quinta-feira, 22 de setembro de 2011

EVOLUINDO NOS TREINOS - INCORPORANDO O TREINO PLIOMETRICO AO DIA A DIA

Tchê no intuito de melhorar a performace como atleta (se é que isto é possivel) estou participando de um trabalho na URGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que esoclheu alguns atletas para 6 semanas de testes e treinamentos, que vão desde teste VO2 Máximo - realizado no sábado passado.

Ontem foi dia de treinos Pliométricos.

O QUE É A PLIOMETRIA? A Pliometria gira em torno dos movimentos dos saltos . Os músculos funcionam comouma mola . Puxa-se a mola para baixo e solta-se . O que acontece ? A mola entra em acção . Esta é a ideia geral da pliometria . Nós queremos desenvolver a maior quantidade de força no menor tempo possível .Teremos de ser explosivos . Não é esta a chave para a performance desportiva ? penso que sim Ao serem explosivos os músculos desenvolvem elasticidade. Elasticidade é uma resultante da pliometria.Tal como no exemplo da mola , os músculos quando são carregados actuam como a mola. Eles armazenam a energia através da compressão e quando libertam a energia os músculos produzem força. Então se nós trabalhamos na construção de uma rápida libertação para produzir mais energia, possivelmente aumentaremos a força explosiva !!! a pliometria é mais uma arma para juntar ao arsenal com o intuito de melhorar a performance desportiva.

Tchê vou te contar um troço, nunca tinha sentido dores nas pernas como as que senti após o treinamento e ainda tive treino de pista após,  naturalmente o Frank Silvestrin alterou o treino pois não iria conseguir concluir o treino normal, após o treino pliométrico.
Fiquei impressionado a quantidade de musculos que este tipo de treinamento desenvolve, vamos ver o resultado ao finao do treinamento efetivo - sábado próxima sessão.
Como será medido a efetividade deste treinamento?
Simples, foi realizado um teste VO2 máximo antes - inicio dos treinos e será realizado outro ao final, assim comparando os resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário