segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

RETORNAR A ESSÊNCIA É PRECISO, DESCOBRIR A FELICIDADE COMEÇA EM OLHAR PARA SI MESMO.

Quando comecei com este blog, foi uma maneira de primeiro ficar um pouco conhecido no meio até então desconhecido, segundo contar como seria a vida de um GORDINHO em um esporte tão complexo.

Porém com o passar dos tempos e dos treinos, descobri a felicidade de perder kilos, ganhar histórias e acumular experiências, descobri principalmente que ficar conhecido não tinha o mesmo peso de competir consigo mesmo, mas que em bem verdade a competição é que menos importa (mas não deixando de ser importante por isto), mas a felicidade estava nos detalhes mais pequenos, como descobrir como é bom fazer o primeiro 10km correndo, como é bom superar os primeiros 50km de bike, como é bom sentir medo de nadar em água aberta e superar assim mesmo, mas sabendo que este medo é uma constância no atleta e que, portanto precisamos viver com ele, ou aprender a conviver com ele.

Mas em algum espaço de tempo perdi esta essência, perdi na minha breve trajetória a felicidade de ser um FRANGO, mesmo nunca deixando de ser.... humm será que porque agora 10km de corrida é normal, será que porque agora 50 km de bike são normais, mas pensando bem nunca é!
Neste meio tempo afastado do blog, mas sempre muito presente no esporte, fiz o IRONMAN 2013, fiz o EMAUS em 2014...opa EMAUS o que é isto?

O Curso de Emaús é uma caminhada de três dias, que se inicia na noite de quinta-feira e encerra-se na noite de domingo, com uma missa. É um curso que propicia aos jovens uma profunda reflexão sobre os valores da vida e da Igreja, realizando ao mesmo tempo uma experiência vivencial de comunidade, de vida e de fé à luz da Palavra de Deus e da doutrina da Igreja.
Se quiser saber mais clique aqui

Mas o que o EMAUS tem haver com o esporte, mas o que encontrei de semelhante entre mundos tão distintos e ao mesmo tempo tão próximos.
Para descrever isto preciso contar uma parte de minha descoberta neste EMAUS e no esporte:
Dentro do curso, um amigo que era monitor gostou da minha história e a de outro amigo também monitor e foi conhecer o triátlon, interessante foi a mensagem dele para mim no final de ano:

....Amigo, todos os valores que esse esporte molda nos seus atletas também são valores cristãos, valores que todas as pessoas deveriam cultivar para termos um mundo melhor. Quando pesquisava na internet sobre “raiasul, Frank Silvestrin, triátlon” achei um tal de blog naroda, com uns textos pra lá de inspiradores, quando fechei na assessoria raiasul o autor dos textos foi quem dividiu comigo a emoção que eu sentia naquele momento, em determinado momento nossa conversa foi fundamental para Eu saber que isto era uma família cristã...

Bem com este relato descobri que meu BLOG deveria voltar, que minha ESSÊNCIA deveria voltar e que quando fui buscar algo para crescimento espiritual, pude com minha história no esporte ajudar alguém, isto não tem preço, isto é o que me fascina no esporte, QUE VOCÊ POSSA A QUALQUER MOMENTO ESCREVER UMA NOVA HISTÓRIA E QUE HOJE SEJA O PRIMEIRO DIA DO RESTO DE NOSSAS VIDAS.

Termino esta postagem assim:

DESEJO-LHE SAÚDE
DESEJO-LHE RIQUEZA
QUE NÃO ACABE COM O TEMPO
EU LHE DESEJO LONGOS ANOS
QUE SEU CORAÇÃO SEJA TÃO PACIENTE QUANTO A TERRA
SEU AMOR, TÃO CÁLIDO QUANTO O OURO E O TRIGO.
QUE SEUS DIAS SEJA CHEIOS, COMO CHEIA É A CIDADE
SUAS NOITES, TÃO ANIMADAS QUANTO DANÇARINOS.
QUE SEUS BRAÇOS SEJAM TÃO ACOLHEDORES QUANTO O LAR.
QUE SUA FÉ SEJA TÃO DURADOURA QUANTO O AMOR DEUS
SEU ESPIRITO, TÃO VALIOSO QUANTO SUA HERANÇA.
SEUS SONHOS, TÃO CHEIOS DE ESPERANÇA QUANTO UMA CRIANÇA.
QUE SUA ALMA SEJA TÃO CORAJOSA QUANTO SEU POVO
E QUE VOCÊ SEJA ABENÇOADO.

Extraído do livro Saudável aos 100 anos.

Um comentário: