quarta-feira, 16 de março de 2011

TREINOS DE SEMANA – DIFICULDADES E SUPERAÇÃO – DESABAFOS DOS TREINOS PARA O IRONMAN

Semana continua cheia, cheia de trabalho, cheia de treino e cheia de reflexões.
Ontem treino de ciclismo, sempre que saio para treinar ciclismo falo para mim mesmo: - Hoje o treino não deverá ser forte! Porém como bom pangaré que sou, começo a me sentir bem, sentir que o pedal esta encaixando e acabo forçando e fazendo um pedal forte. Por sorte sou muito bem orientado em minhas planilhas e isto faz com que Eu consiga recuperar bem de um treino para o outro, tenho suplementado corretamente, me alimentado corretamente (o que é mais importante que suplementos mirabolantes) e principalmente tenho conseguido ter ótimas noites de sono.

Mas existe uma das modalidades do triathlon que me deixa sempre muito apreensivo, muito preocupado com os treinos: NATAÇÃO – alias mais preocupado com os treinos do que com as provas propriamente ditas. Mas como assim do que com as provas – simples, para provas curtas a natação é algo decisor (provas em que já percebi que não é minha praia, pois aprendi a nadar muito tarde para a evolução que preciso – claro se der mole na corrida, to chegando!), para provas longas a natação representa um ponto intermediário, de transição, onde o atleta não pode sair na finaleira do pelotão, mas não necessita sair na ponteira da água (vide o IronMan Hawai 2010 – Andy Pots saiu absurdamente na frente de todos os competidores e terminou como terminou – MACCA vencendo com uma eximia maratona, claro realidades a parte pois sei meu lugar no mundo), tenho ainda uma percepção muito forte (pois noto isto nos treinos) meu desempenho em água aberta é sempre superior ao das piscinas e ainda com a roupa de borracha ganho muitos segundos, pois minha flutuação é “muito ruim” afinal meu trabalho de pernas é deficiente, assim com a roupa – principalmente cavada ganho muito mais flutuação, podendo então usar minha força e técnica com mais eficiência. Porém quando falamos de TREINOS, isto sim preocupa a natação – mas porque? Porque durante as sessões de treinamento o psicológico trabalha muito forte, ou seja, um treino que não sai como você planeja, ou como você gostaria que fosse já poderá prejudicar o andamento dos outros. Por isto tenho trabalhado muito minha cabeça, pois a cada treino de natação tenho alto grau de dificuldade e preciso de uma forte dose de superação para entender como funciona esta mecânica do esporte: TRIATHLON É: NATAÇÃO+CICLISMO+CORRIDA, sim é a soma destes 3 esportes e não o resultado isolado de cada (ainda temos as transições para ponderar). É isto ai indiada, desabafos de mais uma semana de treinos para o IRONMAN

2 comentários:

  1. Deco, a minha experiência na água não é das maiores pois comecei a aprender a nadar com 22 anos. Sendo assim, o meu foco em provas longas é simplesmente não sair cansado da água para que eu possa ter um início de pedal muito sólido. Para mim funciona bem, mas tu deves ver qual é o teu objetivo na natação: sair entre os primeiros da categoria e ter um início de pedal esguelado, ou mesmo nadando firme, sair inteiro e logo botar o ritmo no ciclismo?? Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Emerson,
    Baita comentário parceria...
    É bem por ai, tento ser firme na natação mas dentro do limite pra sair bem, muito bem para o pedal...
    Claro não vou negar que gostaria de nadar mais forte, mas ainda não tenho nem experiência para saber qual é o meu mais forte em um IRON, quem sabe daqui alguns anos...
    Manda ver no Iron NZ, este deve ser du car...
    ABS

    ResponderExcluir