terça-feira, 15 de janeiro de 2013

DIA NO RJ - COMPLICAÇÃO P/ENTRAR NA REPUBLICA E BENEFÍCIOS DO TREINO NO ROLO

Posolha indiada esta semana esta mais apressada que cavalo do comissário, acordei ontem em Porto Alegrem dormi em Brasília, passei o dia no Rio de Janeiro, vou dormir em Porto Alegre e amanhã passo o dia em Passo Fundo, mas oigalê te porqueira vida corrida, mas não deixamos os treinos de lado, hoje infelizmente não consegui nadar mas fiz um treino de 01:30:00 no de bike no rolo.

Fico sempre em duvida sobre o treino no rolo, mas ao ler a literatura sobre este assunto notei que existe uma melhora constante na técnica do pedal enquanto você trabalha o treino especifico no rolo, eu particularmente pude comprovar isto no Simulado deste final de semana. 

Nunca tive uma cadência boa, sempre pedalei "truncado" ou seja, pedalei pesado isto me causava dois graves problemas:
1º desgaste físico maior e dores mais fortes na pedalada
2º Sair mais cansado pra corrida

Li em algum lugar (fica como empírico esta informação) que a média do Santiago Ascenso no IM12 foi perto de 100 rpm, mas a potência em "Watt" manteve-se alta, ou seja, utilizou perfeitamente sua força. Usei está técnica no simulado, pensando ao pedalar e mantendo sempre uma cadência acima de 90 rpm, o mais impressionante é que mantive uma velocidade maior que a de costume e segurando para sair pra corrida em condições, sendo que fiz uma natação firme - média dos 40Km 35,9 km p/h - corrida dos 5km 4'15" km p/h terminando muito inteiro.
Tenho a certeza de que estou conseguindo este êxito por treinar esta cadência no rolo, é como se seu corpo aprendesse a andar naquele ritmo e isto é muito interessante, não sei se pra os "leitores" deste blog isto funciona, mas comigo tem dado muito certo.

Bueno mas o dia não foi só o treino, passei um dia pegado de trabalho e um PROBLEMA NA DIPLOMÁTICO na entrada da alfandega da  REPUBLICA RIOGRANDENSE.
Por estar no RJ fui tentando a uma iguaria local esta para o Riogrande, posolha tamanho rebuliço se paro nas porteira do aeroporto, nos tal de raio x fui pego em flagrante e quase vi o sol nascer quadrado, tinha na minha bagagem "PORCARIA" e não sabia, ainda bem que os BRIGADIANO ESPECIALIZADO DA REPUBLICA EM MAPEAR AS PORCARIA ME ALERTARAM QUE FUI VITIMA E CARREGAVA PORCARIA  EM MINHA BAGAGEM.

Tudo começou quando parei em uma sinaleira e um loco com um palavreado chiado como chaleira de mate veio me vender o troço, me dizendo que era do bem bom e que dava um baita dum barato.
Achei que era tipo mandolate de Bento Gonçalves e acabei comprando a porcaria.
Abaixo a prova do crime:

Barbaridade, passei um cortado mas o patrão velho me livrou das porcaria e sigo somente no chimarrão como SUPLEMENTO.

3 comentários:

  1. Hey Deco! Que legal q tu estás aproveitando os benefícios do pedal no rolo. Com certeza é um equipamento q vale a pena ter e usar regularmente. Aqui em Brisbane, praticamente todos os grupos de triatlo fazem treino no rolo pelo menos uma vez por semana. Com relação a cadência no ciclismo, o assunto é meio controverso onde tu irás encontrar a melhor testando e vendo o que funciona. Eu diria q é muito pessoal, tem gente q vai bem com alta, tem gente q vai bem com baixa. Estou te mandando um link onde o americano que ganhou o Ironman Nova Iorque, Jordan Rapp, fez 78rpm de média e 4h26min de tempo. É um bom exemplo de q cadência baixa funciona bem para alguns atletas tbm.
    http://www.trainingpeaks.com/av/57HAMGX5DG4H4HUXPXJEA75EGQ
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô Emerson,
      Legal vc deixar este comentário aqui, nota-se que pra tudo no esporte existe o contra-ponto, ou seja, cada fisiologia se adapta de uma forma...
      Mas com relação ao rolo, pra mim esta dando muito certo mesmo, fico só em duvida quanto aos treinos mais especificos do IRONMAN, tipo durante a semana é claro.
      O que você acha sobre isto?

      Excluir
  2. Valeu Deco! O que o pessoal que treina comigo faz quando tem treino no meio de semana com foco para ironman é o seguinte:
    -Na terça: treino de força no rolo, séries mais longas, tipo 4x12min com baixa cadência bem pesado, e recuperação curta, tipo 3min. Um bom aquecimento antes e um bom soltar depois. Dá uma hora e meia mais ou menos.
    -Na quinta: ou tem treino de TT na rua com trajetos de pouca subida ou plano para trabalhar no limiar ou ritmo de prova, ou no rolo, com foco no ritmo de prova com a TT.
    O que deu muito certo para mim em 2010 no Ironman Busselton foi fazer treino no rolo depois do pedal longo. Por exemplo: saía pra pedalar moderadamente por 3-4 horas com o grupo,quando chegava em casa colocava a bike no rolo e fazia 2-3 tiros de 20min no ritmo (potência) de prova, e aí saía para trotar uns 45min. Funcionou para mim pois naquela prova, na três voltas de 60km, eu fiz exatamente o mesmo tempo por volta, não sentindo tanto no final do pedal.
    Abraço e continua escrevendo!

    ResponderExcluir