terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

“DESTREINO” – ASSUNTO ABORDADO NA TRI SPORT

Então tchê mais um dia de treinos, firme como palanque em banhado...

Ontem regenerativo de corrida – 11 km, depois natação

Hoje treino de ciclismo bem buenacho.
Mas bueno como diz o titulo do post, foi abordado na revista TRISPORT deste mês o assunto DESTREINO, matéria escrita por ROBERTO LEMOS – um atleta de altíssimo nível e hoje um grande treinador – Equipe IRONMIND (Roberto Lemos foi atleta do Prof. Wilson Matos – RAIASUL, sempre que vem a Porto Alegre nos brinda com a oportunidade de um treino em parceria).

No texto ele aborda o assunto de uma maneira interessante, colocando que nosso corpo deve e precisa perder um pouco o contato com o estimulo da mesma atividade física, ou seja, com a mecânica envolvida na atividade. Claro coloca como ponto essencial que você não perca o condicionamento realizando atividades esportivas diferentes do dia-a-dia dos treinos de triathlon, assim dando a capacidade do seu corpo regenerar e quando voltar aos estímulos tenha um potencial maior de crescimento – este seria o tempo do DESTREINO.

Bueno Eu como leigo total neste ponto, fico a pensar será que isto é válido. Mas ao mesmo tempo penso que nos momentos em que precisei parar – ex: quando quebrei a clavícula, mantive exercícios na ergométrica, voltei ao ciclismo e a corrida mais forte do que antes, claro tudo é treinável, porém o período longe da mecânica destes exercícios foi importante.

Ontem voltei a nadar, após um longo período afastado da piscina (festas final de ano, férias, praia) – o inicio do treino não é fácil, você não tem mais a velocidade, porém o exercício em si parece mais confiante, fiz um treino longo com uma série de 1 km em A1 e teria a certeza de poder continuar nadando mais algum tempo, claro sem exercer velocidade e sim resistência.

Não sei se isto se encaixaria na matéria escrita, também não sei se isto seria uma boa idéia. Mas com certeza descanso é sempre muito importante como o próprio treinamento.

Fica a duvida?

3 comentários:

  1. ta pegando forte ein deco... parece q o desafio da serra te fez bem. kkk...legal esse registro do treino. to acompanhando e li bastante da vo2 de fev. acho q vou investir nisto mais para frente. diferente de vc, vou tirar -5 dias- ferias so agora. gracas a Deus, mas para nao perder muito o foco to indo assistir o triathon do sesc em caioba. vou ver se animo a ano q vem participar.
    abracos e bons treinos..

    ResponderExcluir
  2. Existem diversos "métodos" para o destreinamento.. o principal deles quando se "vira o ano" é continuar as práticas esportivas porém mudar as modalidades, como ele disse na matéria fazer uma canoagem um trekking ou MTB e por ae vai..

    Já é consenso científico que outra estratégia muito eficaz para o destreinamento (eu gosto de dizer descanso, que é o que muitos esquecem que faz parte do treino) é a manutenção da intensidade porém com uma queda brusca do volume.. Ou seja, invés de dar o estímulo forte 5, 6 vezes na semana você mantém esse estímulo forte porém 2, 3 vezes na semana. A literatura científica já demonstra que os ganhos obtidos até então não se perde utilizando dessa estratégia, que é muito válida para durante toda a temporada..

    Abc

    ResponderExcluir
  3. Deco,

    só acho inapropriado o termo "Destreino". Isso passa a noção de que descansar não faz parte do treino, quando na verdade o descanso faz parte integral de qualquer ciclo de treinamento.

    No meu conceito descansar é treinar, e não destreinar.

    ResponderExcluir