sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

TEMA POLÊMICO - PRECISAMOS COMEÇAR POR NÓS

Pois olha tchê ontem larguei-lhe aqui no potreiro eletrônico o post sobre o FORUM MUNDIAL DA BICICLETA. Buenas o assunto é de EXTREMA IMPORTÂNCIA, totalmente relevante nos dias de hoje.
Mas agora vou abordar o outro lado da moeda, afinal de contas charlar que nem china de fronteira, sem olhar os dois lados não é prudente!

Nós como ciclistas (independentemente de atletas ou usuários), bueno já no "entre parenteses" aparece o primeiro questionamento:
  • Atletas:
Utiliza a bicicleta como forma de treinamento, segue algo pré determinado com relação a velocidade aplicada, distância a ser percorrida.
  • Usuário:
Utiliza como meio de transporte e como uso de passeio

Nada impede que um atleta seja usuráio, ou que um usuário seja atleta. Mas seguindo o raciocinio, feito boi que segue a boiada, NÓS CICLISTAS devemos também respeitar as leis de trânsito, respeitar o uso dos equipamentos, respeitar o que o artigo 201 do código Nacional de Trânsito presecreve.
Existe alguns movimentos em prol ciclismo, alguns até exagerados no meu ver! Fazem manifestações, fazem passeatas ciclisticas, mas também fazem ARRUAÇA, não USAM CAPACETE, ou seja, NÃO FAZEM SUA PARTE COMO CICLISTA.


Posso falar por experiência, pois quando houve o atropelamento em massa aqui em Porto Alegre, participei de uma passeata ciclistica, que terminaria em frente a prefeitura de Porto Alegre onde seria reunido todos os ciclistas, porém ao chegarmos no local alguns ciclistas (não estou generalisando) começaram a pular para dentro de monumentos públicos, até então cercados para que não houvessem depredação e começaram a andar de bike dentro, e causar problemas ao patrimônio publico.

Claro que isto pode ser uma ação isolada, somente quero aqui abrir os olhos para que nós ciclistas façamos a nossa parte, desde cedo, orientando nossos filhos, amigos que bicicleta também têm responsabilidade no trânsito.
Vale ainda ressaltar que o assunto CICLOVIA é outro ponto a ser tratado com carinho (tchê carinho na campanha e falta de vergonha), bueno o importante é que CICLOVIA não é lugar para atleta treinar, mas isto vamos abordar em outro post.

PS: vale ressaltar que esta é minha opnião ou seja devaneios de uma mente insana e apaixonada pelo esporte.

3 comentários:

  1. Caro Deco, li teu texto e concordo com o amigo, entre outras coisas, manifestações, seja qual o motivo, sempre devem ser pacíficas e sem "anarquia", porque do contrário, perde-se a razão ou/e apoio de pessoas de bem, é uma questão também de "construção de imagem" ... Gostaria só de acrescentar que, ao meu ver, só haverá pleno entendimento entre ciclistas e motoristas, quando o ciclista for ou tenha sido motorista, e quando o motorista for ou tenha sido ciclista, não só pelo respeito, mas para uma melhor compreensão dos limites e potencialidades de cada um, ou seja, eu conhecendo/compreendendo do que é capaz um veículo, sei até onde posso ir em minha forma de pedalar, e o contrário também é verdade... Uns anos atrás renovei minha carteira de habilitação, preferi assistir as "aulas", ao invés de fazer a prova, em momento algum comentaram sobre nós, ciclistas, e como agir a respeito, claro, puxei o assunto... Oxalá, um dia, para tirar a CH, tenham que passar algumas horas de bike no trânsito, tenho certeza que seríamos melhores tratados na bike... Forte abraço e parabéns pelo blog, "bora treinar"!!
    [Marcelo Aguiar]

    ResponderExcluir
  2. Deco, infelizmente educação e respeito são raros em todos os segmentos da nossa sociedade.
    Segue um comentário que fiz algum tempo atrás! Abraço!
    http://www.bnitrini.blogspot.com/2011/08/ciclistas-x-corredores-x-motoristas-x.html

    ResponderExcluir
  3. Deco,
    Depois daquele atropelamento coletivo, o Massa Crítica ganhou notoriedade. Infelizmente, no passeio que participaste, eles se comportaram mal, como se comportam quase sempre. O princípio deles é anárquico. Pregam "mais amor, menos motor", mas tem ódio de carro...Quase não dá nem para levar a sério, pq são xiitas de bike. Fundamentalistas islâmicos. Querem impor o uso da bike como meio de transporte. Ofendem os motoristas que eles querem que usem bike... mais burro, impossível.
    Agora estão lá reclamando de tudo da ciclovia na Ipiranga. Melhor seria não ter, pelo visto. Nada os contenta. Quer dizer, a única coisa que contentaria seria um decreto dizendo: é proibido circular carro em POA. Aí seria o regozijo.
    Tal qual o Marcelo, ao renovar minha CNH, fiz o curso, não a prova, pois achei bom me reciclar, ouvir. Foi bem bom, mas não lembro também de terem falado em bike. Mas falaram bastante em direção defensiva.
    Tbém acho importante que o cara que anda de carro ande de bike e o cicloativista ande de carro para ter noção dos dois lados. Pedestre todo mundo já é, já sabe mais ou menos.
    Mas também creio que deveria haver aulas de trânsito nas escolas para que as pessoas pudessem crescer se familiarizando com o tema, não só qdo fosse tirar a CNH ou fosse usar o transporte.
    Eu vejo muito pedestre que não tem noção de tempo e espaço de carro, que não percebe que o carro vai parar (ou não). Isso pq ele não dirige.
    Mas, por outro lado, como o Beto citou, muito está na questão do respeito. E no mundo individualista e egoísta em que vivemos. Cada um pensa em si, olha seu próprio umbigo, e esquece que os outros têm os mesmos direitos.

    ResponderExcluir