quarta-feira, 30 de março de 2011

59 DIAS - VÍDEO PARA DESCONTRAIR

É indiada caborteira, faltam 59 dias! E para descontrair um vídeo impressionante - Dentro de uma prova da ITU, sangue "nosóio" o tempo todo! - Detalhe, no final do vídeo aparece o Italiano FABIAN - Para quem teve em LA PAZ 2010 e 2011 sabe o que é a corrida deste "animal" Este vídeo foi postado primeiramente na página MUNDOTRI Esta etapa ocorreu nos dias 26 e 27 de março de 2011, realizada na Austrália, a 2011 Mooloolaba ITU Triathlon World Cup, com a presença dos Brasileiros Bruno Matheus (15), Diogo Sclebin (21), Fabio Carvalho (37), Juraci Moreira (48), Mauro Cavanho (70) e Reinaldo Colucci (DNF). No Feminino tivemos a presença das Brasileiras Flavia Fernandes (34), Pamela Oliveira (40) e Carla Moreno (DNF) Resultados completos aqui: masculino - feminino

terça-feira, 29 de março de 2011

HALF PUNTA DEL LESTE 2011 - DESCONSIDERAÇÃO COM O ESPORTE E COM OS ATLETAS

Tudo ocorreu de cabeça para baixo, nada aconteceu como o planejado no HALF PUNTA DEL LESTE 2011.
Ainda que a manhã do dia 27 em Punta del Leste tenha começado a pleno sol, porém os ventos fortes prevalecentes tenham forçado a transformar o Triatlo Half em um duathlon.
Toda a estrutura foi montada na parada 26 - La Mansa, saindo com de 5 km de corrida, 90 km de pedal com muito vento e subidas fortes e 21 km de corrida.
Até ai tudo estava progredindo, mas no final, foi desencadeado o caos e a confusão.
Quando ainda havia competidores na prova, a juíza criminal Adriana Graziuso apareceu pessoalmente para suspender a realização do evento, sob a alegação de Eleições Nacionais.
Escândalo:
Depois de tentativas infrutíferas para o cancelamento do evento, por parte da polícia, liderados pelo comissário Jorge Guerra, os responsáveis do HALF PUNTA - Suca Sport, recusaran-se a suspendê-la, alegando que tinham autorização da Prefeitura Municipal de Maldonado.
O episódio terminou com os organizadores presos por desacato à autoridade, porém durante a tarde foram liberados. De acordo com um relatório da FM, o triatlo foi autorizado pela Câmara Municipal de Maldonado, mas não podia ser realizado no dia da eleição.
O incidente foi relatado pela Diretora Eleitoral, Elcira Rivero.
"Eu me lembro que estava fechada, que não poderia acontecer" Alegou esta manhã, o prefeito de Maldonado Oscar de los Santos.
O secretário do município, Gustavo Salaberry, testemunhou perante a Justiça.
Segundo a People FM, Salaberry, fez declarações nada menos do que surpreendentes:
"Eu tinha esquecido que havia proibição eleitoral. Nós não olhamos para a data, hora e local do evento. Estas coisas têm de ser controladas pela gerência. "
"Embora a Resolução Nº. 2344 autorizasse a realização do evento e esta foi concebida a apenas quatro dias das Eleições. Depois de passar por vários departamentos da Prefeitura, foi assinado pelo prefeito De los Santos e Prof Salaberry:
"Aqui eles violaram um padrão nacional, que é o encerramento de eventos públicos no dia das Eleições Nacionais. Há também um prejuízo para os participantes, que vieram do exterior e foram levados para um passeio, eles foram convidados para uma prova de triatlhon que não poderia ser realizada ", acrescentou Zumarán.
Prova: Antes de todo o caos, correu uma prova que foi ganha por André Darrica, segundo lugar foi Matthew Marquez e o brasileiro Cristiano Santos em terceiro. Enquanto no feminino a vencedora foi Virginia Lopez seguida por Gabriela Arnejo e Mariana Casabuono em terceiro. Os defensores do título, Mario Elias e Nidia Kondratavicius abandonaram a prova durante o percurso.

Parte da matéria publicada no jornal TRIAMAX - URUGUAY

LENDO ESTE TEXTO E LENDO COMENTÁRIOS NOS SITES URUGUAIOS E ARGENTINOS SOBRE O ESCANDALO HALF PUNTA DEL LESTE, CHEGAMOS A BREVES CONCLUSÕES:

- SERÁ QUE OS CASSINOS DE PUNTA DEL LESTE FICARAM FECHADOS DURANTE A NOITE DE SÁBADO PARA DOMINGO

- SERÁ QUE AS FESTAS NOTURNAS DE PUNTA (EXTREMAMENTE CONHECIDAS NO MUNDO TODO) FICARAM FECHADAS DURANTE A NOITE DE SÁBADO. OU SERÁ QUE A SENHORA JUIZA ELEITORAL ESTAVA MAIS PREOCUPADA EM MANTER UMA APARÊNCIA DE AUTORITARISMO, DO QUE RECEBER PAISES VIZINHOS (SEM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO OS ATLETAS NACIONAIS, QUE SÃO RESPONSÁVEIS POR ELEGEREM ESTES MEMOS POLITICOS), COM CORTESIA E PRINCIPALMENTE FOMENTAR O ESPORTE COMO DESENVOLVIMENTO E AGREGAÇÃO ENTRE OS POVOS. QUE ESTA PROVA SIRVA DE EXEMPLO PARA TODOS: DE COMO NÃO DEVE SER CONDUZIDA UMA SITUAÇÃO – POIS TALVEZ FOSSE MAIS ÉTICO O RESPEITO PELOS ATLETAS QUE ALI ESTAVÃO E DEPOIS APURAR OS FATOS E PUNIR OS CULPADOS, DO QUE PUNIR ATLETAS QUE NADA TINHAM HAVER COM A CONFUSÃO DE DATAS E AINDA PAGARAM EM DOLARES PARA TER O "DIREITO" DE ESTAR ONDE ESTAVAM!

segunda-feira, 28 de março de 2011

HALF PUNTA DEL LESTE - CRISTIANO SANTOS É 3º NA GERAL

Podiun HALF PUNTA - Andres Darricau, Matias Marquez, Cristiano Santos - Uma prova conturbada pelo cancelamento da natação na última hora, pelo desconforto de ser interrompida pela policia após 5hs de prova - em virtude de um desencontro de informações sobre a autorização da execução da prova no dia das eleições, assim foi o HALF PUNTA DEL LESTE 2011. É isto ai indiada após Cancun, mais um Meio Iron se transforma em DUATLON - 5km de corrida, 90 km de bike e 21km de corrida. Nossa equipe RaiaSul foi muito bem representada, sendo predominantemente presença garantida nos podiuns da prova: Cristiano Santos - 3 na Geral Marcio Danieli - 5 Geral e 1 na cat.35/39 Alex Azambuja(Chicao) - 8 Geral / 2 cat.35/39 Roque Echel - 1 na categoria 50/54 Carlos Torres - 3 categoria 50/54 Mateus Oliveira - 4 categoria 25/29 Alex valverde(Carioca) - 2 na categoria 45/49 Silvia - 4 Geral e 1 categoria 30/34 Gustavo Bastos - 2 categoria 30/34 Cristiano Santos - CRIS, foi o grande nome da prova - confira seu relato:
"Fala meu velho! Como estava em gramado? Deco o dia começou com uma surpresa, natação cancelada pelas condições do mar. A prova será 5km, 90km, 21km primeira coisa que pensei, vou pra cima dos caras mas ao mesmo tempo pensava, nunca fiz uma prova nestas condiçãoes será que se forçar nos primeiros 5km não vou pagar nos 21km? Sabe de uma coisa, se tem alguma das três modalidades que tenho que confiar é a corrida, vou pro pau. Nos primeiros 5km junta um bloco com Mario de Lia, Andres Darricau , Matias Marques e Eu. Chegamos na primeira transição Eu, De Lia, Darricau e uns 20 segundos atras Matias. Infelizmente minha transição deixa um pouca a desejar então quando levantei a cabeça já estavam Darricau seguido de De Lia e mais atras Matias. Consegui manter uns 30 segundos de Matias enquanto De Lia e Darricau estavam bem mais a frente. Lá pelo km 50 Matias e Eu buscamos De Lia, no que passamos dele mais uns 5km De Lia abandona a prova e Darricau seguia pedalando muito forte. Entrego a bike em terceiro e saio para correr forte para tentar buscar Matias que estava a dois minutos a frente, quando chego nos 10km comecei a sentir o esforço por tentar me aproximar dele. Achei melhor manter um pace mais confortável já que não havia mais possibilidade de busca-lo e não correr o risco de acabar com minha prova. Fiquei muito contente com o resultado, consegui sempre me manter em terceiro no pedal e acabar a prova em terceiro foi especial. Queria mandar um abraço a toda a galera da Raiasul, aos meus parceiros de treino Capelari, Tiaguinho, Sandro, ao pessoal de Carazinho e ao Pablo de Pelotas. E agradecer ao meu técnico Frank Silvestrin pelo apoio e trabalho que esta fazendo comigo e gostaria de agradecer em especial quem apoia o atleta e o desenvolvimento do esporte no Rio Grande do Sul - meus patrocinadores 3T e SNC Porto Alegre. Abraço e obrigado a todos.
Cristiano Santos"

Galera este Cristiano Santos, simplicidade e parceria em pessoa - Melhor amador na geral do IronMan Brasil 2010. Agora 2011 promete uma "peleia" feia para este posto e pelo que podemos constatar CRIS esta pronto para o IM, mas ainda temos 02 meses de treino e tenho certeza que Ele vai intensificar e melhorar muito.

Primeiros Resultados HALF PUNTA Masculino 1. Andres Darricau (ARG) 3.55.03 2. Matias Marquez (ARG) 4.01.09 3. Cristiano Santos (BRA)4.04.02 Feminino: 1. Virginia Lopez (URU) 4:35:37 2. Gabriela Arnejo (ARG) 4:37:11 3. Mariana Casabuono (ARG) 4:44:22 É isto ai indiada, parabéns a todos os atletas RAIASUL que encararam mais este desafio antes do IM 2011.

"E Eu, bueno Eu estava cumprindo a agenda social e familiar, passando um final de semana na serra gaúcha com a "AMADA" somando pontos para os treinamentos do IM 2011 - mas isto é outro post."

quinta-feira, 24 de março de 2011

TREINOS E PENSAMENTOS

Ontem foi um dia de treino de velocidade! Pista 10 x 1000, começando pra 4’05” e terminando para 3’50” – forte, muito forte mas como era o único treino do dia até que foi encaixado, claro sempre pensando que um treino vêm após o outro, sendo assim um depende do outro e para não criar o efeito cascata – onde um treino compromete os outros, temos que ponderar bem a intensidade (mas que é bom dar uma forçada na pista, isto é). Hoje como já estava previsto para a semana, 4hs de pé 4:30 na beira rio treino de 80km de ciclismo e vamos que o sono ta pegando. Incrível quando estamos comprometidos vamos além de nossas forças, como ontem cheguei em casa e minha “amada” estava no curso de “Português”, afinal quem trabalha com “DIREITO têm que fazer DIREITO” (esta foi demais, muito boa, nossa nem Eu sei como consegui escrever isto).
Mas como Eu ia dizendo, tive que chegar em casa preparar a janta (uma massa véia campeira), pois ao meio dia a “amadinha” em virtude da Yoga tinha ficado só no sanduíche, então fiz um carboidrato para os dois. Sabe como é a velha história da vida de atleta! Mas em meio a tudo isto vêm o pensamento a hora H, o dia D , ou seja a hora que você esta ali olhando o nascer do sol e sabe que o dia será longo e melhor que isto você se superou, trabalhou arduamente para estar ali! Mas também pensei: “Ei kbção, o que tu ganha com isto, pra que tudo isto!” – afinal muitas pessoas me fazem esta pergunta ao saber que acordo de madrugada para treinar ou que saio no final de semana cedo para treinar: A resposta, bom a resposta veio em um momento reflexão: vou comentar um fato, quando vou ao banheiro (normalmente numero 2 tchê) leio a TRISPORT, acho que Eu faço isto e mais a metade dos triathletas do mundo (não vale mentir bagualada e as prendas não me venham com este papo que não fazem número 2, porque têm umas loca caborteira), mas como Eu ia dizendo: - Li uma reportagem da Fernanda Keller sobre HARRIET (categoria75-79) uma senhora que compete à 20 anos no Iron HAWAI e ao perguntá-la sobre o que leva uma atleta a realizar estes treinamentos, como se prepara psicologicamente o que teria a dizer a outros atletas: a resposta foi sensacional! Respondo fazendo algumas perguntas: Porque você faz esporte? Qual a sensação de vencer um grande desafio? O que você sente quando esta treinando? O que fica na sua memória? Se nas respostas você encontrar as palavras: ALEGRIA, AMOR, PRAZER, REALIZAÇÃO PESSOAL, FELICIDADE, VIDA – tenho a certeza que você esta no caminho certo e não precisa de nenhum fator motivacional a mais! Lendo isto percebi que: Quando Eu olhar esta cena abaixo:
Serão os 5 minutos mais intensos que estarei vivendo e melhor ainda que certamente outros 5 minutos como estes irei vivenciar, até quando, bom até quando meu corpo permitir e Eu, Eu irei ajudar meu corpo a permitir isto, como: treinando para que Ele saiba onde deve estar ao nascer deste sol!

quarta-feira, 23 de março de 2011

RESPIRAÇÃO PARA TRIATHLETAS - IRONMAN - RESPIRE PARA VENCER / VISÃO DA YOGA

Recebi este artigo de minha amada (que é adepta a tal de YOGA), bueno tchê este texto é bem caborteiro!
NO LO CREO EN BRUJAS!!! PERO QUE LAS AI, AI !!!
E como estamos na reta final do treinamento para o IM 2011, toda a ajuda é bem vinda.
Matéria extraída do site Yoga Journal Brasil
Atletas de elite dizem que sem a consciência da respiração, toda a força e a flexibilidade do mundo não são suficientes para levá-los à linha de chegada. Poucas pessoas parecem ou sentem-se revigoradas no momento em que completam uma prova de triathlon Ironman, uma competição árdua com 3,8 km de natação, 180 km de bicicleta e 42 km de corrida. Mas quando Ian Jackson cruzou a linha de chegada no Ironman do Havaí na respeitável colocação de 45º lugar, chamou a atenção de um repórter da Time/Life. Ele não parecia tão abatido quanto os outros atletas. “Eu simplesmente completei 225,8 km de meditação com respiração. Os últimos quilômetros foram como as borbulhas de uma taça de champanhe”, disse ao repórter. Sua frase apareceu na edição de retrospectiva da Life e, desde então, Jackson vem pregando as maravilhas e a importância da respiração dos atletas. Você pode se perguntar por que a respiração é tão importante para os atletas. A respiração adequada aprimora a técnica, reduz o estresse e melhora o sistema cardiovascular. “Tudo o que fazemos está relacionado com a respiração porque é a catálise que faz tudo funcionar junto”, diz o ciclista que participou de três Olimpíadas John Howard. Ele trabalhou com Jackson para divulgar a eficácia da respiração trabalhada para atletas. “Se você não respira corretamente, não oxigena o sangue. Toda flexibilidade tem a ver com melhora na mobilidade, e isso vem de um melhor fluxo de sangue.” Embora Jackson tenha desenvolvido ferramentas específicas e técnicas para atletas na forma de seus CDs Breath Play, a filosofia por trás do trabalho do instrutor vem diretamente de sua prática de asanas. Jackson encoraja atletas a soltar o ar ativamente na expiração e inspirar passivamente. “É bastante parecido com a meditação taoísta, quando você solta todo o ar e então se rende ao retorno do ar”, diz Jackson. Ao fazer esse tipo de respiração, o diafragma move-se para cima na expiração, empurrando mais ar para fora, e mais para baixo na inspiração, deixando mais ar entrar, o que é muito diferente de como os atletas geralmente respiram. “A tendência de muitos atletas é respirar de uma maneira rápida e vigorosa em vez de primar por uma respiração lenta e extensa. Um dos problemas é que isso não faz nada para melhorar o trabalho no corpo. Os músculos não são ativados tão bem quanto poderiam”, explica Howard. Ele diz que, para a maioria dos atletas, uma taxa elevada de exercícios físicos gera um alto nível de atividade simpática, que é caracterizada por uma taxa cardíaca aumentada e inspiração e expiração rápidas. Mas expirações lentas, profundas e controladas podem estimular a divisão parassimpática, a área “em repouso” do sistema nervoso. Isso significa que as técnicas de respiração permitem que você mantenha uma taxa de trabalho elevada em profundo relaxamento. A técnica de Jackson é sobre adquirir o controle da respiração e assim ter melhor controle sobre o corpo e seu desempenho. Isso inclui conseguir usar a respiração para manter a compostura durante situações estressantes. É uma abordagem que o alpinista Conrad Anker diz literalmente ter salvado a sua vida. Anker escala os terrenos tecnicamente mais desafiantes do mundo, da Antártica aos Himalaias. Quando o ar fica rarefeito, ele respira para manter a mente e o corpo focados. “Até em escaladas as pessoas se esquecem de respirar bem diante de um movimento arriscado. Se estou em um momento difícil, trabalho com o medo. Uso a respiração para controlar as minhas habilidades, assim respiro através do medo”, diz. para isso, Anker recorre a uma técnica que ele chama de “20 respirações”: inspirações lentas e profundas 20 vezes para restabelecer o equilíbrio. “Em grandes altitudes, você não tem muito oxigênio no sistema, é um esforço constante, e quando fica mais difícil respirar, você precisa de algo que o traga de volta onde precisa estar. Se estiver ofegante, depois das 20 respirações, estará de volta à boa forma.” A abordagem de Anker é justificada também por uma perspectiva fisiológica. O Journal of Hipertension, veículo norte-americano especializado em hipertensão, reportou que “a respiração yóguica ajuda a manter o sangue oxigenado em grandes altitudes”. Quanto às posturas recomendadas para melhorar a respiração, Jackson recomenda os asanas em que a extensão da coluna varia de acordo com a respiração, como os três que aparecem nesta reportagem. Por exemplo, ensinou a uma triatleta que sentia dor e rigidez no pescoço e nos ombros durante a parte de ciclismo do Ironman que ela se imaginasse cuidada por uma gata-mãe. “Se você pensar em uma gata carregando seu filhote, ela o segura pela parte mole da pele de trás do pescoço. O gatinho é levado pela boca da mãe relaxado, ombros para baixo, costas curvadas, cóccix para baixo, exatamente como na postura do gato”, explica. “Então, tanto na postura como na bicicleta, imagine que a gata está te levantando enquanto você expira e te soltando enquanto inspira. A elevação na parte de trás do pescoço cria um alongamento sutil, quase imperceptível, mas ajuda a aliviar a tensão crônica. Alongar a coluna com a respiração ajuda a criar uma técnica clara e precisa”, conclui. Para Howard e seus atletas, técnica precisa significa rendimento e resistência prolongada, que ele diz serem “as chaves reais para o bom desempenho”.

Urdhva Mukha Svanasana (postura do cachorro olhando para cima) Deitado de bruços com a testa no chão, palmas das mãos para baixo, ao lado das axilas. Quando expirar, leve o cóccix para baixo, estenda a parte de trás do corpo com firmeza ao longo das pernas e eleve o tronco do chão ao erguer o esterno e estender os braços. Eleve as coxas de maneira que palmas das mãos e pontas dos pés fiquem equilibradas. Em vez de arquear demais a lombar, role a pélvis levemente para trás. Reforce a elevação do esterno, distancie os ombros das orelhas e leve as escápulas em direção aos quadris. Expire e volte ao chão.

Paschimottanasana (postura da pinça) Sente-se com as pernas estendidas à sua frente. Coloque as palmas das mãos no chão ou ao lado dos quadris e eleve o esterno em direção ao teto. Enquanto inspira, alongue o torso e incline para a frente. Tente alcançar os dedos dos pés. Se possível, segure as bordas ou ultrapasse os pés e agarre um punho com a outra mão. Se não consegue fazer isso sem curvar a coluna, use uma cinta em volta das solas. Em cada inspiração, eleve e alongue levemente a parte da frente do tronco; em cada expiração, solte-se um pouco mais na flexão para a frente. Para sair, primeiro alongue a coluna e depois erga o tronco.

Marjaryasana (postura do gato) Comece sobre as mãos e os joelhos, mãos na linha dos ombros e joelhos abaixo dos quadris. Alongue a coluna do topo da cabeça ao cóccix. Quando expirar, arredonde os ombros e eleve as costas em direção ao teto, enquanto solta a cabeça e leva o cóccix para dentro. Agora inspire, eleve o cóccix e a cabeça de maneira que os olhos olhem para a frente, leve os ombros para trás e o esterno para cima em direção ao queixo e eleve os ísquios de maneira que as costas fiquem levemente arqueadas. Continue alternando as duas posições, sincronizando movimento com respiração.

NÃO CUSTA PRATICAR!

terça-feira, 22 de março de 2011

TREINOS DA SEMANA – AMADORES X O MUNDO

Buenas gauchada, os treinos continuam bem buenachos. Infelizmente devido a compromissos sociais (existe vida além do TRI), não irei competir no Halph Punta De Leste – apesar de estar inscrito, mas a vida de um triatleta amador é isto ai, nadar – pedalar – correr – suplementar – trabalho – família, não necessariamente nesta ordem afinal a alteração da ordem não muda o produto – acho que é algo assim. Mas então tchê, vou passar um final de semana em gramado no Hotel Serrano com minha amada – firmando a parceria e somando pontos para poder treinar bem tranqüilo sem hora pra voltar, nem preocupações, com o diz meu amigo FRANCO – isto também faz parte do treinamento. Sendo assim minha planilha esta semana foi alterada, jogando os treinos longos de ciclismo para o meio da semana, então ficamos assim pedalar 70km na terça, 80 na quinta e 90 na sexta. Buenas não se deixamos abalar pela porcaria, 4:30 da madruga estamos treinando no meio da escuridão. E assim foi ontem, 10 km de corrida regenerativo depois natação 2.5km e hoje 4:30 início do treino de pedal – 7hs já estava em casa bem tranqüilo e com o treino pronto. Mas durante o treino, trocando uma charla com o Henrique falávamos como deve ser bom ter uma vida de atleta de “alto nível”, foi ai que fiz as considerações: ATLETA ALTO NÍVEL - Acorda suplementa com o que têm de melhor, afinal todas as marcas querem o nome dele estampado em suas propagandas - treina e vai pra casa descansar e massagem, almoça – comida com nutricionista e tal - descansa, treina, massagem, treina e dorme cedo.... Mas há que vida de peão de estância! ATLETA DECO -Acorda apavorado com o horário, come um pão se tiver com chimia se não uma bolacha com manteiga e leite com Nescau - treina de madrugada no asfalto esburacado, chega em casa apavorado, toma banho, tira o lixo, lava loça (lavar coisa de bagual, isto é igual a deixar a cozinha limpa), alimenta o cachorro e ainda têm que tirar as cacas do patio (não tinha outro lugar pra fazer isto estiropor), vai pro escritório começar a peleia; - trabalha, duzentos clientes para atender, almoça no Buffet mais perto que tiver, come só salada, com uma porção de carboidrato e proteína para não engordar e paga um absurdo e ainda fica todo mundo te olhando atravessado. - corre pro escritório de novo, trabalha até as 18hs, sai correndo vai treinar na pista da redenção – chão veio de carvão que os tênis saem parecendo bota de peão em dia de chuva, vai pro treino de natação e come umas mariola, chega em casa lava as bagaça dos tênis, limpa a garagem (que ficou toda desarrumada, afinal de manhã tirou a bike e os apetrecho e não deu tempo de colocar no lugar). - vai dormir apavorado com o horário, escutando os cachorros dos vizinho latir feito uns condenado e ainda têm que da atenção pra prenda... Mas eita vida de patrão de estância.... NÃO TROCO A SADISFAÇÃO DE CONCLUIR CADA TREINO DIÁRIO POR NADA DESTE MUNDO.

sábado, 19 de março de 2011

TREINO DE NATAÇÃO & TRANSIÇÃO - INFELIZMENTE INTERROMPIDO POR UM ATROPELAMENTO!

É isto ai indiada de todas as querências. Sábado, cedinho, treino de natação na piscina da Equipe RaiaSul com transição para bike, treino tranquilo - conforme o vídeo abaixo; Transição para a bike rápida, primeiros 10kms contra-relógio forte depois 50 kms moderados na posição, eis que quando faltavam 10 km para o final do treino, acontece algo que atravanca a vida do peão: - Estava no clip e vendo a camionete sair do estacionamento, acreditei esta senhora com uma criança ao seu lado, meu viu, vai esperar eu passar! - Não, não esperou, olhou para mim e simplesmente saiu - deve ter pensado: CICLISTA NÃO TÊM DIREITO DE ANDAR NA RUA, ELE QUE SE VIRE! - Pois é me virei e me contorci no chão quando batemos de frente, por sorte consegui freiar e a queda não foi tão grave, mas o mais impressionante da história não é esta senhora, simplesmente desconsiderar minha presença na via, nem tão pouco colidir comigo, é Ela me olhar no chão e simplesmente desviar e ir embora, como se nada tivesse acontecido! Pois é, simples assim!

Graças a Deus e a algumas quedas quando criança, cai de forma correta protegendo a cabeça e somente ralando braço e perna. GOSTARIA DE AGRADECER MEU COLEGA DE EQUIPE ANDRÉ CRUZ, QUE VINHA LOGO ATRÁS PAROU EXTREMAMENTE PREOCUPADO, VENDO AQUELA CENA E ME AJUDOU A RECUPERAR. E assim fomos terminar o treino - afinal 10 km com um pouco de ardência na pelanca da pra aguentar. "Há a bike, graças aos Deuses do Triathlon! Está não sofreu nada, uma pequena escoriação no manete, um pequeno arranhão no banco! Hoje já tomou banho, limpeza completa e agora esta descansando no sofá de pneus para cima, afinal amanhã têm treino longo!" Abraços e que Deus proteja a todos nós no trânsito.

sexta-feira, 18 de março de 2011

IMPRESSÕES DE MAIS UMA SEMANA DE TREINOS - IRONMAN

Mais uma semana de treinamentos para o IronMan, ou seria menos uma semana. Bem isto já não importa muito, pois como o triathlon esta incorporado no meu estilo de vida, terei muitas semanas de treinamento ao longo da minha vida. Esta semana teve algo em especial, foi uma semana de grande aprendizado: aprendi a escutar mais meu corpo e não acreditar tanto nos que os outros falam, pois ninguém vai carregar você durante os kms de prova, então se você esta forte ou fraco o problema é somente seu - devemos sempre escutar nossos treinadores, mas devemos sempre passar nossas impressões para que eles a ponderem no planejamento de seus treino. Hoje treino longo de corrida - 20km, sendo que em um dia como hoje na capital gaúcha, somente em concluir este treino já te serve como motivação para seguir treinando forte. Chuva durante todo o percurso, mas foi um treino firme e bem ponderado para terminar a semana e começar o final de semana - que por sinal terá dois treinos e duas transições. Deixo este vídeo, para motivar cada vez mais o final de semana *FORÇA*DETERMINAÇÃO*VELOCIDADE*RISCOS*LIMITES*PREPARAÇÃO*PERSISTÊNCIA*CORAGEM*PERSEVERANÇA*CORAGEM*DETERMINAÇÃO*ATITUDE*GLÓRIA NÃO HÁ NÃO POSSO PORQUE ISTO NÃO É A PORTA PARA OS FRACOS MAS PARA OS DE ESPIRITOS FORTES QUANDO VOCÊ COMEÇA NÃO EXISTE MAIS DESISTIR NÓS SOMOS "TRIATLETAS"

quinta-feira, 17 de março de 2011

TREINOS - APRENDENDO SEMPRE

A semana esta indo perfeita, trabalho equacionado com treinos, planilha 100% (até o momento), amada treinando forte também (isto dá um incentivo e também alivia o stress da ausência em casa). Ontem treino de pista, sob a supervisão de FRANK SILVESTRIN - treino forte e ritimado. Hoje 05hs o relógio despertou, não acreditei afinal tinha acabado de fechar os olhos... Borá, frio de inverno nos pampas gaúchos - corta vento e tudo. Mas continuo ainda com os aprendizados sobre a natação, como disse meu amigo EMERSON que esta lá na terra dos cangurus: - Natação no triathlon, para quem não é eximio nadador é um percurso que devemos poupar energia para sair inteiro, afnal o pedal é longo. Não adianta forçar e sair com com gosto de sangue na boca (como série de 100), e quando entra no percurso do ciclismo esta com a BC lá em cima, consequência: paga um preço alto no pedal e a corrida já era. Mas não vou negar que estou sempre a procura de melhorar um segundinho que seja, o que na natação é uma eternidade. Olhando este vídeo parece tão fácil! Mas não é!

quarta-feira, 16 de março de 2011

TREINOS DE SEMANA – DIFICULDADES E SUPERAÇÃO – DESABAFOS DOS TREINOS PARA O IRONMAN

Semana continua cheia, cheia de trabalho, cheia de treino e cheia de reflexões.
Ontem treino de ciclismo, sempre que saio para treinar ciclismo falo para mim mesmo: - Hoje o treino não deverá ser forte! Porém como bom pangaré que sou, começo a me sentir bem, sentir que o pedal esta encaixando e acabo forçando e fazendo um pedal forte. Por sorte sou muito bem orientado em minhas planilhas e isto faz com que Eu consiga recuperar bem de um treino para o outro, tenho suplementado corretamente, me alimentado corretamente (o que é mais importante que suplementos mirabolantes) e principalmente tenho conseguido ter ótimas noites de sono.

Mas existe uma das modalidades do triathlon que me deixa sempre muito apreensivo, muito preocupado com os treinos: NATAÇÃO – alias mais preocupado com os treinos do que com as provas propriamente ditas. Mas como assim do que com as provas – simples, para provas curtas a natação é algo decisor (provas em que já percebi que não é minha praia, pois aprendi a nadar muito tarde para a evolução que preciso – claro se der mole na corrida, to chegando!), para provas longas a natação representa um ponto intermediário, de transição, onde o atleta não pode sair na finaleira do pelotão, mas não necessita sair na ponteira da água (vide o IronMan Hawai 2010 – Andy Pots saiu absurdamente na frente de todos os competidores e terminou como terminou – MACCA vencendo com uma eximia maratona, claro realidades a parte pois sei meu lugar no mundo), tenho ainda uma percepção muito forte (pois noto isto nos treinos) meu desempenho em água aberta é sempre superior ao das piscinas e ainda com a roupa de borracha ganho muitos segundos, pois minha flutuação é “muito ruim” afinal meu trabalho de pernas é deficiente, assim com a roupa – principalmente cavada ganho muito mais flutuação, podendo então usar minha força e técnica com mais eficiência. Porém quando falamos de TREINOS, isto sim preocupa a natação – mas porque? Porque durante as sessões de treinamento o psicológico trabalha muito forte, ou seja, um treino que não sai como você planeja, ou como você gostaria que fosse já poderá prejudicar o andamento dos outros. Por isto tenho trabalhado muito minha cabeça, pois a cada treino de natação tenho alto grau de dificuldade e preciso de uma forte dose de superação para entender como funciona esta mecânica do esporte: TRIATHLON É: NATAÇÃO+CICLISMO+CORRIDA, sim é a soma destes 3 esportes e não o resultado isolado de cada (ainda temos as transições para ponderar). É isto ai indiada, desabafos de mais uma semana de treinos para o IRONMAN

terça-feira, 15 de março de 2011

TREINOS DE ÍNICIO DE SEMANA E “O MEU PINGENTE”...

Tchê gauderiada a semana começou bem boa como chimarrão de erva nova, mas lindaça como laranja de amostra. Segunda treino de corrida – regenerativo e depois natação: 9km de corrida Natação: 300 + 8x25 + 10x100 + 1200 c/roupa + 300 Hoje como de costume 05:30 da matina na beira rio, treino de ciclismo. Um pedal constante com intensidade moderada, com tiros fortes levando a BC a 160. A noite natação e tudo correndo dentro do planejado, estou me sentindo forte e encaixando os treinos para o IRONMAN 2011, claro que sempre se fica meio apreensivo, pois nunca se tem a plena certeza de que esta treinando certo, dentro do ritmo ou ainda na intensidade correta. Bueno mas isto é charla pra o decorrer dos próximos 02 meses que antecedem o grande feito. Mas o mais interessante, foi que O MEU PINGENTE chegou... Troço lindo barbaridade, tchê se já não fosse meu, Eu comprava. Produto de altíssima qualidade e com uma beleza no acabamento, na maneira com que el foi concebido. Tenho que agradecer aqui aos proprietários da empresa MEUPINGENTE, meu amigo MAURO e minha amiga ANDREIA que me fizeram este belo amuleto da sorte, pois ele é mais que O MEU PINGENTE é o meu "amuleto". Mauro mais uma vez obrigado e nos falamos após o pórtico no dia 29, onde sei que o teu pingente te espera. Abraços Clique aqui e conheça outros protudos da empresa MEUPINGENTE

segunda-feira, 14 de março de 2011

TSUNAMI INVADE A TERRA DO IRONMAN

A natureza cobra o que lhe é de direito. Por favor vamos preservar este santuário do triathlon mundial, melhor, VAMOS PRESERVAR O NOSSO MUNDO!

sexta-feira, 11 de março de 2011

Juíza de Porto Alegre determina a prisão de atropelador de ciclistas

A juíza Rosane Ramos de Oliveira Michels, da 1ª Vara de Porto Alegre, determinou nesta sexta-feira (11) que o funcionário público Ricardo José Neis, que atropelou ciclistas no bairro Cidade Baixa em 25 de fevereiro, seja transferido imediatamente para o Presídio Central. Segundo informações da assessoria de imprensa do Hospital Parque Belém, onde ele estava internado, a decisão já foi cumprida. Neis soube da determinação por volta das 11h30 e foi levado sob escolta policial para a penitenciária. Antes, passou no Instituto Médico Legal (IML) para fazer exame de corpo de delito. A juíza tomou a decisão após receber o laudo realizado pelo Instituto Psiquiátrico Forense na última segunda-feira (7). Segundo Rosane, a avaliação mostra que Neis "não teve doença diagnosticada, nem indicação para internação". Ela destacou ainda que "o quadro depressivo, com risco de suicídio, e a necessidade de atendimento médico especializado, em unidade psiquiátrica fechada, sob cuidado e vigilância contínuos, não foram constatados pelo perito médico avaliador". Fonte da noticia G1 - Matéria completa aqui

TREINOS: CORRIDA DE SEXTA-FEIRA

Então tá né indiada caborteira, estou mais empolgados com os treinos que cachorro correndo atrás do rabo. Mas não "podemo" se atira como porco nas batata, continuamos treinando mas sem deixar de descansar e curtir a família no verão, atirado pra traz como pica-pau em tronqueira. Ontem treino de ciclismo e natação, pois olha tchê vou te contar um "troço" esta tal de natação me rebenta a porta do jeep... Cada vez que entro na piscina parece que vou camperia 90 novilhos sem os arreio, sofro que nem burro na soga, também tchê fui aprender a nadar de verdade com 34 anos - afinal lá em Bagé só no "alto-taquari, sabe aquele estilo tipo o do "Tarzan". Hoje Sexta-feira, treino de corrida 20 km - 1h33min pace de 4'40" Mesmo horário do meio dia da semana passada, tudo igual a diferença foi que hoje na capital da gaúcha esta mais pra chuva que pra sol e isto anima o peão na corrida e acho também que a melhora de 4'44" da semana passada pra 4'40" desta semana é devido a ter cortado as melena (cabelo) ontem, daí o índio fica mais leve. Abraços e bons treinos no final de semana a todos.

quinta-feira, 10 de março de 2011

APÓS CARNAVAL - SEMANA NORMAL!

Bueno a semana esta mais curta que pataço de porco, mas nem por isto deixo de cumprir a planilha. Ontem treino de pista - 14km, treino bem forçado... Hoje 05:30 treino de bike na beira rio o dia estava perfeito, o sol apareceu cedo e com um ótimo clima para o pedal. Parece que o acontecido na capital gaúcha abriu um pouco os olhos dos motoristas, pois estou sentindo um pouco mais de educação no trânsito para com os ciclistas. A noite treino de natação na RAIASUL. Amanhã treino longo de corrida e a tarde rumo ao litoral gaúcho. Sábado vou fazer o longo de bike na estrada do mar, saindo de Capão da Canoa até Torres (ida e volta 120 km), a noite retorno a Porto Alegre. Domingo pedal as 06hs e depois correr a etapa da Adidas 10k, bueno tchê mas isto vou contando pra galera no decorrer dos posts. Bons treinos a todos.

quarta-feira, 9 de março de 2011

CARNAVAL FOLIA DE TREINOS - VOLTA A VIDA NORMAL

É isto ai indiada, O Carnaval foi com muita folia de treinos... Sábado fizemos um pedal de 80 km na estrada de Osório saindo do Maquiné, vento forte e muito constante o pedal. Domingo foi dia de Simulado RAIASUL, mais de 40 participantes (contamos com a participação das equipes Clube da Endorfina e Oxigênio), foi um ótimo treino 1500 de natação 75km de bike 8km de corrida Segunda somente uma corridinha de 60min para iniciar a semana. Terça treino de 95 km na estrada do mar acompanhado pelo Carlos e Franco - fortes como punhalada de loco, valeu equipe Oxigênio. Hoje de volta a capital gaúcha, já no escritório trabalhando. A noite treino de pista na redenção, enquanto não entregam as obras do CETE (que esta mais demorado que parto de terneiro em dia de chuva). Enquanto isto: Enquanto o Carnaval estava forte no BRASIL, no país ao lado ARGENTINA mais precisamente MAR DEL PLATA os triathleta disputavam mais um Halph Triathlon - distância Meio IronMan. Abaixo os 05 primeiros colocados masculino e feminino. MASCULINO 1Galindez Oscar Saúl Cordoba CE 0:27:33 2:09:48 1:18:04 03:55:25 2Morales Ezequiel Lobos CD 0:28:06 2:15:44 1:16:01 03:59:51 3D’Elias Mario Neuquén CB 0:27:32 2:19:28 1:13:57 04:00:57 4Darricau Andrés - CD 0:28:08 2:18:27 1:17:56 04:04:31 5Cocha Lucas Córdoba CB 0:26:35 2:18:25 1:19:42 04:04:42 FEMININO 1Kondratavisius Nidia Santa Fe DD 0:29:27 2:35:56 1:40:06 04:45:29 2Omar Ma. Soledad Concordia DD 0:31:03 2:44:09 1:37:26 04:52:38 3Leon Gabriela CABA DD 0:32:43 2:42:15 1:43:56 04:58:54 4Fernandez Cruz Noelia Buenos Aires DD 0:36:45 2:41:55 1:41:06 04:59:46 5Echegaray Florencia Capital DB 0:34:10 2:52:47 1:38:42 05:05:39 Todos os resultados aqui

sexta-feira, 4 de março de 2011

TREINO LONGO DE CORRIDA - FERIADO DE CARNAVAL

Bom já dizia o "nego véio de campanha", que moleza vai tomar sopa de minhoca... Então seguimos firme como prego em polenta, hoje treino longo de corrida! Como tinha que estar cedo no escritório e tava feia a peleia pra sair de madrugada pra correr, a tiriça se prego no lombo do peão.. Então sai do escritório perto do horário do meio dia, fiz o treino de 20km e volto pra continuar o trabalho... E assim mantemos os treinos em dia... Treino longo: 20 km Pace médio 4:44
Feriadão de Carnaval vais er muita folia, folia de treinos.. Sábado previsto treino de ciclismo na estrada do Maquiné litoral gaúcho Domingo simulado RaiaSul Segunda treino de corrida na praia e natação no mar Terça treino de ciclismo na estrada do Maquiné Quarta corrida na praia... Mas que beleza um carnaval bem agitado. Um bom carnaval a todos

ESTAGIÁRIO DE DIREITO - CASO MASSA CRITICA - PARA DESCONTRAIR: VC ACHA QUE SABE ANDAR DE BIKE?

ENQUANTO ISTO: "-O ESTÁGIARIO DE DIREITO PEDE HABEAS CORPUS PARA O SR. RICARDO NEIS (AQUELE QUE ATROPELOU CRUELMENTE 100 CICLISTAS E AGORA TA SE FAZENDO DE LOCO PRA MAMAR EM DUAS TETAS).... E DESEMBARGADOR RESPONDE: -DECIDO NÃO APRECIAR, POIS HÁ INESISTÊNCIA NA CONVERGÊNCIAS DOS FATOS."

Link da noticia aqui

...LÁ EM BAGÉ ISTO QUER DIZER: TCHÊ NÃO TE METE ONDE NÃO É CHAMADO E VAI TRATAR DOS TEUS MIJADO. Para desfocar um pouco deste assunto: Como diz um triathleta conhecido meu: ESTA É PARA QUEM ACHA QUE SABE ANDAR DE BICICLETA!

VCA 2010 RACE RUN from changoman on Vimeo.

quinta-feira, 3 de março de 2011

SEGUNDO SIMULADO RAIASUL - NESTE DOMINGO, EVENTO GRATUITO

Galera SIMULADO é DOMINGO, dia 06/03!! Não perca, a oportunidade é única! Local: PARQUE EÓLICO - OSÓRIO Horário: 07:30 TODOS O TRIATHLETAS, CICLISTAS, NADADORES E CORREDORES CONVIDADOS. VOCÊ PODE NADAR, NADAR E CORRER, SOMENTE CORRER, SOMENTE PEDALAR, PEDALAR E CORRER.. TÁ SE NÃO QUISER FAZER NADA, VAI LÁ PRA CONVERSAR E DAR BOAS RISADAS COM A GALERA RAIASUL.... EVENTO GRATUITO, TEREMOS BARRACA COM GATORADE, COCA-COLA, FRUTAS, BOLACHAS, ACHO QUE ATÉ VAI TER PÃO COM BANHA DE PORCO, UM KISUKO DE FRAMBOESA, UMA GRAPETE DE UVA E TORRESMO SECO PRA RECUPERAR DO SAL. PERCURSO TRANQUILO BEM DEMARCADO, NATAÇÃO COM SEGURANÇA E PROFESSORES (NÃO VÃO ESTAR NA BORDA PORQUE A TAIPA FICA MEIO LONGE), MAS VÃO ESTAR ORIENTANDO TODOS OS PARTICIPANTES... "PROS ÍNDIO E CHINAS QUE NÃO ESTÃO MUITO ACOSTUMADOS A NADAR EM ÁGUA ABERTA, ÓTIMA OPORTUNIDADE POIS A LAGOA É COM BAIXA PROFUNDIDADE EM TODO O PERCURSO, MAS É MAIS BAIXO QUE ESPIRRO DE ANÃO, SE O PEÃO SE APERTAR É SÓ FICAR DE PÉ QUE A ÁGUA BATE NOS MOCOTÓ, SEM CONTAR QUE A AGUA É LIMPA QUE DA ATÉ PRA ALIMENTAR AS NOVILHA".... ESPERAMOS TODOS...

quarta-feira, 2 de março de 2011

VÍDEO MANIFESTO PACIFICO - REPÚDIO A VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO

Polícia Civil anuncia prisão do atropelador de ciclistas

Agentes realizaram uma campana para prender o servidor do Banco Central A Polícia Civil anunciou pelo Twitter, na manhã desta quarta-feira, a prisão de Ricardo Neis, condutor responsável pelo atropelamento de um grupo de ciclistas ocorrido na sexta-feira da semana passada, em Port...o Alegre. Em cumprimento ao mandado de prisão, expedido pela Primeira Vara do Tribunal do Júri, ele foi detido no hospital Parque Belém, na Capital, onde está internado. O delegado Rodrigo Garcia, que participa da operação Barro Vermelho, coordenou equipes que ficaram de campana para capturar o servidor do Banco Central. Ele disse que a polícia aguarda a chegada do médico de Neis, para que ele seja liberado para ir à delegacia. Caso o condutor não receba alta, ficará no hospital sob custódia. Segundo Garcia, os agentes chegaram ao local às 6h45min e surpreenderam Neis dormindo em um dos quartos da instituição. O delegado disse que quando foi dada a voz de prisão, o homem perguntou qual era o motivo da detenção. "A informação é que a gente tem é que ele estava sedado." O funcionário do Banco Central está acompanhado de dois advogados.

PROTESTO EM REPÚDIO A VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO...

HAVIA CICLISTAS, SKATISTAS, MOTORISTAS E PESSOAL A PÉ... A CENA QUE MAIS ME IMPRESSIONOU, ESTA SENHORA DE QUASE 70 ANOS ACOMPANHADA DA FAMILIA QUE PERCORREU A PÉ OS 5KM PELA CAPITAL GAÚCHA... ISTO ME DÁ A CERTEZA DE QUE O "MUNDO NÃO É ESTA VIOLÊNCIA QUE ESTA AI, NÓS PRECISAMOS SER A MUDANÇA QUE QUEREMOS NO MUNDO"

"TENHO CERTEZA QUE PODEMOS CONVIVER EM PAZ"

terça-feira, 1 de março de 2011

CONVOCAÇÃO PARA PROTESTO PACIFICO EM REPÚDIO A VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO - MAIS AMOR MENOS MOTOR

FOTO: RICARDO NEIS - 47 ANOS FUNCIONÁRIO DE CARREIRA DO BANCO CENTRAL - CURSO SUPERIOR O HOMEM QUE ATROPELOU MAIS DE 20 CICLISTAS. ...O QUE ELE IRÁ FALAR AO FILHO? EU SEI O QUE IREI FALAR A MINHA: AMOR O MUNDO PODE E SERÁ MELHOR QUE ISTO. "SEJA VOCÊ A MUDANÇA QUE VOCÊ QUER NO MUNDO" - DALAI LAMA