sexta-feira, 29 de julho de 2011

RIO GRANDE DO SUL NO CALENDÁRIO DE GRANDES EVENTOS DE CORRIDA – TRIATHLETA DEVE CORRER? SERÁ!

Tchê gurizada campeira, cavalo de borracho sabe onde o bolicho da sombra!
Por isto os loco veio estão começando a investir na querência, as principais corridas do eixo Rio/São Paulo agora estão no circuito gaúcho de corridas de rua, temos corridas para todos os gostos:

Circuito ATHENAS – Site Do evento aqui
03 etapas:
Etapa I dia 21/Agos - 5 e 10 km
Etapa II dia 09/Out – 8 e 16km
Etapa III dia 27/Nov – 10 e 21km

DayRun – site do evento aqui
14/Agos – 8 e 16 km

Circuito Adidas – site do evento aqui
28/Agos – 5 e 10km

10 Milhas Mizuno – site do evento aqui
11/Agos – 4/8 e 16 km

Circuito WRun – Site do evento aqui
Corrida só para as prendas (tchê escuta o que falei, é só para as china! Não te faz de morto pra ganhar sapato novo e vai te meter no entrevero)
17/Set W Run Village
19/Set Race Day – 4 e 8km

PoA Night Run – Site do evento aqui
24/Agos – 5 e 10 km

Pois olha indiada têm “carrera” para todo tipo de bagual e prenda, têm algumas que só pras prendas e não adianta os xiru meter os bedelho, mas o importante é prestigiar afinal de contas, quem não lembra quando a menos de 3 anos se falava muito sobre os circuitos de rua que ocorria fora do RS, nós aqui tinhas o circuito CORPA, quem não lembra!

Pode até se falar que a inscrição é mais elevada (R$) mas o evento é de qualidade, você prefere competir pagando 30 pila e não ter estrutura ou pagar 60 pila e participar de um evento com estrutura, kit com camiseta que vale a pena usar, pois não me venha com a história de que a camiseta do evento não conta, bueno falo por mim – AMADOR, gosto muito de usar a camiseta do evento, tenho várias do triathlon, duathlon, corrida, ciclismo o que for...pois isto expressa meu amor pelo esporte e o atleta que sou. Certa feita escutei de um triathleta de elite:
- TU JÁ ME VIU USANDO UMA CAMISETA DE PROVA,

Pois olha tchê “pata de galinha nunca matou pinto”, então não me venha com esta história porque quando se pega na rabiça do arado, deve-se ir até o fim do rego! Então loco veio, ou tu é atleta de coração ou...bueno o diabo faz a panela mas não faz a tampa, então ficamos assim.

Mas é isto bagualada, TRIATHLETAS sejam da Elite, IronMans, amadores, peão de estância, coveiro de cemintéio....
Vamos prestigiar, vamos correr etapas, nos divertir com a turma da equipe, vamos baixar as marcas pessoais, vamos incentivar para que cada vez mais tenhamos provas em nosso estado....Quem sabe as provas de triathlon não comecem a explorar outros estados também, se no universo da corrida isto aconteceu, porque não no multiesporte?

Abraços e vale sempre lembrar: "Deus tira a os dentes, mas alarga a goela!"

quinta-feira, 28 de julho de 2011

DEPILAÇÃO, SERÁ? ATIRE A PRIMEIRA PEDRA QUEM NÃO FAZ!

Tchê indiada se meu velho Pai (que Deus o tenha) me ouviste comentando um “troço” destes, ou pior ainda me viste realizando tal fato! Barbaridade, ia ser mais chato que chinelo de gordo, pois tenho certeza que o “homi” ia babar como boi com aftosa e ia me lanhar o lombo a sal!

Mas como todo ser humano merece e deve evoluir, acá estoy yo!

Isto mesmo, estava lendo uma matéria no site MundoTri e achei interessantíssimo, assim resolvi escrever algo no blog também.
Quando comecei no triathlon, comecei mais pelo fato de achar que seria possível fazer aquilo, o que pra mim era coisa de SUPERHOMEM, IRONMAN então era um sonho longínquo mas não impossível, afinal tudo dependia de mim!
Obviamente para que aquele sonho torna-se real precisava perder alguns de meus 102 kg (quando comecei) e com o passar do tempo e esforço os kilos foram ficando, logo percebi que nas provas era um desfile de triathletas preparados, com seus equipamentos fazendo jus ao nome TRIATHLON e percebi que os locos eram “lisos” como lombo de zaino e Eu ali com aquela cara amarrada feito pacote de despacho, parecendo uma tatuíra: branco e cheio de pelo.

Bueno certo dia me fiz de salame e disse para minha esposa:
- Hoje vou me depilar!
Tchêêêêêê foi um reboliço só, minha esposa que já era nadadora não se assustou pois estava acostumada com isto, mas se preocupou comigo afinal de contas, peão véio de Bagé falando em “depilação”!

Bueno minha experiência foi como a de toda triathleta iniciante, chegar no salão e ficar com aquela cara de cachorro que caiu da mudança! Quando a loca começou a tirar aquela cera era uma gritaria só e Eu tentando gritar baixo como umbigo de cobra, mas a dor era tanta que não tinha jeito, parecia que estavam descarnando porco. Bueno passado o susto, pensei não volto mas nem amarrado neste lugar, vamos tentar outra forma.

Foi que tive a brilhante idéia de minha mulher ser a depiladora, pois olha foi bem pior...
Na primeira tentativa, Eu gritava e Ela ria...Mas bah vou te dizer me deu uma “raiva” e fiquei angustiado como barata de ponta cabeça, peguei e larguei esta vida e optei pelas máquinas de depilação, o que faço até hoje “solito” meio atrapalhado como cego em tiroteio, meio demorado como enterro de rico, mas é eficiente como japonês na roça!

Mas isto ainda não foi o pior!
Ao conviver com alguns amigos que não são do meio (Triathlon) como você vai explicar estar todo depilado!
Como você vai explicar chegar em Bagé e não ter pelos no corpo, ter emagrecido mais de 25 kg...
Tchê o tu esta com a “Tia” ou ainda vai ficar!
Mas com o tempo todos compreendem que você mudou sua maneira de encarar a vida e agora preserva muito mais sua saúde do que sua ânsia de acabar com o engradado de Norteña (cerveja de litro uruguaia).

Agora a questão é:
DEPILAR FAZ ALGUMA DIFERENÇA!

Bueno se perguntarem se ganho segundo com a depilação, de pronto respondo NÃO!
De novo se me perguntarem, então porque, de pronto respondo SOU TRIATHLETA, pode não parecer suficiente para alguns esta resposta, mas para aqueles que como Eu vivem este esporte, esta resposta basta.
Existem respostas mais plausíveis, como por exemplo:
- Em algum tipo de acidente no ciclismo, a higiene no local é mais tranqüila
- Usar protetor solar é mais prático
- A massagem após treino/provas é mas fácil e pratica, tanto para quem aplica quanto para quem recebe
- Segundos a mais na “aerodinâmica” e na “hidrodinamica”

Bueno outras tantas podem surgir, para mim é o EFEITO PLACEBO – PISICOLÓGICO MESMO, TIVE UM PROFESSOR NA FACULDADE QUE ME DISSE CERTA VEZ, NÃO ADIANTA SER “BOM” PRECISAMOS “PARECER” BONS.....

Então bagualada com pelos ou sem pelos, VIVA O ESPORTE INTENSAMENTE.

E para aqueles que acham que depilar é coisa de Gay, Homossexual, Mulhersinha ou outros adjetivos afeminados, deixo aqui a seguinte mensagem:
Sou homem suficiente para depilar, treinar kms de natação, kms de ciclismo, kms de corrida, ter uma casa e uma linda mulher, ter uma linda gata como animal de estimação (destas adotadas da rua, bem bagaçeira), ser engenheiro por profissão, gaúcho com orgulho e TRIATHLETA DE CORAÇÃO!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

AINDA SOBRE O EFEITO CADEL EVANS

Cadel Evans confirmou no domingo a vitória final na Volta à França. O ciclista australiano superou a concorrência nas últimas etapas de montanha nos Alpes e no contra-relógio final, superando os irmãos Schleck e Alberto Contador, a grande desilusão da prova.

Um dos candidatos à vitória final, o ciclista conseguiu assim ser o primeiro australiano a vencer a prova nos seus 108 anos de história. Após o segundo lugar alcançado em 2008 (atrás do espanhol Carlos Sastre), Evans conquistou, aos 34 anos, a maior vitória da sua carreira.

Esta seria a noticia mais normal sobre a grandiosa e vibrante conquista de um atleta, mas por traz desta noticia encontra-se um exemplo de superação diária, um exemplo de como lidar com os anos implacáveis que tomam conta de um atleta e fazem com que Ele entre em uma luta de igual para igual com outro, sendo que você têm alguns anos a mais para contar de histórias.

A cada dia de treino, dentro de minha humilde insignificância como atleta, penso nesta superação, penso no momento da dor forte sobre o estimulo da dor e lembro:

ESTOU AQUI POR QUE EU AMO ISTO, FAÇO ESTE ESPORTE POR MIM E NÃO POR NINGUÉM, PROCURO UMA MELHORA INCESSANTE PARA RECOMPENSAR A MIM MESMO.

E assim sigo em frente, lutando contra as adversidades do dia-a-dia, contra anos de sedentarismo mas com uma alegria impar, pois a cada dia percebo que minha vitória esta em minha saúde, em meu bem estar, em minha disposição para outras atividades – medalhas, troféus seria hipocrisia dizer que estes não me fazem feliz e não me motivam a alcançá-los, sim o fazem e sempre estaremos trabalhando com este foco também.

Tchê que desabafo véio campeiro!
Como diz o titulo do post – EFEITO CADEL EVANS...

E assim foi ontem indiada, mais um treino de ciclismo e mais um treino de natação, pois olha vou te dizer a natação está sendo muito difícil de recuperar...nunca fui um peixe dentro da água estou mais pra capincho atravessando a barragem, mas agora esta bem difícil de retomar...

Mas o efeito CADEL EVANS me faz treinar e treinar mais...

Borá lá que hoje têm treino de corrida – pista, e é sempre assim: TEMPO RUIM O TEMPO TODO.

terça-feira, 26 de julho de 2011

CONSIDERAÇÃO AO ATLETA – AGRADECIMENTO A GATORADE

Tchê bagualada campeira aqui no Rio Grande do Sul o “troço” anda meio complicado, esta fazendo frio, mas frio de empedrar água no poço e isto complica os treinos “cedito”, ou seja, acordar cedo para treinar é muito difícil, por conta disto ando mais furioso que gato embretado em cano de bota, mas como não adianta ganiçar como cusco que levou água fervendo no lombo, vamos fazendo o possível para treinar e manter a forma, tentando não ficar gordo e lustroso como gato de bolicheiro.


Tenho feito bons treinos de corrida, alias excelentes treinos, pois esta é modalidade que estou com maior facilidade, depois o ciclismo que esta voltando a encaixar e por último a natação, que se Eu já era “ruim” antes do acidente – quebrar a clavícula, agora vou te dizer: chega a doer ver o peão dentro d’agua, inquieto como sarandi tocado pelo vento, a cada série termina judiado como filhote de passarinho na mão de piá, mas com uma cara de louco feito galinha agarrada pelo rabo, loco para sair de novo mesmo que a BC esteja a 170.

Ontem série 10x50 saindo em 10” e 4x200 saindo em 15”

Quando terminei á série de 50, estava mais branco que coxa de freira, mas não larguei o osso e sai firme como catarro em parede para completar os 4 de 200. Resumo cheguei em casa, nem pra comer tinha força, eita que fiquei bem feliz....

Mas tchê gurizada, hoje estou aqui pra falar da CONSIDERAÇÃO COM O ATLETA mesmo que este seja amador, isto indifere e traz como recompensa o trabalho do dia-a-dia.

Sábado estava Eu em casa após o treino de ciclismo, olhando a penúltima etapa do Tour de France, onde o Evans deu uma aula de contra relógio, quando toca o porteiro eletrônico olho é um sedex, saltei “rapidito” e larguei o verbo:

- Olha prenda, não comprei nada “pelas internet”... Sabe como é triathleta gasta o que ganha e o que não ganha em artigos do esporte.

Pois olha que era um pacote, lindo como laranja de amostra...vindo de São Paulo e tudo.

Quando abri fiquei surpreso, pois quem me enviava era a GATORADE, com um presente de lançamento do GATORADE com EMBALAGEM DE 01 LITRO.

Recebi uma MOCHILA e 02 litros de gatorade, já com a nova embalagem. Fiquei surpreso, pois esta consideração veio através de meu blog e de minhas participações em eventos.

Pois olha tchê vou te contar um “troço”, esta atenção para com o atleta faz a diferença e isto sim é uma propaganda positiva.

Agradeço aqui a GATORADE pelo presente, a MOCHILA, alias a EXCELENTE MOCHILA toda emborrachada esta em uso direto para ir à natação e os litros, bueno estes já estão meio desfalcados....

segunda-feira, 25 de julho de 2011

RETORNO AO BLOG – ÍDOLOS QUE SE DEIXAM IR, ÍDOLOS QUE A CADA DIA RENASCEM

Tchê bagualada têm sido uns dias complicados, muito trabalho viagens e treinos...

A duas semanas sem postar no blog, mas com competições acontecendo:

No final de semana dos dias 09/10 participei das 10 milhas Puma, foi uma excelente prova e um bom retorno as corridas, fiz os 16k para 1:05:49 (pace de 04’07”)

No final de semana dos dias 16/17 participei do Duathlon Center, fiquei com o 3º lugar na categoria....provinha difícil, corrida forte mantendo 4’ p/km mas senti o forte ciclismo com muito vento e frio, senti na realidade que 60 dias na ergométrica não substituem jamais a bike, ou seja, tenho muito que treinar o ciclismo...


Este final de semana já voltei a quase normalidade dos treinos de ciclismo, treino de sábado com corrida depois, treino de domingo meio longo, com a bike contra relógio, primeiro treino após a queda com a Wilier.

Final de semana triste, pois um ídolo se deixa morrer, digo “DEIXA” pois a cada dia usando drogas e álcool em excesso levam ao que aconteceu, enquanto isto outro ídolo vence o TOUR DE FRANCE aos 34 anos reescrevendo sua história no esporte e superando a cada dia seus limites, estes são exemplos a serem seguidos, ídolos que nos deixam uma bela história para seguir, infelizmente outros ídolos nos deixam apenas boas musicas para escutar, esquecendo do que fizeram em vida.

Bem gauchada seguimos fortes e firmes como parafuso em polenta....
Bom início de semana a todos

segunda-feira, 4 de julho de 2011

OFICIALMENTE DE VOLTA AO TRIATHLON

Final de semana com muita chuva e frio e pouco treino na capital gaúcha, porém com muito aconhego no lar!

Foi assim o meu final de semana, sábado chuvendo forte e frio em Porto Alegre - resultado sem treino e um bom fogo na lareira.
Domingo a chuva deu uma trégua mas o "minuano" estava cortando de gelado, com aquela cara de inverno bem campeiro fiquei em casa vendo o contra-relógio do Tour de France - onde por sinal a equipe GARMIN CERVÉLO matou a pau mentendo 55 de média nos 26 km do contra relógio por equipe, este sistema de competição por equipe é muito interessante pois, o tempo final é contado apartir da roda do 5º integrante que cruzar a linha de chegada, então, literalmente é um trabalho de equipe mesmo e para quem pedala no pelotão sabe que uma roda forte é muito importante - eis que daí surgiu o nome do blog NARODA.

Bueno estou no aeroporto esperando o embarque para SP, abro meus emails e após 60 dias de recuperação recebo o melhor correio eletrônico dos últimos 02 meses:
PLANILHA DA EQUIPE RAIASUL - TREINADOR FRANK SILVESTRIN, agora estou oficialmente de volta ao triathlon, borá que a semana já começa com treinos fortes no ciclismo, recuperando o tempo perdido na natação e treino forte de pista na quarta-feira - corrida na ponta dos cascos.

Bom dia a todos

sexta-feira, 1 de julho de 2011

PESQUISA DE OPINIÃO - IRONMAN BRASIL 2011 - QUESTIONÁRIO LATIN SPORTS

Semana bem corrida - literalmente, estive  no Paraná, em SP e hoje estou em BAGÉ - interior do Rio Grande do Sul, apesar de ser minha terra natal estou aqui a trabalho.
Bueno tchê mas este é outro post, o de agora é algo bem importante:
PESQUISA DE OPINIÃO DO IRONMAN BRASIL 2011

Após o IM 2011 ouvimos falar de muitos comentários, pois esta é a oportunidade para colocar em prática o direito de TER OPINIÃO SOBRE A PROVA, se esta será lida, se esta será acatada bueno tchê isto é outra conversa, o importante é cada um fazer a sua parte e responder este questionário.
Por favor, vamos falar dos erros durante a prova, porém vamos exaltar também os pontos positivos, pois ninguém chega onde a Latin Sports chegou sem PONTOS POSITIVOS.

se preferir clique aqui e responda o questionário.