quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

COMEÇANDO 2013 NÃO SÓ TREINANDO, MAS APRENDENDO / LEÃO DA TOSCANA


    Quando inicia o ano, colocamos metas, colocamos novos projetos em pauta.
Este ano não foi diferente, porém com uma única META: Ser Eu mesmo da melhor forma possível.
Afinal de contas como diz o “dito popular”: FALAR DE MIM É FÁCIL, QUERO VER SER EU
Então foco total nos treinamentos com planejamento traçado:

1º Semestre:
Long Distance Caiobá – Abril   www.ciadeeventos.com.br/
IronMan Brasil – Maio   www.ironmanbrasil.com.br

2º Semestre
70.3 Brasília – Agosto   www.meioironmanbrasil.com.br/
Xterra Fpolis - Dezembro  www.xterrabrasil.com.br/

Obviamente provas do calendário estadual (RS) e provas de corrida de rua, pois acredito que estes eventos reúne a peonada e mantém o foco nos treinamentos.
Mas além dos treinamentos, família e muito TRABALHO, estou procurando me desvincilhar de um vicio a TELEVISÃO, então uni o “útil” ao “agradável”, leitura de um livro que fala sobre HISTÓRIA E ESPORTE (CICLISMO)

LIVRO LEÃO DE TOSCANA


Essa biografia tem o intuito de acompanhar a trajetória do ciclista italiano Gino Bartali, desde a infância pobre, passada em um vilarejo próximo à Florença, até o momento em que a Itália entra em guerra e é ocupada pelos nazistas. Gino abriga uma família judia e participa de ações secretas e arriscadas, como a de transportar, no quadro da bicicleta, identidades falsas que salvaram a vida de centenas de perseguidos. No fim da guerra, mesmo desacreditado, Gino Bartali, conhecido como 'O Leão da Toscana' por sua capacidade de superação e tenacidade, consegue retomar a carreira.

Gino Bartali

  • I PARTE

Aqui vou dissertar um pouco sobre a parte que já li:
Com base nesta leitura algumas coisas são surpreendentes e me fazem compreender melhor o AMOR e o RESPEITO pelo ciclismo na EUROPA.
Curiosidade: 1885 a primeira fábrica de bicicletas da Itália foi fundada – BIANCHI
Logo após a 1ª Guerra Mundial a ITALIA sob o comando de Mussolini começa a ver que seus soldados, seus possíveis combatentes estavam fracos, eram debilitados e ainda sendo a classe mais desprovida financeiramente, foi então instituído que a EDUCAÇÃO FISICA nas escolas era a matéria mais importante, em 6 anos o governo multiplicou por 10 o numero de complexos esportivos, nesta época o responsável pelos treinamentos nestes eram todos militares e ainda o foco era o ATLETISMO como forma de saúde e melhora de preparo físico, os principais esportes eram: BOXE e CICLISMO.
Com isto a classe mais baixa – financeiramente desprovida, começou a utilizar a bicicleta como meio de transporte e logo se percebeu que um vencedor de uma grande prova, receberia 22 mil Liras ano, isto se equivalia a 15 vezes o salário de um trabalhador médio, ou seja, o ciclismo torna-se um dos almejos de toda a criança de classe baixo-média – traduzindo para o Brasil: o FUTEBOL nos dias atuais.
Eis que começamos a entender que isto se torna uma cultura e não mais somente um esporte!

Segue...

3 comentários:

  1. Deco, nos veremos então nas duas provas do primeiro semestre. Foco e disciplina, véi.

    ResponderExcluir
  2. Fala Deco !

    Então tá, nos encontramos em 3 destas provas aí.

    Abraço e vamos com tudo pra 2013 !

    ResponderExcluir

  3. Luis Fernando Oliveira e RAfael Pina, legal assim além de amigos FAICEBUUQUIANOS E BLOGUIOLISTICOS poderemso trocar um quebra costela campeira e uma charla bagual sobre nosso esporte....
    Abração pra vcs e bons treinos

    ResponderExcluir