terça-feira, 6 de julho de 2010

TRIATHLETA & PESO CORPORAL & PERFORMACE

Tchê acredito que todo o triathleta já pensou (pelo menos Eu com certeza), em como seria realizar aquela dura prova, se estivesse com uma melhor forma, e quando falamos em melhor forma traduzimos para melhor peso (seja + ou -), sempre associamos isto a nossa melhora na performace! No me caso, no final deste ano fará 03 anos que pratico triathlon e 02 que estou treinando efetivamente em uma assessoria esportiva... Minha primeira prova foi um duathlon e a segunda um Meio Iron, tinha 100 kg e cheguei com 7hs de prova, quase sem conseguir respirar, foi uma experiência incrível pois descobri de que meu corpo era feito e até onde ele poderia me levar, mais ainda descobri onde minha cabeça poderia me levar, pois nesta prova após a natação, pedal entrei pra correr realizando 4 km de corrida e 17 km de caminhada! Hoje após 02 anos de treinamento, ter realizado meu primeiro IronMan, ter realizado mais alguns Meio Irons (baixando em quase 2hs o tempo do primeiro), e principalmente pesando 76kg, penso que tudo isto deve-se a um ciclo de treinamentos, experiências regado a muita força de vontade. Lendo a TRISPORT do mês de Maio, observei uma matéria que traz este assunto como pauta, onde é descrito que o triathlon é cíclico e que nosso treinamento não é sempre na mesma intensidade, porém pode-se notar que a queima calórica mantém-se ativa, é claro devemos auxiliar nosso corpo a moldar-se como a máquina quase perfeita que vai nos conduzir a pratica do triathlon, porém precisamos dar tempo a ele, não podemos exigir o imediatismo de queima de gordura, de ascensão de velocidade em um curto espaço de tempo. Nosso corpo não será igual ao do atleta que mais nos espelhamos, será sim de acordo com a nossa fisiologia e principalmente com a nossa mente, pois ela conduzirá nossa máquina por incansáveis kms.
Isto comprava-se analisando atletas de ponta que possuem diversas composições musculares, aquele que é mais alto - oriundo da natação e se adapta a ter uma corrida veloz, ou o inverso aquele atleta de estatura mais baixa e leve, que possui uma excelente corrida adapta-se com base em treinamentos diários e exaustivos a ter uma boa condição na água, saindo em condições de buscar seus adiversários e combate-los no terreno onde ele mais domina, a corrida!
Uma vez foi perguntado a Oscar Galindez? você como todos sabem é um exímio ciclista, sua estratégia para melhorar no triathlon é desenvolver melhor sua modalidades mais fracas.
Resposta de Galindez foi: Não é treinar cada vez mais ciclismo para ser melhor, naquilo que sou melhor e treinar mais para melhorar o possível no que sou mais fraco.
Bons treinos e seguimos sempre mentalizando a cruzada da faixa, seja ela em uma prova, seja ela imaginária ao final de uma meta cumprida.

Um comentário: