesado, o tal de lactado estava explodindo o braço, cheio como penico em dia de baile, cheguei a pensar em quanto nadava, não vou conseguir terminar esta natação, comecei a ficar mais chato que chinelo de gordo e trabalhei o que pude a mente, pensando....Vamos tchê o troço é ruim mas é bom e vamos sair desta água, ta mais chorão que terneiro novo, para com esta cara de pacote de despacho, amarrado e gosmento!
E assim foi sai da água, contrariado como gato a cabresto e fiz uma transição rápida, sai pra corrida 6km, sai forte - iniciei morrendo e terminei morto, não interessa era a chance de buscar umas posições e assim foi sai da água em 6º e terminei em 3º, dolorido feito guasqueaço em testa de peão, prova pra mim foi dura como salame de colônia.

Enquanto fazia mais uma volta para soltar a musculatura, devagarzito como enterro de viúva rica, comecei a pensar:
NATAÇÃO NO TRIATLHON

Pois olha tchê em provas longas a natação não é a parte mais importante da prova, pois os minutos que tu perde de conexão com o primeiro pelotão, tens a possibilidade de buscar no ciclismo e fazer a diferença na corrida – falando de provas 70.3 ( 1900 natação+90 ciclismo+ 21 de corrida) e IronMan (3:800 natação + 180 de ciclismo + 42 de corrida), já em provas mais curtas, a natação faz a diferença. Em provas na distância olímpica (1500 natação+40 ciclimo + 10 corrida) se o nível de corrida e é muito elevado de uma atleta para outro talvez você vai conseguir conectar após um bom ciclismo, por exemplo:

Atleta faz a natação para 1:25 e o outro faz para 1:50 – a diferença é 25 segundos a cada 100 em 1500 isto significa: 6 minutos e 15 segundos de diferença, sem contarmos o ciclismo, durante a corrida, vamos considerar que o primeiro atleta corre para 4:20 o km e o outro 4 o km..... é uma diferença de 20 segundos por km, ou seja não vai conseguir alcançar, precisará correr abaixo de 3:50 para alcançar.

Se falarmos em distância Short (750 metros de natação + 20 km de ciclismo + 5 km de corrida) piorou pois a distância na corrida é muito curta para tirar a diferença.

Bueno indiada, o negócio é treinar muito o que você é fraco e treinar mais ainda o que você é forte para fortalecer todos os pontos.
Mas principalmente investir em você mesmo, saúde, lazer e descontração com muita qualidade...este foi meu final de semana! E o seu como foi?


PS: As impressões aqui descritas, são extremamente pessoais levando em consideração minha AMADORISTICA vivência no esporte e relatando o  mundo gaudério "imaginário" do esporte gaúcho.

Um comentário:

  1. Final de semana foi animal:

    Sábado- pedal de 70km para um local chamado de Roseira, que possui uma subida animal (Aqui em Curitiba) no pé da subida tem uma repressa, local lindo para pedalar, com asfalto, represa, chácaras.... lindo mesmo

    Domingo - 18km de corrida no Parque Barigui (Curitiba também)

    ResponderExcluir