quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ROLO PARA TREINAMENTO – CHATO COMO CHINELO DE GORDO, NECESSÁRIO COMO ELÁSTICO EM CUECA!

Bueno o titulo do post já fala por si próprio, ROLO é troço muito chato de fazer, é um dos treinos mais complicados de executar...


O peão pode dizer que coloca vídeo, que faz na frente da TV, que coloca a prenda realizando a dança do pezinho, a dança da batata o que for...é chato, mas chato quem nem gilete no chão do banheiro. O ciclismo por essência têm aquela “balaca” do uniforme, de andar em pelotão, de ter a dinâmica do movimento e mudando a paisagem a cada pedalada, no “rolo” o que muda é o “BAGO” do peão, muda do local certo pra dentro da cabeça, de tanto pensar besteira e querer abandonar o tal rolo.

Mas deixa Eu explicar pq cheguei a este post:

Porto Alegre pra variar ontem estava chovendo, alias quando não chove faz 4° de temperatura o que obviamente nos coloca em condições de realizar o belo treino de rolo durante a semana.

Ontem fiz 1h de rolo na borda da piscina, como se não bastasse o treino de rolo – melhorei, fiz um “up grade” na “ruindade”...fui pedalar na borda da piscina onde a umidade é altíssima, bueno da pra imaginar o suador do peão, parecia leitão em dia de castração!

Mas agora com o advento da tecnologia existem vários tipos de rolo, magnético, a manivela, ligados no computador, tem uns que o cara liga e fica sentado no sofá tomando uma “ceva” e o rolo faz todo o treino pra ti, daí depois tu pega o “I”pad e o “I”phone e baixa o treino...

Estes é os tais que são ligados no computador e simulam o esforço real - bueno este diz que aumenta o condicionamento do peão mais que barriga de égaua prenha!
Este rolo não é pra qualquer um....agora o cabelo deste peão esta de doer, parece crina de égua em dia de desfile, abichornado como urubu em tronqueira!
Este é tipo o meu, barulhento como como a banda da saldanha, têm que estgar sempre engraxado como telefone de açougueiro.

No meu caso o rolo é do tipo que baixa os treino no “I”pim (aipim = mandioca) ou seja duro como salame de colônia, a barulheira que o troço faz é algo sobrenatural, outro dia bateu a SMOV lá em casa achando que Eu estava perfurando um túnel em pleno Menino Deus – tamanha a barulheira.

O interessante deste equipamento mais simples é que não requer muito do QI do peão, é simples de instalar, indolor, não têm cheiro e nem solta as tiras - e também não afunda a guaiaca do peão, levando os cobre por diante, ou seja, o custo beneficio é bom!

Somente é necessário colocar a bike na posição, entre as astes do rolo:
Fixar o rolo na blocagem - esta deve ser com a ponta arredondada (risca tudo)
E por útlimo fazer a pressão para simular o esforço.

Eu  particularmente tenho uma roda traseira (aro + pneu + Ksset) montada, pois o que consome o pneu é impressionante.

Mas como diz o titulo do post também, extremamente necessário para nós atletas da região SUL - pois o frio anda de renguiar cusco, se executar o treino no rolo com base na frequência cardiaca e levando em consideração o tempo de cada sessão (intervalos de intensidade) você pode simular um ótimo treino e condicionar para o treino de rua, obviamente no final de semana você vai rodar na rua e assim verificar se o rolo esta sendo eficiente mesmo.
Existem ainda as bikes SPNNING como alternativa, porém isto é outro post!

Abraços indiada!

Um comentário:

  1. Fala Deco!

    Digamos que o rolo é um mal necessário hehe, não tem como fugir dele no inverno.

    Abraço e bons treinos, Pablo

    ResponderExcluir