sexta-feira, 2 de março de 2012

TEMA INTERESSANTE – BUSCANDO SUB 23

Hoje sexta-feira é um dia sempre especial, para muitos é o dia internacional da cerveja, é o dia que antecede o final de semana assim um dia de felicidade, pois significa pré descanso, família, casa, pés para cima. Todavia para “alucinados” como Eu (e como tantos que conheço, que já nem sei o número exato) hoje é dia de TREINO LONGO DE CORRIDA, dia de sair e percorrer de 1h 30min a 2/3 hs de corridas solitárias e FELIZES.
Aqui entra um comentário interessante, um colega de escritório me disse ontem:
- Não consigo correr, até tentei, porém acho muito solitário não tenho com quem conversar.
“Assim como nas corridas, as maiores batalhas da vida são travadas na solidão.” -Emil Zatopek
Pois é seguindo o pensamento da frase acima, hoje para mim é um dia FELIZ e o mais engraçado ao abrir meus emails hoje recebi um, entre muitos, que tratava um assunto muito interessante: BUSCANDO SUB 23 – tratando-se de uma maratona.
Foi um debate que rolou no auditório da Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos, uma mesa redonda sobre o tema Comandado por Marcos Paulo Reis, o debate reuniu Gustavo Magliocca (médico esportivo) e Marcelo Apovian (ex-esquiador profissional, atualmente corredor e empresário) para uma conversa descontraída com os convidados.
Os tópicos básicos foram:
  • DISCIPLINA E REALIDADE
  • PLANEJE O SEU CALENDÁRIO
  • CLIMA
  • O "EFEITO PROVA"
De tudo o que li nesta matéria o ponto mais importante (em minha percepção) foi:
Matéria completa aqui
Como consenso todos deixaram claro que correr uma maratona abaixo de três horas não é algo tão impossível, mas é um sonho que exige “disciplina e determinação extremas”.
Então comecei a pensar sobre o assunto – logo Eu que tenho o foco de fazer a maratona de Porto Alegre – a qual já fiz quando pesava 98 kg e terminei em 3hs 53min;
Se você corre uma maratona com o pace de:
Realmente analisando os números é algo bem complicado, mas não impossível!
No meu primeiro IRONMAN (e único) até o momento achei que a “maratona” seria acima de 4hs e 30min, pois todas as outras 4 maratonas que fiz meu melhor tempo foi 3hs 53min, ou seja, se somente correndo a maratona eu estava perto da casa das 4hs, depois de nadar 3.8km, pedalar 180 km seria praticamente impossível fazer algo parecido com aquilo que seria o tempo de correr somente 42 km, e qual foi minha surpresa, a maratona do Iron foi meu melhor tempo em maratona 3hs 40min, por que:
Porque neste treinamento mantive disciplina, planejei bem meus treinos, treinei de acordo com o dia e o local da prova e principalmente preparei minha cabeça para o dia, literalmente pensava diariamente como se fosse o dia “D”, fiz a maratona dividida em 3 provas, 2 x 10 km e 1 x 21 km.
Agora é traçar a mesma estratégia para a MARATONA e ver o resultado.
PS: Não tenho a pretensão de baixar das 3hs, somente abordei o assunto aqui. Farei o meu melhor, qual é: ainda não sei, mas todos saberemos.

2 comentários:

  1. Em junho vou tentar mais ou menos a primeira tabela. Tu maratona no iron foi arrasadora.

    Vais a Osório?

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Disciplina e determinação.... essas palavras deveriam ser levadas mais ao pé da letra por quem almeja bons resultados... seja em que esfera for....

    No âmbito desportivo tb tive uma perda de peso bem considerável depois dos treinos, porem não conseguia baixar meus tempos de corrida.(nem a pau)treinava de qualquer jeito...sem embasamento algum... depois de alguma sistematização dos treinos tem sido progressivo...(nada que se assemelhe aos 19 min dos 5 km)... mas ainda é um caminho a ser percorrido... sem pressa.... hehe o caminho é que é interessante... a busca pelo objetivo...

    ResponderExcluir